Cabíria Festival inscrições masterclass e oficinas gratuitas

Cabíria Festival abre inscrições para masterclass e oficinas

Wilson Spiler

O Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual, dedicado ao protagonismo feminino e diversidade nas telas e atrás das câmeras, realiza sua terceira edição gratuita e virtual entre os dias 6 e 17 de outubro. O evento terá atividades como exibição de filmes, painéis, debates, masterclass, estudos de casos, painéis e oficinas, por exemplo.

O que é o Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual?

A saber, o Cabíria Festival tem foco na difusão de obras realizadas por mulheres. Além disso, mobiliza uma rede de cineastas e produtores de conteúdos em geral. Tudo isso a fim de somar ao debate e ações em prol à igualdade de gênero e diversidade no audiovisual. O evento, aliás, é uma expansão do Cabíria Prêmio de Roteiro, que desde 2015 contribui para a visibilidade de roteiristas mulheres.

Assim, em sua programação, gratuita, o festival promove mostra de filmes e encontros, com convidadas nacionais e internacionais, formados por debates, masterclass, estudos de caso, mesas, painéis e oficinas. Mas também traz o Cabíria LAB, ambiente de desenvolvimento de roteiros e impulsionamento de talentos femininos do audiovisual.

Certamente um grande encontro entre público, cadeia produtiva e cineastas para promover maior representatividade e diversidade nas telas e atrás das câmeras.

Inscrições para masterclass e oficinas do Cabíria Festival

Para realizar a masterclass com Raquel Leiko, assim como as oficinas com Flávia Guerra e Mariana Brecht, serão necessárias inscrições prévias. Então, para se inscrever, basta acessar o site do Cabíria Festival e preencher um formulário simplificado. Incluindo minibio e carta de intenção. A seleção priorizará a diversidade racial, regional e de experiências.

As inscrições para o Cabíria Festival são gratuitas e estão abertas entre 15 e 25 de setembro. O resultado des selecionades será divulgado em 1º de outubro. Tanto no site quanto nas redes sociais do festival.

Além disso, outras atividades, sem necessidade de inscrições prévias, farão parte do festival Cabíria Festival. Então, fique de olho no site do evento que, em breve, a programação completa será divulgada.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

As atividades do Cabíria Festival – inscrições

10/10 – 15h às 17h | MASTERCLASS – Produção de Desenvolvimento: que função é essa? | Raquel Leiko – 15 vagas – Produtor@s e Roteirist@s

A chegada das plataformas de streaming e o aumento da demanda por obras audiovisuais brasileiras evidenciou a importância de uma melhor estruturação, por parte das produtoras, de seus núcleos de desenvolvimento de projetos. Ao contrário das etapas de produção e pós, cujas funções e equipes possuem um racional e uma logística já muito bem estruturados, seguimos investigando os melhores modelos para o desenvolvimento. A masterclass propõe uma reflexão sobre estruturação deste tipo de departamento, quais as competências necessárias, quais seriam os limites de atuação em relação a demais núcleos, aos players do mercado e quais as possíveis dinâmicas de interação com equipes criativas

Objetivo: A partir da concepção de que o desenvolvimento é um elo em si da cadeia produtiva do audiovisual, com especificidades próprias, estimular a melhor estruturação desta fase.

14 e 15/10 – 17h às 19h | OFICINA DE CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA | Flávia Guerra – 15 vagas – Mulheres, pessoas trans e não bináreis

A oficina, com carga horária de 4h, dividida em dois dias, apresentará os principais conceitos, elementos e referências para a análise de uma obra audiovisual sob a perspectiva da crítica especializada. As críticas produzidas devem ter no máximo 2.000 caracteres e deverão ser enviadas para avaliação e possível publicação nas redes do festival.

Objetivo: Participantes serão convidades a praticar o aprendizado através da escrita de críticas sobre os curtas presentes na programação do festival.

17/10 – 11h às 13h | OFICINA: Realidade Virtual na Prática | Mariana Brecht – 10 vagas – Mulheres que desejam se aventurar a desenvolver narrativas imersivas e interativas

Há algo intrinsecamente estranho na realidade virtual: o estar em dois lugares de uma só vez, o tempo que passa rápido ou devagar demais. Há também algo familiar: estar presente em uma cena, interagir com gestos similares aos do cotidiano, ter emoções reconhecíveis despertadas. Como pensar uma obra que esteja na intersecção destes caminhos? Que consiga atender à promessa de novidade feita pelas mídias imersivas sem alienar as pessoas que a consomem?

Nesta oficina prática, Mariana Brecht, roteirista e designer de narrativas da ARVORE Experiências Imersivas, traz uma breve introdução sobre as peculiaridades da escrita para a realidade virtual e propõe alguns exercícios práticos de criação para realidade virtual. O objetivo é que as participantes entrem em contato com o que há de extraordinário ou de banal no desenvolvimento de histórias imersivas, jogos ou outras experiências interativas.

Objetivo: Prática introdutória com breve prelúdio teórico das particularidades da criação de narrativas para mídias imersivas (como a realidade virtual), seguida de uma sugestão de exercícios práticos

10/10 – 15h às 17h | MASTERCLASS – PRODUÇÃO DE DESENVOLVIMENTO: QUE FUNÇÃO É ESSA? | Raquel Leiko – 15 vagas – Roteiristas e Produtores criatives e de desenvolvimento

A partir de questionamentos sobre as atribuições das equipes de desenvolvimento e de produção, a masterclass aborda metodologias de desenvolvimento, dinâmicas de salas de roteiros, o desafio de um ambiente criativo saudável, o compromisso da diversidade em equipes de roteiro, interfaces com players, a importância do alinhamento de equipes de desenvolvimento, produção e pós desde o princípio de um projeto.

Objetivo: Ampliar o repertório e as ferramentas acerca de desafios criativos e de produção no processo de desenvolvimento com foco em realizações saudáveis e possíveis.

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN