‘Borat 2’, do Amazon Prime Video, expõe a degradação americana
Jorge Feitosa
Em um determinado momento de Borat: Fita de Cinema Seguinte, do Amazon Prime Video, o impagável Borat (Sacha Baron Cohen) se disfarça de cantor country.
Ele sobe ao palco de uma manifestação americana contra o isolamento social no auge da pandemia de covid-19 e começa a cantar contra Barack Obama, bem como a suposta invenção do coronavírus pelos liberais.
Até então, tudo bem. Mas o animador percebeu a empolgação do público e jogou no bolo os jornalistas e a OMS (Organização Mundial da Saúde), para pedir que lhes cortassem as cabeças fora; assim como os cientistas, para mandá-los pras câmaras de gás alemãs, sob os urros da plateia.
- ‘Rebecca’: Netflix adapta romance de forma exemplar
- Wagner Moura e Greenpeace lançam animação sobre desmatamento
- Com Tom Hanks, ‘Relatos do Mundo’ ganha trailer: VEJA!
Ainda pior que a viagem anterior
De fato, é uma cena hilária e uma tristeza saber que nada melhorou e até piorou após 14 anos da primeira viagem de Borat aos EUA de George W. Bush até regressar durante o governo de Donald Trump.
Assim, acompanhado de sua filha Tutar (Maria Bakalova, tão à vontade quanto Sacha), Borat deve entregar um presente ao presidente americano através do vice, Michael Pence, por conta da “obra” que fez em sua última visita. Então, como Pence é um notório assediador de mulheres, calha que o tal presente acaba sendo mesmo a filhinha do papai.
A partir daí, volta-se a fazer um périplo pela América conservadora e seu discurso moralizante. Sempre confrontados pelas indagações desconcertantes de Borat e Tutar, que vão desde o estereótipo da Sugar Baby, numa genial animação com o casal Donald e Melania Trump, até culminar na invasão de uma conferência de conservadores.
Negacionismo e hipocrisia
Aliás, não poderia faltar, é claro, o negacionismo científico e histórico. Além disso, são reforçados pelo isolamento social e pelas redes sociais, fortalecendo teorias da conspiração e movimentos como o QAnon, que ganham cada vez mais espaço por aqui, no Brasil.
Mas, independentemente de tudo o que se brada nas ruas ou nas redes, o que Borat: Fita de Cinema Seguinte, do Amazon Prime Video, flagra magistralmente é a hipocrisia daqueles que se dizem conservadores até serem pegos com a mão nas calças. Algo que o aclamado ex-prefeito de Nova Iorque, Rudolph Giuliani, certamente não vai esquecer.
TRAILER
FICHA TÉCNICA
Título original: Borat Subsequent Moviefilm: Delivery of Prodigious Bribe to American Regime for Make Benefit Once Glorious Nation of Kazakhstan
Direção: Jason Woliner
Elenco: Sacha Baron Cohen, Maria Bakalova
Distribuição: Amazon Prime Video
Data de estreia: sex, 23/10/20
País: Estados Unidos, Cazaquistão
Gênero: comédia
Ano de produção: 2020
Duração: 96 minutos
Classificação: 16 anos