A música brasileira perdeu mais um de seus grandes nomes. O cantor Jair Rodrigues morreu hoje, aos 75 anos, em sua casa em Cotia, São Paulo. Segundo a sua assessoria de imprensa, a causa da morte foi infarto agudo do miocardio.
Jair Rodrigues começou a carreira musical como crooner no interior de São Paulo, nos anos 1950. Também foi calouro na Rádio São Carlos e em alguns programas de televisão dos anos 1960. Em 1965, ele e Elis Regina fizeram muito sucesso com sua parceria no programa O Fino da Bossa na TV Record. Jair Rodrigues também participou dos festivais de música da época, sendo muito famosa a sua interpretação da canção Disparada, de Geraldo Vandré e Théo de Barros, em conjunto com o Quarteto Novo.
A partir daí, sua carreira deslanchou e seu talento assegurou décadas de sucesso ao cantor. Jair Rodrigues cantou sucessos como O Menino da Porteira, Boi da Cara Preta e Majestade o Sabiá. Mas sua interpretação mais conhecida foi a de Deixa isso pra lá, onde o cantor fazia uma espécie de “dança com as mãos”.
Jair Rodrigues realizou turnês pela Europa, Estados Unidos e Japão. Ele sempre foi conhecido por sua grande energia e alegria contagiante. É considerado pela crítica musical brasileira e internacional o Rei da Música Negra e é um dos músicos brasileiros mais conhecidos do mundo. Jair deixa dois herdeiros musicais: seus filhos Jair Oliveira e Luciana Mello.