Cartas
Demétrius Carvalho
São Paulo, 18 de abril de 1978
Olá mãe, as coisas aqui na terra da garoa andam bem. Não estou mais namorando com a Veridiana, estou trabalhando na IBM agora depois de passar o último mês na Inglaterra aprendendo sobre isso. É uma área promissora. Conheci uma banda chamada Sex Pistols. Acho que a senhora ia achar meio barulhento. Eles são um dos pais de um estilo diferente. Acho que é Spunk rock. No mais, tudo indo muito bem.
Dourados, 30 de abril de 1978
Que bom Henrique. Vou ser bem sincera com você agora que terminou com aquela menina. Quer saber? Ela não é para você. Uma menina que só quer explorar você e tem uma cara de menininha dada sabe? Sai com qualquer um. Senti assim que olhei para ela… Esse negócio de IBM… eu não sei aonde você está com a cabeça. Isso não da futuro. Trabalhar com computador só em estórias futuristas meu querido. Por que não faz um bom curso de datilógrafo? Um monte de lugar para trabalhar assim. Nunca vai te faltar emprego. Vai por mim. Agora essa banda aí que você falou. Você acredita mesmo que uma banda com um nome horrendo desse pode dar em alguma coisa? Seu pai está em dúvida se cria porcos ou gado. Você prefere carne de quê?
São Paulo, 8 de maio de 1978
Oi mãe, eu quis fazer uma surpresa, mas acho que estraguei tudo. A Veridiana é minha noiva agora, mas tudo bem. Deixa para lá. Pode ser que eu faça um curso de datilografia, mas por ora, estou gostando dessa coisa de computadores. Ainda acho que pode ser interessante. Não é tão certo como que o Brasil ganha a próxima Copa, mas eu acredito. Tem argentino que pensa que pode mesmo ganhar a copa de 78. Eu dou risada. Lembra daquela banda? Primeira excursão pelos Estados Unidos e o estilo é punk rock. Quanto à dúvida do pai, eu plantava algo. Tem 3 meses que me tornei vegetariano.
Dourados, 27 de maio de 1978
Aí meu filho. Acho que foi precipitada sobre a Veridiana. Sei lá. Ela pode ser uma menina boa. Pode ser que cozinhe coisas muito boas para você se tornar vegetariano, mas cuidado. Ouvi dizer que vegetariano fica tudo doente por falta de proteína. Seu pai também não consegue acreditar e se engasgou de tanto rir quando falei da Argentina. Quanto a banda eu não sei não. Seu primo disse que tem uma chamada Ramones. Só pelo nome da para ver que a banda tem classe. Um nome próprio assim. Nem ouvi para ser sincera, mas o nome é legal né?
São Paulo, 16 de junho de 1978
Oi mãezinha. Não sou mais noivo da Veridiana e ela é péssima na cozinha. Quanto a essa história da proteína, eu vou tentar ver se procede. Quanto a Copa, é Brasil certeza. Aposto com quem quiser. O lance da banda Ramones. Me parece um nome meio Tony Bennett. Não? Eu queria poder tanto falar com você mais rápido sabia? Até eu responder a próxima carta, o Brasil já vai ser tetra não é mesmo? Queria também juntar dinheiro para comprar um computador, mas é muito caro. Dizem que ele pode um dia substituir a televisão.
Dourados, 29 de junho de 1978
Filho, você não quer me dizer que casou com ela sem nos convidar. É muito para a cabeça da gente. Não basta a Argentina campeã. Eu ouvi esse tal de Ramones. É péssimo meu filho. Você não vai gostar disso não. Falar mais rápido? Só se for por telefone, mas o preço da ligação são os olhos da cara. Vai que um dia esses teus computadores se liguem de alguma forma e eu falo daqui e você responde porque só você para acreditar que a televisão pode ser deixada para trás por causa dessa utopia sua.
São Paulo, 11 de julho de 1978
Mãe, eu e a Veridiana acabamos mesmo. O Ramones eu ouvi e gostei. É divertido demais. Sobre as ligações, acho que um dia poderemos ter dispositivos junto à nós como naquele seriado que a senhora assiste. Até lá, eu vou ter que olhar todo dia a caixa de correios. Beijo, te amo e em 1982 seremos campeões. Até lá, temos que agüentar os hermanos.