Causalidade 2022 crítica do filme Amazon Prime Video

Foto: Divulgação

‘Causalidade’ é um dos poucos filmes feito em plano-sequência

Matheus Monteiro

Quando assistimos à introdução de Causalidade (Causalidade), filme argentino em cartaz no catálogo do Amazon Prime Video, temos a impressão de uma produção low budget. A produção foi feita com a técnica de um plano-sequência único, o que significa que todo a ação se realizou em apenas um corte. Para quem nunca assistiu uma obra com a técnica realizada, recomendo a experiência por ser algo inédito.

O início

A trama inicial é boa devido ao suspense da primeira cena. Claudia, interpretada pela atriz Juana Viale, é uma mulher por volta dos 40 anos que está a espera de um date com Luís (Pablo Mónaco) por um aplicativo de relacionamento. Logo após notar o nervosismo da mulher à espera de seu encontro, um desconhecido droga sua bebida. Claudia não nota o ocorrido por causa de uma confusão causada por um morador de rua, que está no mesmo local.

A partir dessa ação, a qualidade do filme decai. Notamos um roteiro forçado sem muitos indícios de que pode melhorar. Após a atriz ingerir a droga ao ir embora, acaba perdendo os sentidos no meio da rua perto do local, onde o suposto morador de rua “sequestra” o corpo dela na frente de dezenas de pessoas, e ninguém sequer acha estranho.

Clima pesado

Logo no início, Causalidade contém cenas de abuso, o que pode enojar algumas pessoas e servir de gatilhos para outras. Tudo leva a crer que os acontecimentos são orquestrados por personagens principais que não é possível identifica-los no início do filme.

Por mais que o roteiro seja brando e fraco, ainda mantém uma certa curiosidade de quem está assistindo. Por ser um longa com apenas um plano-sequência, as falas são limitadas e as ações são um pouco fracas. Mas isso é uma característica comum de produções com apenas uma cena, pois qualquer possível erro acabaria com a ideia inicial.

Conclusão

Dessa forma, tudo deixa a desejar em Causalidade: o plot final, o enredo do filme, as motivações dos personagens e os motivos pelos quais e tudo acontece (e como acontece). O final – um momento sempre esperado em uma obra de suspense – é fraco, mas até mesmo surpreendente (um bom ponto) pela qualidade do roteiro.

De qualquer forma, é um filme que pode passar despercebido no catálogo do Amazon Prime Video, mesmo que a sinopse acabe induzindo as pessoas a assisti-lo. Para os que amam um bom suspense é uma experiência válida. Já para quem evita o gênero, Causalidade pode se tornar uma completa perda de tempo.

Onde assistir ao filme Causalidade?

O filme Causalidade foi estreado no início de dezembro de 2021 no catálogo do Amazon Prime Video. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme Causalidade, do Amazon Prime Video

Causalidade (Amazon Prime Video): elenco do filme

Juana Viale
Laura Novoa
Pablo Mónaco

Ficha Técnica

Título original do filme: Causalidad
Diretor: Who
Roteiro: Lucia Epherra, Marcelo Politano e Who
Duração: 114 minutos
País: Argentina
Gênero: suspense
Classificação: 18 anos

Matheus Monteiro

0

Créditos Galáticos: