Brasil Game Show 2023 faz jus ao título de maior feira de jogos da América Latina
Thiago Alexandre
Mais uma vez o Expo Center Norte, em São Paulo, foi o lugar da maior feira de games da América Latina, a Brasil Game Show 2023. O festival aconteceu entre os dias 11 e 15 de outubro. Como sempre, acompanhamos tudo de perto desse evento que é a oportunidade, não só das marcas consolidadas se conectarem ao público, mas de novas marcas lançarem e apresentarem seus produtos.
Leia mais:
- Os 13 melhores lançamentos de games para novembro de 2023
- Mortal Kombat 1 traz ótima história e visuais incríveis
- Unlock CCXP 2023: Spotify é anunciado como apoiador oficial do evento
Mesmo com dois dias a menos em relação ao ano anterior, a BGS23 mostrou sua força com praticamente a totalidade de ingressos vendidos, possibilitando um grande público em todos os dias do evento.
Esse ano tivemos diversos lançamentos interessantes de jogos, porém, a Sony resolveu dar as mãos à Microsoft e dessa vez não houve estande representando oficialmente Playstation e Xbox. O que é realmente uma pena, já que os dois concorrentes sempre possuem algo interessante para apresentar.
Nintendo batendo cartão na BGS
Mais uma vez a Nintendo esteve presente com um dos maiores estandes do festival, destacando-se pela quantidade de jogos disponíveis para o público. Contando com telão e palco para diversas atrações, e interações com quem esteve presente, incluindo um concurso de Just Dance 2024 Edition.
Com uma grande quantidade de jogos para “jogar junto”, o console Nintendo Switch foi destaque – juntamente com a franquia Mario, com jogos como Mario Kart 8 Deluxe, Mario Party Superstars, Mario Strikers Battle League e o próximo lançamento, Super Mario Bros. Wonder. O último título estava disponível para jogar em um espaço reservado.
Seguramente, é possível afirmar que mais uma vez a Nintendo era o estande com mais jogos disponíveis. Dessa maneira, era possível jogar Prince of Persia: The Lost Crown, The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, Detective Pikachu Returns, Pikmin 4, Kirby and the Forgotten Land, Super Smash Bros. Ultimate e F-Zero 99. Ao completar o tempo jogável, a Nintendo presenteava os gamers com um pôster temático do jogo.
Ubisoft com estande próprio
Além de diversas parcerias espalhadas pela BGS, uma das grandes produtoras de jogos aproveitou para marcar presença com um estande de 500m², a nossa querida Ubisoft. Que aproveitou para montar espaços temáticos para alguns de seus diversos jogos de estilos diferentes.
Foram montados cockpits com volantes onde era possível experimentar os diversos veículos do The Crew Motorfest. Além disso, a empresa disponibilizou um espaço ao qual simulava a cidade de Bagdá, local onde se passa o novo Assassin’s Creed Mirage.
Havia outros títulos inéditos disponíveis para experimentação, como o Prince of Persia: The Lost Crown, rodando no console PS5, Just Dance 2024 e os jogos mobile The Division Resurgence e Rainbow Six Mobile, que contavam com ativações próprias e muito divertidas de fazer.
Primeira vez da SEGA
A Brasil Game Show de 2023 teve mais uma participação de peso. A SEGA, muito conhecida pela franquia do Sonic: the Hedgehog, esteve presente com um grande espaço dedicado aos seus lançamentos e pôde mostrar que os seus jogos vão muito além do famoso porco espinho mais rápido do mundo.
Com um grande estande dedicado aos seus principais lançamentos era inegável o destaque para o jogo que será lançado em poucos dias, Sonic Superstars. Disponível ao publico para jogar, o título estava em nosso idioma, para a alegria de todos.
Ainda disponibilizados no estande os games Persona 3 Reload, Persona 5 Tactica, Like a Dragon Gaiden: The Man Who Erased His Name, Like a Dragon: Infinite Wealth e ENDLESS Dungeon. Todos localizados em português, com ativações temáticas e cenários para fotos. Aliás, um dos espaços mais bacanas para tirar fotos era na entrada do estande da SEGA.
Não apenas jogos, mas sempre envolvendo jogos
Infelizmente, está claro que nenhum evento desse tamanho sobrevive tendo o apoio apenas das produtoras ou distribuidoras de jogos. Basta lembrar que Sony e Microsoft não possuem mais estandes na Brasil Game Show.
Com isso, novamente houve marcas que aproveitam para apresentar, e sobretudo, vender seus produtos ao público. Este ano, juntamente ao retorno da Razer, tivemos as já tradicionais Hyper X, Logitech, PCYes, Samgung, Pichau Gaming – que dividiram espaço com grandes varejistas como Kalunga e Kabum. As marcas ofereceram promoções imperdíveis, além de contar com parceiros que optaram por não ter estandes nesta edição, assim como a Acer.
Sempre em grande número, cosplayers de todos os tipos aproveitaram o evento. Era impossível andar sem encontrar ou esbarrar em algum. Sempre dispostos a tirar uma foto ou fazer alguma pose, fazendo a alegria do pessoal que estava por perto.
Novamente, a AMD participou com um estande, com estações onde era possível jogar Counter-Strike e alguns dos grandes lançamentos do ano. Misteriosamente, Starfield não marcou presença em muitos lugares. Dessa maneira, a AMD fez muito bem em demonstrar os seus processadores, e placas de vídeo, com esse jogo que chegou mostrando ser bem pesado para rodar e pedindo configurações nada modestas para executar, mostrando toda a sua beleza.
O coração da Brasil Game Show 2023
Definitivamente, a avenida Indie caiu no gosto do público e esteve com corredores abarrotados em todos os dias. Considero esse, um dos melhores espaços, pois é sempre possível conversar com os criadores dos jogos e deslumbrarmos das histórias que inspiram os roteiros – ou mesmo a luta e suor de cada expositor para garantir o seu lugar no evento. Dessa vez, inclusive, aconteceu um concurso em uma das desenvolvedoras, onde quem encontrasse um bug ganharia uma cópia do jogo. O lugar simplesmente “ferveu” de gente.
Algo digno de nota é o esforço da organização para possibilitar a ida de todos à Brasil Game Show. Seja com o “Shuttle” gratuito ligando o metrô ao evento ou com o imenso espaço de estacionamento. O aviso é o mesmo de sempre, vista a sua “capa de paciência” para aguentar o perrengue, mas vá ao evento. Não é à toa que a BGS é a maior feira de jogos da América Latina, e tudo nela faz jus ao seu tamanho.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: