Cavaleiro da Lua | HQs para ler com a série
Pedro Marco
Uma nova série chega ao catálogo do Disney Plus para os entusiastas das revistas em quadrinhos. Diretamente das páginas mais obscuras da Marvel Comics, teremos finalmente uma adaptação das HQs do icônico ‘Cavaleiro Da Lua’ para as telinhas. Mas antes de dar play na série, o que dá para tirar do personagem em seu material original, e por onde começar?
Chamado muitas vezes de “Batman da Marvel” por sua faceta de milionário que age durante a noite, Marc Spector é um americano, filho de um rabino, que por anos evitou as crenças de sua família. Seu histórico vem de agente da CIA a fuzileiro naval e, finalmente, se tornando um mercenário. Nesta nova jornada, iniciou uma amizade com Jean-Paul “Frenchie”, seu companheiro de missões especiais.
- ‘Cavaleiro da Lua’ tem um início bastante promissor
- Conheça todas as personalidades do ‘Cavaleiro da Lua’
- Quem é o Deus Khonshu do ‘Cavaleiro da Lua’?
A transformação
Foi assim que Marc acabou sendo deixado para morrer em um deserto do Egito. Lá, chegou até uma tumba antiga e encontrou a divindade Konshu que o fez morrer e retornar à vida, retornando com poderes sobre-humanos. Com seus novos poderes, o personagem desenvolveu as personalidades do milionário Steven Grant, o taxista Jake Lockley, e o vigilante conhecido como Cavaleiro da Lua.
A Primeira aparição
A primeira aparição do protetor dos viajantes noturnos conhecido como Cavaleiro da Lua se deu na revista do Lobisomem, na revista Werewolf by Night #32-33, em uma caçada ao ser mitológico. Nesta, já temos alguns vislumbres da origem do herói e do surgimento de suas identidades secretas. Os roteiros ficam por conta de Doug Moench e os desenhos de Don Perlin, na expectativa de ter alguém mais heroico para enfrentar o lobisomem com a decaída do gênero de terror dos quadrinhos, e que trazia a referência da lua cheia do monstro, e a cor prata que é sua fraqueza. As histórias foram publicadas na Coleção Histórica Marvel: Paladinos Marvel #3.
Marvel Spotlight e a Revista própria
Depois de sua criação, foram cinco anos fazendo pequenas aparições em revistas menores até ser resgatado por indicação de Len Wein e Marv Wolfman em uma edição especial na revista Marvel Spotlight, onde não haveria a muleta do lobisomem. Isso abriu espaço para o herói aparecer na revista do Aranha, em Marvel Two-in-One, e até integrar a equipe dos Defensores entre os números 47 e 51.
Aparição marcante
Uma de suas aparições mais marcantes, porém, foi na revista do Incrível Hulk desenhada por Bill Sienkiewicz, que se apaixonaria tanto pelo personagem ao ponto de o consagrá-lo como o herói que ele é hoje. Bill e Doug Moench se unem em 1980 e criam finalmente a revista solo do Cavaleiro da Lua, que viria a ter 38 edições e exploraria toda a psique maluca de Marc e suas personalidades, além de suas origens egípcias.
Tanto as edições de Marvel Spotlight quanto as três primeiras edições da revista solo também saíram em Coleção Histórica Marvel: Paladinos Marvel #3, e dando sequência nas edições #8 e #12 da coleção.
Punho de Konshu
Marc decide se aposentar e viver como a personalidade milionária de Steven Grant com sua namorada Marlene. Porém, Konshu o atrai de volta ao Egito, onde é consagrado como o Punho de Konshu na batalha imortal contra Anúbis. Uma história que coloca o cavaleiro da lua no centro do universo Marvel, lançada em seis edições.
Recomeço
O personagem ganhou mais de 200 edições. Tivemos a revista Marc Spector: Cavaleiro da Lua com 60 edições, a mini saga conhecida como ‘Guerra da Ressurreição’, um título solo iniciado em 2006. Além disso, a saga da ‘Vingança do Cavaleiro da Lua’ chegou ao mercado em 10 edições no ano de 2009. Mas seria somente pelas mãos de Brian Michael Bendis que o personagem chegaria aos holofotes da Marvel.
Bendis trouxe um novo respiro ao personagem que criou ainda mais raízes de sua identidade única de herói. Uma viagem de alucinações e metalinguagem fizeram com que Marc acreditasse ter as personalidades de Wolverine, Capitão América e Homem-Aranha dentro de si, ao ponto de projetar parte dos uniformes dos heróis e anexar ao seu.
Esta fase pode ter bastante inspiração para a série por se passar em Los Angeles, ter participação da heroína Eco e a busca por artefatos da batalha contra Ultron. No Brasil, a Panini publicou em dois encadernados.
Fase Warren Ellis
Junto de Declan Shalveym, Warren Ellis quebrou a mística do TDI e mergulhou na mitologia do personagem, onde as fase da lua representaram suas quatro personalidades, sem contar a influência do Deus Konshu. Esta influência acabou fazendo seu cérebro criar a desculpa do TDI para tentar explicar o inexplicável.
Em suma, a fase continuou pelos roteiros de Brian Wood nas edições 7 a 12, e por Cullen Bunn nas 13 a 17. No Brasil, A Panini publicou os três primeiros encadernados do personagem. Sem contar o início da fase de Warren Ellis saiu também na edição 100 da coleção Salvat de capa vermelha.
Fase Jeff Lemire
Iniciando em 2016, Jeff Lemire constrói em suas 14 HQs edições uma jornada introspectiva para tentar responder “Quem é o Cavaleiro da Lua?”. Preso entre a realidade de ser um vigilante e a de estar em um manicômio, a saga niilista de Lemire expande o universo de possibilidades do personagem à um nível muito acima da média. Assim, o herói deixa de ser um simples personagem e se torna um conceito mitológico que provavelmente o impulsionou a ter uma série 6 anos depois. A fase de Lemire saiu pela Panini nos encadernados 4 a 6.
Max Bemis
188-200
2 encadernados
Retornando à numeração original da revista (Cavaleiro da Lua #188 a #200), a fase de HQs de Bemis traz um embate de Marc contra suas personalidades para tentar desvendar os segredos de Jake Lockley. Enquanto isto, enfrenta um inimigo conhecido como A Verdade, que leva as pessoas ao suicídio. O Cavaleiro da Lua desenvolve nessas HQs ainda mais o seu passado ao enfrentar Bushman, e o Rei Sol, que acredita ser o avatar de Amon-Rá e pai do deus Konshu. A fase saiu nos encadernados 7 e 8 da Panini com os nomes de “A loucura está no sangue”.
Apesar de seu universo de possibilidades, ainda não temos uma vasta gama de histórias daquele que veste branco para que seus inimigos o vejam chegando. A loucura do Cavaleiro da Lua aparece por poucos, mas estes poucos fazem as expectativas para a nova série serem altas! Comente aqui qual história você mais gosta do personagem, e o que mais quer ver na série que estreia nesta quarta-feira (30) no Disney Plus.
Aliás, vai comprar algum quadrinho do Cavaleiro da Lua? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3DkrDw6.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:
https://app.orelo.cc/uA26
https://spoti.fi/3t8giu7