Campeonato Estadual de E-Sports em SP já tem calendário oficial

Juliana Góes

Com regras e cronograma definidos, o 1º Campeonato Estadual de Jogos Eletrônicos (E-Sports) integrará o calendário oficial de eventos de São Paulo e será o primeiro a ter o apoio de um governo no Brasil. A realização de um grande torneio é uma das frentes de atuação do deputado estadual Tenente Coimbra (PSL), que desenvolverá o campeonato em parceria com a Secretaria de Esportes, organizadora do evento. “É uma iniciativa valiosa e que merece ser comemorada. Como deputado venho incentivando a prática das modalidades eletrônicas e o debate sobre o assunto, é preciso investir mais nessa área. Agora faremos o possível para que esse torneio seja um sucesso”, disse o parlamentar.
Segundo o secretário de Esportes de São Paulo, Aildo Rodrigues Ferreira, as inscrições começam em setembro e as finais serão em novembro. Poderão participar do torneio equipes mistas e sem limite de idade.
O campeonato terá quatro modalidades de jogos, que estão em fase de escolha e definição. “Ainda estamos formatando como vai ser a grande final porque queremos encontrar um patrocinador para fazer um evento presencial em um estádio. A partir do ano que vem, ele vai entrar no calendário oficial da Pasta”, relatou o secretário.
As inscrições para o torneio começam no dia 30 de setembro e seguem até 7 de outubro. A fase online, de grupos, acontece de 15 de outubro a 3 de novembro. As finais estão marcadas para ocorrer entre os dias 14 e 17 de novembro.
O secretário afirmou que a realização do Campeonato de E-Sports vai além de dar mais visibilidade aos chamados jogos da mente. “Há muitos torneios acontecendo no Brasil, mas o que queremos é regulamentar para criar um evento mais amplo, mais abrangente”, finalizou.
Bolsa
Durante a reunião com o secretário, o deputado solicitou ainda uma transparência maior na divulgação dos dados sobre os contemplados pelo Bolsa Talento Esportivo, o Bolsa Atleta estadual. Atualmente, os informes mostram apenas os nomes e as modalidades de cada beneficiado. “Solicitamos ao secretário que divulgue de forma mais transparente os dados referentes ao benefício. Pedimos que ele utilize o mesmo modelo de divulgação nacional, em uma tabela com mais informações dos atletas”, afirmou o deputado.

Juliana Góes

Leonina, carioca, adora filmes e séries, apaixonada pelos animais, e não vive sem chocolate...
NAN