Leia a crítica do filme 'Boogeyman: Seu Medo é Real' (2023)

‘Boogeyman: Seu Medo é Real’ é um filme simples, mas sabe exatamente onde quer chegar

Agenor Florentino

Boogeyman – Seu Medo é Real‘ se trata de uma adaptação de um conto de Stephen King, o que para uns pode ser uma felicidade, para outros já gera preocupação, pois as adaptações de obras do grande autor sofrem da máxima de serem muito boas, ou por outro lado serem muito ruins, aqui neste filme com um nome um tanto “genérico” tanto de nome quanto de pouca divulgação afinal o filme quase saiu direto no serviço de streaming americano HULU, mas recebeu tantos feedbacks positivos que enfim ganhou as salas de cinema.

Leia mais:

Na história acompanhamos Sadie (Sophie Thatcher) uma jovem de 16 anos que está sofrendo a recente dor do luto de perder sua mãe, juntamente com sua irmã mais nova Sawyer (Vivien Lyra Blair) e seu pai Will (Chris Messina) que apesar de ser um renomado psicólogo parece ser o que menos consegue entender o que sua família está passando.

Leia a crítica do filme 'Boogeyman: Seu Medo é Real' (2023)

Do streaming para o cinema

Vale ressaltar que o filme tem uma estrutura sim de filme de streaming, no que fica visível no orçamento e duração reduzidos, e tanto também pelo marketing de divulgação que é quase nulo, e isso talvez seja um grande trunfo pois o fator surpresa é extremamente agradável. A excelente direção de Rob Savage se sobressai em muito entendendo as limitações impostas e focando em nos elementos mais interessantes não só de filmes de terror, mas como de qualquer filme, o desenvolvimento de seus personagens.

Pois aqui a ameaça apresentada tem uma crescente tal qual vamos conhecendo mais e mais os personagens, quase que uma personificação dos sentimentos de luto que cada um emana, seja da filha mais nova que agora não tem mais a mãe como base protetora. Dessa maneira, a filha adolescente que se sente sozinha, além de ter que enfrentar todos os desafios impostos pela idade e a dificuldade de aceitar o luto, quanto o pai presente/ausente que tem extrema dificuldade de se comunicar com as filhas.

Os elementos do terror

Os clichês clássicos de filmes de terror estão aqui presentes: sustos inesperados; o aumento da trilha sonora para criar uma tensão; uma ameaça praticamente imortal que atormenta uma família; e, principalmente, uma ajuda externa para entender melhor sobre o que aquilo se trata e as pistas que o filme entrega. Tal recurso é utilizado hora para esclarecer, hora para confundir propositalmente se a ameaça realmente existe ou é apenas fruto da imaginação de um dos medos mais primitivos da humanidade, o medo do escuro.

Sem sombras de dúvidas ‘Boogeyman: Seu Medo é Real’ vai agradar e muito os fãs do gênero com um filme simples, mas que sabe exatamente aonde quer chegar e cumpre o que promete desde o seu inicio. Claro, alguns pontos como a demora do estabelecimento da real problemática podem incomodar um pouco, mas o carisma dos personagens principais compensa ao ponto de nos importarmos e desejar que nada de ruim os aconteça mesmo nos momentos mais difíceis.

Em meio a tantos remakes e tentativa de sucesso de filmes do gênero esse se destoa como uma boa adaptação de King agradando tanto quem quer tomar alguns sustos, quanto quem quer ver uma boa história de terror do clássico bicho – papão.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:

https://amzn.to/3mj4gJa

Trailer – ‘Boogeyman: Seu Medo é Real’

Ficha Técnica

Título original: The Boogeyman
Direção: Rob Savage
Roteiro: Scott Beck, Bryan Woods, Mark Heyman
Elenco: Chris Messina, Sophie Thatcher, David Dastmalchian
Onde assistir: Somente nos cinemas
Data de estreia: 01 de junho de 2023
Duração: 98 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: Terror, Mistério, Suspense
Ano: 2023
Classificação: 13 anos

Agenor Florentino

0

Créditos Galáticos: