Clichês de Hollywood

‘Clichês de Hollywood’ é um documentário divertido

Fábio

Diferente de documentários tradicionais, ‘Clichês de Hollywood: O Cinema Como Você Sempre Viu’ serve mais para entreter do que para informar. E, antes de mais nada, nenhum problema com isso. Ainda mais quando ele cumpre aquilo que se propõe, diverte e, ainda assim, informa e traz alguma mensagem importante.

Dificilmente, ao assistir algum filme, você verá uma ideia completamente nova. Claro, afinal de contas, isso é praticamente impossível. Em Clichês de Hollywood vemos que desde os primórdios do cinema, algumas ideias se repetem constantemente, algumas vezes boas, outras ruins, mas elas sempre estão lá.

Clichês de Hollywood

Sinopse

Narrado pelo ator Rob Lowe, Clichês de Hollywood conta com a participação de atores e roteiristas que comentam sobre as várias cenas batidas que assistimos desde que o cinema é cinema. Sempre com bom humor, eles relatam os clichês com tópicos divertidos, como “destinados a fracassar”, “cidades clichês”, “o grito Wilhelm”, “a smurfette”, “garota fada maníaca dos sonhos”, e assim por diante.

Assédio

Mesmo que seja um documentário engraçado, Clichês de Hollywood aborda questões importantes que merecem reparação. Ao tratar sobre clichês românticos, ele mostra como o assédio masculino é visto com bons olhos. Filmes como ‘Crepúsculo’, ‘A Primeira Noite de um Homem’, ‘Diário de Uma Paixão’ são exemplos de como o stalker é tido como engraçadinho ou amoroso. No entanto, o assédio feminino é sempre o contrário. A mulher é tida como louca e psicótica. O exemplo mais claro é a personagem de Glenn Cloose, em ‘Atração Fatal’.

Clichês de Hollywood

Racismo

Outro assunto sério bem retratado no filme é a questão do racismo. Seja no tópico “O Salvador Branco”, onde o homem branco aparece para salvar os negros e, assim, aprender sobre racismo e usar o negro como uma ferramenta para o seu melhoramento pessoal. Filmes como ‘O Sol é Para Todos’, ‘Histórias Cruzadas’ e ‘Green Book’ são exemplos clássicos.

Outro tópico importante sobre o tema é “O Negro Mágico”, que, a saber, trata o negro como uma espécie de personagem que está ali apenas para ajudar o branco ou fazê-lo feliz. O cineasta Spike Lee costuma retratar esse tipo como o “crioulo feliz”. Esses exemplos são vistos em produções como ‘A Canção do Sul’, ‘Matrix’, ‘A Espera de Um Milagre’, ‘Todo Poderoso’ e ‘Lendas da Vida’, entre outros.

Por fim, Clichês de Hollywood, apesar de ter como intuito apenas divertir, nos traz uma importante mensagem para refletir também.

Clichês de Hollywood

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando através do nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Ficha técnica – Clichês de Hollywood: O Cinema Como Você Sempre Viu

Título original: Attack of the Hollywood Cliches!
Direção: Sean Doherty, Ricky Kelehar, Alice Mathias
Roteiro: Dane Baptiste, Ben Caudell, Sean Doherty
Elenco: Rob Lowe, John August, Sanjeev Bhaskar, Anna Bogutskaya, Jess Cagle, David Edelstein, Robert Englund, Richard E. Grant, Andrew Garfield, Keith Lucas, Sam Hargrave, Andie Macdowell, Aisha Harris
Data de estreia: ter 28/09/2021
Onde assistir: Netflix
País: Estados Unidos
Gênero: comédia, documentário
Duração: 58 minutos
Ano de produção: 2021
Classificação: 16 anos

Fábio

Santista de Nascimento, flamenguista de coração, paulistano por opção. Jornalista, assessor de imprensa viciado em cinema, série, HQ, música, games e cultura em geral.
NAN