‘Caminhos da Memória’ e o poder do passado no nosso presente
Cadu Costa
Todo mundo já teve o sentimento de voltar ao passado. Seja para reviver lembranças ou mudar algo que passou, todos nós já tivemos esse desejo. E a sétima arte cansou de brincar com isso. Desde o clássico De Volta Para o Futuro até o blockbuster Vingadores: Ultimato, praticamente tudo já foi feito com o tema entre filmes e séries. Contudo, nesta quinta-feira (19), estreia uma obra que visa pensar diferente sobre visitar o passado. E olha… conseguiu, hein!
Estamos falando do filme Caminhos da Memória (Reminiscence), da diretora estreante Lisa Joy. Ela também é co-criadora de WestWorld e nota-se isso logo no elenco recheado de atrizes da série.
Sinopse de Caminhos da Memória
Afinal, o longa traz o incrível carisma de Hugh ‘Wolverine’ Jackman como Nick Bannister, ex-soldado veterano da Marinha que se tornou “investigador particular da mente”. Ele e sua parceira de longa data Watts (Thandiwe Newton) estão à disposição para permitir que seus clientes utilizem uma nova tecnologia que atinge o cérebro e permite aos participantes reviver literalmente suas memórias mais queridas.
Morando na periferia da costa afundada de Miami, sua vida mudou para sempre quando ele aceitou uma nova cliente, Mae (Rebecca Ferguson). Uma simples questão de achados e perdidos torna-se uma obsessão perigosa. Enquanto Bannister luta para descobrir a verdade sobre o desaparecimento de Mae, ele descobre uma violenta conspiração e deve responder à pergunta: até onde você iria para manter aqueles que ama?
Distopia a lá Nolan
Parece confuso? Relaxe, você vai entender tudo nessa trama digna de Christopher Nolan. Aliás, seu irmão Jonathan Nolan produz o filme e não é à toa. A diretora Lisa Joy conta uma história distópica sobre um mundo tão caótico que as pessoas inverteram o dia e a noite para viverem. A Miami do filme é caótica e busca sobreviver depois de mudanças climáticas reformarem o mundo. E Lisa escolhe a linguagem sci-fi com filmes noir para contar ao público sua visão de mundo pós-aquecimento global. É quase como se Chinatown (1974) encontrasse O Vingador do Futuro (1990) em A Origem (2010). É uma mistura muito louca mas que funciona.
E nesse interim, o Nick Bannister de Jackman é o fator principal para tudo funcionar. Seu amor é a força motriz de toda a narrativa. Seja pela sua amada Mae, seja por sua amizade com Watts.
[youtube v=”sQkn0S3ibvY”]
Ambição digna de aplausos
Assim, mais uma vez, é difícil não aplaudir a ambição da diretora Lisa Joy com o filme Caminhos da Memória. Ela tenta incorporar várias histórias, temas e elementos de ficção científica diferentes e apenas se esforça para uni-los de uma forma coesa. Dessa forma, a maioria das engrenagens da trama gira suavemente e o final se encaixa com um clique satisfatório.
Certamente o filme Caminhos da Memória tem suas imperfeições. Mas a mensagem do poder do passado no presente vale o ingresso. Enfim, é uma história romântica sobrevivendo ao caos.
Por fim, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Trailer do filme Caminhos da Memória, da HBO Max
[youtube v=”5pDKVBS27JE”]
Caminhos da Memória: elenco do filme (HBO Max)
Rebecca Ferguson
Hugh Jackman
Natalie Martinez
Thandiwe Newton
Cliff Curtis
Ficha Técnica
Título original do filme: Schwarze Insel
Direção: Lisa Joy
Roteiro: Lisa Joy
Data de estreia: qui, 19/08/21
Onde assistir ao filme ‘Caminhos da Memória’: HBO Max
País: Estados Unidos
Gênero: ficção científica
Duração: 132 minutos
Ano de produção: 2021
Classificação: 14 anos