celeste not your muse crítica álbum

‘Not Your Muse’ reforça o talento de Celeste, o futuro do R&B

Ana Rita

Quem sente saudades da Amy Winehouse e/ou é fã da Adele, certamente vai se encantar e se apaixonar pelo álbum de estreia da britânica Celeste, Not Your Muse.
As canções em sua maioria são de desilusões, amores passados, relacionamentos encerrados e suas dores. Mas o álbum não se resume a músicas sobre decepções e corações partidos, tanto que uma das músicas está com indicação ao Oscar de Melhor Canção Original, “Hear My Voice”, que faz parte da trilha de Os 7 de Chicago, e traz uma letra poderosa sobre esperança e mudanças no mundo, casando bem com o filme.

[youtube v=”pnY9_DXMBis”]

R&B, Soul e Jazz

Celeste foi a grande vencedora do BBC Music’s Sound of 2020. A britânica apresenta uma voz rouca, como uma Billie Holliday menos nasalada e uma Amy Winehouse com entonação um pouco menos grave. É um nome forte para essa nova leva do R&B, Soul e Jazz contemporâneo, sendo notória as influências de grandes cantoras como Adele, Nina Simone, Sarah Vaughan e Ella Fitzgerald.
Not Your Muse é uma obra produzida através de referências clássicas da música, mas não deixa de ser Pop. O álbum é o resultado de um belo “casamento” entre o clássico e o contemporâneo. 

Amy Winehouse, Adele e Duffy

Não tem como não associar esse primeiro trabalho ao trabalho de estreia de Amy Winehouse com o álbum Frank, de voz às batidas, a mistura do R&B com Pop. Em “Some Goodbyes Come with Hellos”, com acordes de violão como em “I Heard Love is Blind” de Winehouse, em Frank, mas com um ritmo mais lento, com um certo desalento.
“Stop this Flame” tem uma das batidas mais animadas, com um arranjo mais clássico do Jazz, com uma bateria ritmada mais Pop. Assemelha-se a mistura do último álbum de Adele, 25, mesclando de forma “moderna” e atual, o piano e a bateria.

Celeste Not Your Muse crédito ELIZAVETA PORODINA divulgação

Foto: Elizaveta Porodina / Divulgação


A faixa “Tonight, Tonight”, apesar de ter uma letra sobre um amor não superado, tem batidas animadas que lembram outra britânica, Lily Allen com o álbum Alright, Still, em especial a música “Smile”, um dos hits de Allen em 2006.
O trabalho de Celeste pode também ser comparado com o da cantora Duffy, em Rockferry, de 2008, que teve como grande sucesso a faixa “Mercy”, mais animada e elétrica que as músicas de  “Not Your Muse”.

Melancolia e outros dramas

No título do álbum, já nos é apresentada uma Celeste sincera e aberta, “Not Your Muse” (Não Sou Sua Musa), se apresentando pela obra como alguém independente, mas que ao longo das faixas se entrega a quem dedica as músicas, suas vivências e torna exposta todas suas dores.
Como dito, a maioria das músicas são sobre amores sofridos, em tons de melancolia, porém, algumas faixas já mostram uma Celeste mais madura, com superações e maior confiança, como em “Love is Back”. Apesar de decepções anteriores, o amor está de volta e é o momento de se entregar a esse novo amor.
“Hear My Voice” e “It’s All Right” são duas canções que podem auxiliar nessa divulgação da cantora e seus trabalhos, uma vez que fazem parte dos recentes filmes Os 7 de Chicago e Soul, respectivamente. Esta última é um dueto de Celeste com Jon Batiste, e é uma das músicas mais bonitas e leves de Not Your Muse, com animação na dose certa, daquelas obras musicais que aquecem o coração.
[youtube v=”4d7QvNtCVbQ”]

Estilo definido

Celeste tem a voz ideal para o Soul, misturando bem o suave e doce com uma melancolia sem tanto drama, com letras que trazem um sofrimento vivido de forma sincera, com dor, desilusão, amadurecimento e aprendizado. É fato que a cartela de influências da cantora é composta por nomes de extrema importância para a música, e ela soube produzir aprendendo com os grandes.
Apesar de fortes referências, Celeste tem um estilo próprio, e sendo seu álbum de estreia, as expectativas para próximos trabalhos são altas. Veremos um maior desenvolvimento dos ritmos e possivelmente um amadurecimento.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando através do nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Faixas de ‘Not Your Muse’, de Celeste

  1. Ideal Woman
  2. Strange (Edit)
  3. Tonight Tonight
  4. Stop This Flame
  5. Tell Me Something I Don’t Know
  6. Not Your Muse
  7. Beloved
  8. Love is Back
  9. A Kiss
  10. The Promise
  11. A Little Love
  12. Some Goodbyes Come with Hellos

Edição CD Deluxe

  1. Ideal Woman
  2. Strange (Edit)
  3. Tonight Tonight
  4. Stop This Flame
  5. Tell Me Something I Don’t Know
  6. Not Your Muse

Ana Rita

Piauiense, nordestina e estudante de Arquitetura, querendo ser cinéfila, metida a crítica e apaixonada por cinema, séries, arte e música. Siga @trucagem no Instagram!
NAN