‘Caranguejo Negro’ | Um thriller em meio à guerra
Matheus Soares
‘Caranguejo Negro (Svart krabba)’ é o mais novo filme da Netflix, vindo diretamente da Suécia. O filme é baseado em um livro homônimo e que aborda uma guerra pós-apocalíptica que leva o mundo a beira do colapso.
Antes de continuar, sempre gosto de ressaltar o quão é bom ver a maior plataforma de streaming do mercado produzindo filmes de língua “não-inglesa”. Em outros textos já abordei esse ponto, mas a ressalva é sempre bem-vinda. Afinal conhecer outros cinemas é uma expansão de cultura e saber.
- ‘Faça a Coisa Certa’ e reflita sobre o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial
- ‘One Piece: Strong World’ é uma boa oportunidade para quem não conhece o anime
- ‘Sorte de Quem?’: azar de quem não assistir
A trama acompanha um grupo de soldados liderados por Caroline Edh (Noomi Rapace). Eles estão com a missão de levar um “recipiente” que pode mudar o curso da guerra que abalou o país e fazer o lado que está perdendo, ganhar. Contudo, enquanto eles viajam, dilemas e obstáculos surgem. Incluindo o rumo da missão.
Um thriller sobre o fim de mundo
Primeiramente é impossível falar desse filme sem citar as cenas glaciais. Onde, por sinal, se passa a maior parte do filme. As cenas gravadas no gigante de gelo são de arrepiar e deixam ainda cada passo e as decissões do grupo mais agonizantes. O diretor Adam Berg soube usar com perfeição o plano aberto para deixar esses momentos ainda mais tensos.
Por diversos momentos enquanto eles patinam em rumo ao destino a câmera simplesmente abre demonstrando uma boa noção do tipo de sentimento que ele queria passar, afinal o longa é um thriller. De quebra ainda conseguiu ótimas fotografias.
Narrativa sem origem
Caranguejo Negro já começa a “milhão” com a guerra explodindo na sua cara. Em nenhum momento somos apresentados a nenhum lado dessa batalha. Somente vemos um caos nas cidades e acompanhamos o desenvolver da história nos flashbacks da protagonista. Fora isso, a história é focada o tempo todo na “dinâmica” do grupo que precisa cumprir sua missão.
Contudo, em nenhum momento isso atrapalha o desenvolver da história. Afinal, se o conceito do filme é nos deixar nervosos, ele consegue. A todo momento um dilema surge para deixar o público tenso. As mortes chocantes são outro artifício que o diretor utiliza para cliar esse clima de tensão contínua. Em uma guerra, existem vítimas dos dois lados e ambos estão sofrendo. A origem do caos, muitas vezes, pouco importa para o civil que tem sua casa bombardeada. Por fim, o filme transcende as telinhas e nos apresenta o que é por muitas vezes a realidade de uma guerra.
Conclusão
No último ato, os dois sobreviventes restantes precisam tomar uma decisão. Afinal de contas, a “arma” da missão é um vírus que vai matar a todos. Independente de que lado você esteja, o que seria mais sensato? Ajudar seu “país” ou “salvar o mundo” evitando mais uma arma química?
Caranguejo Negro nos apresenta uma ação de qualidade, um thriller notório e um roteiro que mesmo que as vezes apresente problemas, segura quem assiste. Em seu segundo filme, Adam Berg já mostra que tem potencial para explorar mais do gênero de suspense e criar muitas coisas inovadoras e surpreendentes.
Onde assistir ao filme Caranguejo Negro ?
A saber, o filme Caranguejo Negro já se encontra disponível para assinantes da Netflix. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe também de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:
https://app.orelo.cc/uA26
https://spoti.fi/3t8giu7
Trailer do filme Águas Profundas, do Amazon Prime Video
Caranguejo Negro (Netflix): elenco do filme
Noomi Rapace
Aliette Opheim
David Dencik
Jakob Oftebro
Dar Salim
Ardalan Esmaili
Ficha Técnica
Título original do filme: Svart krabba
Diretor: Adam Berg
Roteiro: Adam Berg e Jerker Virdborg (Autor do livro)
Duração: 110 minutos
País: Suécia
Gênero: drama e suspense
Classificação: 16 anos