Cinco séries para refletir sobre o Dia da Consciência Negra
Fábio
Neste sábado (20) celebramos o Dia da Consciência Negra. Data que serve para refletir sobre o racismo praticado tanto no Brasil quanto no mundo. No entanto, por mais que ainda tenham pessoas que acreditam que isso não existe, basta ver exemplos que aconteceram nesta quinta-feira para perceber que esse crime ainda é praticado por autoridades e desdenhado por entidades. Para refletir sobre essa delicada questão, selecionamos cinco séries que abordam o assunto com autoridade.
- Segunda parte de ‘Arcane’ chega com enredo mais investigativo
- HBO Max confirma presença na CCXP Worlds 21
- ‘Encounter’, thriller do Prime Video tem seu primeiro trailer revelado
Cinco séries para o Dia da Consciência Negra
Atlanta
Uma das melhores séries da atualidade, Atlanta está prestes de estrear a sua terceira temporada. Estrelada por Donald Glover, Brian Tyree Henry, LaKeith Stanfield e Zazie Beetz; ela mistura drama com comédia ao narra o cotidiano de dois primos tentando vencer na vida por meio da música. A série é um belo exemplo de como funciona o racismo estrutural, ao mostrar de maneira sutil que a desigualdade social afeta mais a população preta do que a branca. Uma série ideal para refletir sobre a importância do Dia da Consciência Negra.
Onde assistir? Netflix
Small Axe
Criada por Steve Mcqueen – primeiro cineasta preto a vencer um Oscar como diretor – a minissérie de cinco episódios independentes, que tratam da mesma temática. Todos se passam em Londres, entre os anos 1969 e 1982, e abordam a luta contra o racismo na Inglaterra. O elenco é formado por nomes como John Boyega (Star Wars), Letitia Wright (Pantera Negra), Malachi Kirby (Black Mirror), Michael Ward (The Old Guard) e Alex Jennings (The Crown).
Onde assistir? Globoplay
Olhos Que Condenam
Baseada em uma história real, Olhos Que Condenam talvez seja a série mais impactante para refletir sobre o Dia da Consciência Negra. Criada, dirigida e escrita por Ava DuVernay, conta a história de cinco adolescentes pretos do Harlem que são acusados injustamente pelo estupro de uma garota branca no Central Park, em Nova Iorque. Antes de mais nada, aqui o racismo é escancarado. Desde a abordagem policial, passando pelo interrogatório, o inacreditável julgamento e assim como a condenação dos cinco pretos inocentes. Revoltante e essencial.
Onde assistir? Netflix
Watchmen
Baseada na obra-prima de Alan Moore e Dave Gibbons, a série Watchmen utiliza de maneira brilhante o universo dos heróis para tratar de racismo. Em 2019, detetive Angela Abar (Regina King) usa a identidade secreta de Sister Night para, a princípio, investigar a Sétima Cavalaria. A saber, trata-se de grupo de supremacistas brancos inspirados pelo diário do justiceiro Rorschach. No entanto, quando o seu chefe é enforcado em uma árvore, ela conhecerá a história de seus antepassados, que foram massacrados e expulsos de suas casas pelos supremacistas brancos no famoso Massacre de Tulsa, que ocorreu em 1921. Imperdível.
Onde assistir? HBO Max
Lovecraft Country
Baseada no romance ‘Território Lovecraft’, de Matt Ruff, a série ‘Lovecraft Country’ bebe da fonte criada por H.P. Lovecraft (um dos maiores escritores de terror de todos os tempos e um notório supremacista branco) para dar uma aula sobre racismo. A obra, em suma, traça um paralelo interessante e bem triste, mostrando que para a população preta os brancos são tão (ou até mais) perigosos os “monstros lovecraftianos”. A série é uma verdadeira obra-prima e que vai impactar, assim como fazer refletir, quem ainda precisa se conscientizar sobre a importância do Dia da Consciência Negra.
Onde assistir? HBO Max
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj