Nada salva em ‘Chamas da Vingança’
Wilson Spiler
Dos produtores do filme O Homem Invisível, chega aos cinemas nesta quinta-feira (19) a adaptação 2022 do clássico thriller de Stephen King, Chamas da Vingança (Firestarter) apresenta uma garota com poderes pirocinéticos extraordinários, que luta para proteger sua família e a si mesma de forças sinistras que buscam capturá-la e controlá-la.
Na trama, por mais de uma década, os pais Andy (Zac Efron) e Vicky (Sydney Lemmon) estão fugindo desesperados para esconder sua filha Charlie (Ryan Kiera Armstrong) de uma agência federal sombria que quer aproveitar seu dom sem precedentes para criar fogo em uma arma de destruição em massa.
Andy ensinou Charlie como desarmar seu poder, que é desencadeado pela raiva ou pela dor. Mas quando Charlie faz 11 anos, o fogo fica cada vez mais difícil de ser controlado. Depois que um incidente revela a localização da família, um agente misterioso (Michael Greyeyes) é enviado para caçar a família e capturar Charlie de uma vez por todas.
Leia também:
‘Instinto Assassino’ fica aquém da expectativa
Adaptações de Chamas de Vingança ou A Incendiária
O livro A Incendiária, de Stephen King, já ganhou duas adaptações anteriormente. Um longa-metragem de 1984, com o charme a mais, já que Drew Barrymore interpretou a protagonista, em um elenco que ainda tinha David Keith, Heather Locklear e Martin Sheen; e outra em formato de minissérie de dois episódios, em 2002, contando com ninguém menos que Marguerite Moreau, Malcolm McDowell e Dennis Hopper no cast principal.
Vale dizer que nenhuma das adaptações anteriores, apesar de contarem com nomes famosos, têm grande relevância cinematográfica. E isso torna a acontecer com a versão 2022 de Chamas da Vingança. Dirigido por Keith Thomas, com roteiro de Scott Teems, o filme traz Zac Efron como grande chamariz para garantir a venda de ingressos. Mas somente a presença do galã de Hollywood não é suficiente para garantir uma grande obra, ainda que ele se esforce bastante em sua atuação.
O diretor Keith Thomas é praticamente um novato no cinema, acumulando apenas o terror The Vigil (2019) em seu currículo de longas-metragens. O roteirista Scott Teems, por outro lado, foi responsável pelo contestado Halloween Kills: O Terror Continua (2021). A julgar por esses dados, a conta dificilmente fecharia. E realmente não deu.
Nada funciona
Chamas da Vingança é claramente inspirado em X-Men, com personagens com poderes semelhantes aos do Professor Xavier, mas principalmente aos de Jean Grey, com a menina aproximando-se de uma espécie de Fênix Negra. A história, no entanto, pouco se aprofunda nas questões sociais que os mutantes abordam nos quadrinhos e se torna basicamente um road movie de fuga da polícia.
O drama, assim como a química entre os atores e o terror não aparecem aqui. Ou seja, é um filme que não consegue emocionar, cativa ou assustar. Ah, mas deve vale pelos efeitos especiais, né? Então… esse é outro grande problema do longa. Afinal, uma produção que necessita exibir poderes de personagens deveria ter mais zelo nesse quesito técnico.
Ah, mas tudo é ruim em Chamas da Vingança? É. Ainda assim, somente o esforço de Zac Efron para se levar a sério num filme desses e tentar carregá-lo nas costas vale a conferida. Brincadeira! 😂 Não vale não.
Onde assistir ao filme Chamas da Vingança?
A saber, Chamas da Vingança estreia exclusivamente nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 19 de maio de 2022.
Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:
Trailer do filme Chamas da Vingança
Chamas da Vingança: elenco do filme
Zac Efron
Ryan Kiera Armstrong
Sydney Lemmon
Michael Greyeyes
Ficha Técnica: Chamas da Vingança
Título original: Firestarter
Direção: Keith Thomas
Roteiro: Scott Teems, baseado no livro A Incendiária, de Stephen King
Duração: 94 minutos
País: Estado Unidos
Gênero: terror, drama e ficção científica
Ano: 2022
Classificação: 16 anos