Carro Rei crítica do filme 2021 2022 Brasil onde assistir elenco ficha técnica data de estreia lançamento

Foto: Boulevard Filmes / Divulgação

‘Carro Rei’: se meu Uno falasse

Agenor Florentino

Com a direção de Renata Pinheiro (Amor, Plástico e Barulho), o filme Carro Rei conta a história do jovem Uno (Luciano Pedro Jr), que tem a peculiar habilidade de se comunicar com os carros. Em meio a uma mudança na legislação onde carros mais antigos serão proibidos de circular, ele busca a ajuda de seu tio Zé Macaco (Matheus Nachtergaele) e da inteligência de um antigo carro para que juntos possam encontrar uma solução que beneficie a todos.

É muito interessante como a diretora Renata Pinheiro consegue estruturar o filme em alegorias que fazem a obra permear entre gêneros. Em seu início, vemos um drama familiar e de aceitação, onde o jovem Uno, que é apaixonado por carros, precisa lidar com uma grande perda. Por outro lado, seu pai intolerante não aceita a condição de Zé Macaco, o que afeta demais Uno.

Logo em seguida, alguns anos depois, Uno, já crescido, precisa encarar seu pai que quer que ele continue o negócio de controle de táxis da família. Entretanto, o protagonista tem outros objetivos quando escolhe fazer faculdade de Geografia/Meio Ambiente, o que gera uma grande desavença entre os dois, fazendo com que Uno saia de casa e vá morar com seu tio Zé Macaco.

É ai que o Carro Rei começa a tomar outra forma. Até com um tom mais leve e convergindo para o lado da ficção cientifica. Afina, Uno descobre que tem o dom de conversar com os carros e vai usar essa habilidade tanto em benefício próprio para uma nova fonte de renda, quanto para ajudar a frota de veículos de seu pai que está ameaçada devido à nova legislação.

Leia também:

Veja algumas novidades sobre ‘The Old Guard 2’

‘Centauro’, um remake que cumpre o que promete

‘Aline – A Voz do Amor’, uma confusa cinebiografia não autorizada de Céline Dion

Recursos experimentais e crítica social

O modo como Carro Rei apresenta seus elementos e vai se desenvolvendo é muito fluido, assim como o roteiro é muito rico. Isso porque o filme também mostra recursos experimentais que podem muito bem serem percebidos em sua maioria na trilha sonora, que brinca muito com músicas popularmente conhecidas e, por vezes, apenas com instrumentos com tons desconexos, mas de forma proposital para gerar um sentimento em quem assiste. Além disso, a fotografia consegue captar muito bem toda a estética colorida apresentada. Ainda mais depois que os carros assumem uma certa personalidade, gerando inclusive uma cena muito impactante de um relacionamento entre um carro e um humano.

Por trás disso também existe uma crítica muito bem colocada, tanto na corrupção que há em meio às regras vigentes que só pensam no lucro e não no benefício ou na reciclagem de alguns profissionais; bem como na relação de algumas pessoas com carros, onde se identificam mais com as máquinas, se sentindo mais livres em demonstrar sentimentos por objetos inanimados e obter reconhecimento deles do que propriamente ter contato com um amigo ou parente próximo.

Aliás, o filme tem uma reviravolta muito boa solucionada com uma mensagem que, com certeza, vai fazer o espectador refletir muito mais nas suas atitudes em relação a vida, perdão e amor. Enfim, Carro Rei é uma ótima pedida para fãs de ficção cientifica com uma crítica social junto a ela, e um grande feito do cinema nacional.

Onde assistir ao filme Carro Rei (2022)?

A saber, Carro Rei estreia exclusivamente no dia 30 de junho de 2022 exclusivamente nos cinemas brasileiros.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe também de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

Trailer do filme Carro Rei (2022)

Carro Rei (2022): elenco do filme

Matheus Nachtergaele
Luciano Pedro Jr.
Jules Elting

Ficha Técnica: Carro Rei (2022)

Título original do filme: Carro Rei
Direção: Renata Pinheiro
Roteiro: Sergio Oliveira, Renata Pinheiro e Leo Pyrata
Duração: 90 minutos
País: Brasil
Gênero: fantasia
Ano: 2022
Classificação: a definir

Agenor Florentino

0

Créditos Galáticos: