Cia Teatro Transforma se apresenta no Teatro Riachuelo Rio foto Bernardo Cartolano

Após 18 meses, projeto pioneiro forma 30 jovens com musical inédito

Wilson Spiler

Transformação e inclusão social através da arte. É o que vem promovendo a Cia Teatro Transforma, projeto de capacitação de adolescentes a partir dos 16 anos e adultos para inserção no mercado do teatro musical, totalmente gratuita, no Rio de Janeiro.

Depois de colher excelentes frutos em seu ano de estreia, com 30 jovens do Grande Rio sendo capacitados a distância em diversas funções do setor, a Cia Teatro Transforma se prepara para finalizar o segundo ano letivo em grande estilo, ainda mais preparados.

Em junho de 2021, após 12 meses seguindo um modelo exclusivo de ensino remoto (EAD) criado pela Cia Teatro Transforma, os alunos passaram a frequentar aulas no Teatro Riachuelo Rio, seguindo protocolos sanitários rígidos, que incluem testagem periódica, bem como uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento. Além disso, receberam auxílio financeiro mensal desde o início das aulas online e ajuda com transporte e alimentação no local no presencial.

Espetáculo de final de ano

Desde outubro os alunos vêm ensaiando diariamente para o espetáculo de final de ano “Permita que eu fale”. O evento acontece nos dias 15, 16, 21 e 22 de dezembro, no emblemático e tradicional palco do Teatro Riachuelo Rio, que abrigou as aulas com os jovens e seus renomados professores, profissionais com vasta experiência no setor. Aliás, os ingressos para o evento já estão à venda no site do Sympla.

Haverá sessão especial, com palestra, para projetos sociais. Com direção de João Fonseca e direção musical de Claudia Elizeu, os alunos cocriaram e correalizaram o musical, onde os mesmos participam como atores ou em outra função, como assistentes de direção, de direção musical e de direção de arte. O roteiro reúne cenas autorais e revisitações de trechos de musicais consagrados.

Seleção dos alunos

A saber, a seleção dos alunos foi feita em fevereiro de 2020 através de contatos com ONGs de diversas comunidades no Rio de Janeiro, além da internet, totalizando mais de 200 inscrições. Durante o processo de audição, a equipe ficou atenta a equidade de gênero, dando oportunidades iguais para o mesmo número de homens e mulheres, cis e trans.

No primeiro módulo, abril e maio, foram estudados cinco pilares: prática cênica (leitura dramatizada), história do teatro musical, canto solo (estética americana), técnica vocal (falada) e caracterização (maquiagem para o palco). Os outros módulos, já na etapa presencial, incluíram oficinas de preparação de ator, canto conjunto, dança, dança clássica, e mais. 

“Ver que um projeto tão necessário avançou e evoluiu em um período tão duro para a arte, sobretudo quando falamos de jovens que sonham em trilhar um caminho profissional, é uma alegria enorme!”, vibra Aniela Jordan, diretora do Evoé.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Cia Teatro Transforma no Teatro Riachuelo Rio – “Permita que Eu Fale”

Datas

15/12 – 19h

16/12 – 16h (sessão para projeto social)

16/12 – 20h 

21/12 – 19h

22/12 – 19h

Tipo de evento: Presencial

Onde: Teatro Riachuelo Rio (Rua do Passeio, 38/40 – Centro/RJ)

Valores: a partir de R$10 (inteira) ou um brinquedo novo para ação social de Natal

Vendas: Sympla

Capacidade: 999 lugares

Duração: 1h40 (+15min intervalo)

Classificação: 14 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN