Cascavel (Netflix) | CRÍTICA
Jorge Feitosa
Cobras e pactos.
Quando Cascavel (Rattlesnake) começa, a impressão que se tem é a de que veremos mais um filme de terror cheio de sustos aleatórios e imagens satânicas atormentando a personagem de Carmen Ejogo e sua filhinha (Apollonia Pratt).
A trama
Tentando recomeçar a vida junto com a mãe da protagonista, elas estão atravessando o Texas quando a pequena é picada por uma cobra e, estranhamente, um trailer e uma sinistra senhora (Debrianna Mansini) aparecem do nada para salvá-las. Mas com um preço caro a pagar.
Leia mais:
– ‘MEU NOME É DOLEMITE’ (NETFLIX) | CRÍTICA
– NETFLIX | CONFIRA OS LANÇAMENTOS DE NOVEMBRO DE 2019
– ‘A LAVANDERIA’ (NETFLIX) | CRÍTICA
Fuga dos clichês
Mas, fora o argumento manjado do pacto com o demônio, o filme do diretor e roteirista Zak Hilditch deixa de lado toda aquela simbologia com pentagramas, crucifixos e pessoas com aparência bizarra na escuridão para usar tão somente a fotografia, com os céus em tons de vermelho e o deserto como um labirinto sinistro, a fim de mostrar que, em plena luz do dia e com a motivação certa, podemos fazer o impensável.
Carmen Ejogo, no papel da mãe incansável, segura bem o longa. Enquanto isso, os coadjuvantes vão aparecendo e cumprindo seus papéis. Mas sem aquele ritmo frenético para frisar o tempo exíguo de cumprimento do pacto, já que o diretor prefere focar na protagonista e sua missão.
E se sai bem levando a história de uma forma cíclica, como a serpente de diversas culturas que morde a própria cauda em um ciclo de morte e renascimento, começando no deserto e lá voltando para que tal ciclo se cumpra com a entrega de uma alma pela outra, qualquer que seja.
Fora do convencional
Enfim, Cascavel não é um filme de terror convencional. Afinal, ele vai mais pelas vias do suspense e até mesmo do drama que envolve a protagonista e sua luta por um novo começo com a filha. Mesmo que pague um preço caro por isso.
::: TRAILER
::: FICHA TÉCNICA
Título original: Rattlesnake
Direção: Zak Hilditch
Roteiro: Zak Hilditch
Elenco: Carmen Ejogo, Theo Rossi, Emma Greenwell
Distribuição: Netflix
País: Estados Unidos
Gênero: suspense, terror
Ano de produção: 2019
Duração: 85 minutos
Classificação: 16 anos