CCXP Worlds 2021 | O Poderoso Chefão e Pânico no painel da Paramount
Fábio
O painel da Paramount na CCXP Worlds 2021 não poderia ser mais especial. Ele simplesmente trouxe para um bate papo um dos maiores cineastas de todos os tempos para falar sobre uma de suas maiores obras-primas. Francis Ford Coppola, o gênio por trás da trilogia O Poderoso Chefão conversou com Marcelo Forlani sobre os 50 anos do primeiro filme, lançado originalmente em Nova Iorque em 14 de março de 1972.
Além disso, Forlani entrevistou também as atrizes Courtney Cox e Neve Campbell que estrelaram a franquia Pânico (que comemora 25 anos agora em 2021) e estarão presentes no novo filme da saga que estreia em janeiro de 2022.
50 anos de O Poderoso Chefão
Para celebrar essa data cabalística, Coppola anunciou uma nova restauração de O Poderoso Chefão, que chegará aos cinemas em formato 4K em 25 de fevereiro de 2022. Ao contrário da restauração da terceira parte da trilogia (que teve o começo e o fim reeditados), essa primeira parte será apenas restaurada frame a frame, melhorando apenas as qualidades de som e imagem, assim como foi feita quando ele foi lançado em blu-ray, em 2008.
- ‘Crunchyroll’ na CCXP Worlds 2021 traz novidades incríveis!
- Netflix apresenta novidades na CCXP Worlds 2021
- CCXP Worlds 2021: Globoplay mostra diversidade do serviço
Francis Ford Coppola
Na conversa com Forlani, Coppola revelou que não imaginava ainda falar sobre seu grande clássico meio século após o seu lançamento. Ainda mais que nem tudo foram flores na época de sua produção. “Foi uma experiência traumática. Era uma coisa nova, algo que o estúdio não estava acostumado e as filmagens foram, na verdade, uma luta contra o que a companhia desejava”, revela Coppola. “Eu tinha certeza de que seria demitido durante as filmagens”, completa.
No entanto, não apenas ele seguiu em frente como foi o grande responsável pelo filme ser cultuado pelas novas gerações que, a saber, têm o respeito do diretor. “Fico feliz pelo interesse das novas gerações em O Poderoso Chefão. Trata-se de uma história clássica sobre sucessão, que, assim como livros clássicos que seguem como fundamentais na literatura, fala de temas fundamentais para a sociedade”, celebra.
Restauração sem mudanças
Coppola afirma que não se sentou tentado a mudar em nada de O Poderoso Chefão. “É o filme que eu queria fazer e fiz. Não tenho desejo em mudar absolutamente nada dele”. No entanto, com a sequência, o diretor revela que poderia questionar algumas decisões, mas que mesmo assim, também não mudaria nada. Com o terceiro, como sabemos, a história é outra. A versão que foi para as telas não era a que ele queria e o diretor decidiu fazer algumas mudanças significativas.
Coppola se mostra empolgado com a versão em 4K. “Todo filme, seja em rolo ou digital, tem um tempo de vida útil e a indústria, com o passar dos tempos, vai melhorando a qualidade da tecnologia para restauração. E isso deixa os filmes lindos”, finaliza.
Pânico
O painel de Pânico apresentou um vídeo de bastidores com o novo elenco e os rostos conhecidos do filme original de Neve Campbell, Courteney Cox, David Arquette. As atrizes também conversaram com Forlani e falaram sobre a volta à franquia, depois da apresentação de um vídeo com os novos atores do elenco respondendo perguntas de fãs brasileiros. Aliás, nada de revelações importantes e, portanto, não fique com medo de spoilers.
Neve Campbell e Courteney Cox
As atrizes começaram falando sobre como foi aceitar a proposta de ingressarem no filme, enquanto estrelavam séries de sucesso. A saber, Campbell atuava em Party of Five, enquanto Cox brilhava em Friends. “Na verdade, Friends estava fazendo sucesso, enquanto Party of Five estava no primeiro ano e corria o risco de ser cancelada. Por isso foi mais confortável para mim”, afirma Campbell. Por outro lado, Cox comenta que foi conquistada pela personalidade de sua personagem, Gale Weathers. “Queria interpretar uma pessoa exagerada, repugnante e terrível como Gale”, destaca.
Cox acredita que o sucesso da franquia se deve a dois fatores: O talento do saudoso diretor Wes Craven (morto em 2015) e a mistura de gêneros, principalmente terror e comédia. Campbel destaca a qualidade do roteiro. “O texto era brilhante. Nós não conseguíamos parar de ler porque queríamos saber o final. Sem contar que era uma história realmente muito engraçada.
As atrizes comentam que adoraram revistar Woodsboro (a cidade fictícia de Pânico) e que sentiram a presença de Craven durante as filmagens. Por fim, elas encerram dizendo que os novos diretores Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett fizeram um ótimo trabalho e que a paixão deles pela franquia foi um dos fatores que fizeram com que Campbell retornasse ao papel de Sidney Prescott.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa