Coletiva | 40ª Mostra Internacional de CInema em São Paulo
Stenlånd Leandro
- A edição deste ano presta uma homenagem ao mestre do cinema italiano Marco Bellocchio, que terá 12 títulos em exibição no evento; autor da arte do pôster, diretor viráaSão Paulo para uma Masterclass, além de prestigiar a exibição de BELOS SONHOS, na abertura do evento;
- O diretor americano William Friedkin, que virá a São Paulo ministrar uma Masterclass durante a 40ª Mostra, também será homenageado com o prêmio Leon Cakoff e a exibição de sete títulos, incluindo “O EXORCISTA” e “OPERAÇÃO FRANÇA”, longa que completa 45 anos em 2016;
- Os dois primeiros episódios da série THE YOUNG POPE, dirigida por Paolo Sorrentino, com Jude Law, Diane Keaton, Silvio Orlando e Javier Cámara, terão exibições na 40ª. Mostra;
- A 40ª Mostra apresenta os trabalhos mais recentes de Abbas Kiarostami, Alejandro Jodorowsky, Bahman Gohbadi, Danis Tanovic, Döris Dorrie, Hirokazu Kore-Eda, Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne, Jia Zhangke, Jim Jarmusch, João Botelho, Paul Verhoeven, Park Chan-wook, Paz Encina entre outros diretores;
- ALBA, de Ana Cristina Barragan; CANÇÃO PARA UM DOLOROSO MISTÉRIO, de Lav Diaz; HEDI, de Mohamed Ben Attia; LAS PLANTAS, Roberto Doveris; LOBO E OVELHA, de Shahrbanoo Sadat, MIMOSAS, de Oliver Laxe; O DIA MAIS FELIZ DA VIDA DE OLLI MÄKI, de Juho Kuosmanen; O NASCIMENTO DE UMA NAÇÃO, de Nate Parker; RADIO DREAMS, de Babak Jalali; e A ATRAÇÃO, Agnieszka Smoczynska são alguns dos títulos premiados, confirmados para esta edição da Mostra;
- FOCO POLÔNIA é um dos destaques da 40ª Mostra, que traz uma retrospectiva de 17 títulos de Andrzej Wajda e a exibição de cópia restaurada de Decálogo, de Krzysztof Kieślowski, além de filmes contemporâneos daquele país;
- Presente em várias edições da Mostra, o mestre Abbas Kiarostami teve uma grande proximidade com o evento, que o homenageia com a exibição de seu último filme, o curta “ME LEVE PRA CASA”, e do documentário “76 MINUTOS E 15 SEGUNDOS COM KIAROSTAMI”, de Seifollah Samadia;
- Pela primeira vez, o encerramento da Mostra será na área externa do Auditório Ibirapuera, com a exibição do clássico “A GENERAL” (1926), de Buster Keaton e Clyde Bruckman. A sessão terá acompanhamento da Orquestra Sinfônica de Heliópolis e será precedida pela premiação do evento;
- Para comemorar os 50 anos de PERSONA, escrito e dirigido por Ingmar Bergman, a 40ª Mostra vai trazer a exposição “POR TRÁS DA MÁSCARA” e realizará debate após a exibição do filme;
- O ator Antonio Pitanga ganha homenagem da 40ª Mostra, ao receber o Prêmio Leon Cakoff e a exibição do documentário PITANGA, de Beto Brant e Camila Pitanga, e dos clássicos BARRAVENTO, de Glauber Rocha (1962), A GRANDE CIDADE, de Cacá Diegues (1964);
- Em comemoração ao centenário de Paulo Emílio Sales Gomes, a Mostra vai apresentar cinco títulos da lista pessoal do crítico, no Vão-Livre do Masp;
- Nicolas Klotz, Bette Gordon, Jeferson De, Lita Stantic, Peter Brosens e Vasco Pimentel formam o júri que decidirá a premiação dos filmes mais votados pelo público da Competição Novos Diretores;
- Evento terá seleção de filmes no interior do estado de São Paulo e na cidade do Rio de Janeiro;
São Paulo, outubro de 2016 – De 20 de outubro a 2 de novembro, acontece em São Paulo a tradicional Mostra Internacional de Cinema. No ano em que a Mostra completa 40 anos, ao longo de duas semanas serão exibidos 322 títulos de 50 países e diversas cinematografias em 42 locais, entre cinemas, espaços culturais e museus espalhados pela capital paulista, incluindo exibições gratuitas e ao ar livre. Alinhada com os grandes festivais do mundo, a 40ª Mostra Internacional de Cinema traz com exclusividade os principais filmes premiados, alguns de diretores estreantes que já despertam os olhos da crítica, dos júris e do público. São filmes como os da competição do evento, que conta com 100títulos de jovens diretores. A seleção deste ano faz um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial está produzindo.
Ao todo, a Mostra Internacional de Cinema é composta por seis seções. A Competição Novos Diretores exibe títulos de diretores que tenham realizado até dois longas (os mais bem votados pelo público serão vistos pelo Júri Internacional, que escolhe posteriormente os que vão receber o Troféu Bandeira Paulista). A Perspectiva Internacional, seção com o maior número de filmes da Mostra, apresenta, entre títulos recém-premiados e diretores já consagrados, as principais tendências, temáticas, narrativas e estéticas produzidas em todo o mundo. Além delas, completam a seleção, as Apresentações Especiais – sessões em espaços alternativos ou de filmes que completam a obra de diretores selecionados pelo evento; a Mostra Brasil – que exibe títulos brasileiros inéditos em São Paulo; e as já tradicionais Retrospectiva – seção com clássicos, restaurados ou não, de importantes diretores – e Homenagens, que este ano celebram a obra de Marco Bellocchio, Andrzej Wajda e William Friedkin.
E em comemoração aos 40 anos da Mostra, estão programadas exibições de LÚCIO FLÁVIO, O PASSAGEIRO DA AGONIA, de Hector Babenco (vencedor da primeira edição do evento); O QUARTO HOMEM, de Paul Verhoeven, sucesso de público na 8ª. Mostra; VARIETY, de Bette Gordon, exibido na 9ª Mostra; DAUNBAILÓ, de Jim Jarmusch, exibido na 11ª Mostra; DECÁLOGO, de Krzysztof Kieślowski, exibido na 13ª Mostra; e ONE MAN UP, de Paolo Sorrentino, exibido na 25ª Mostra.
Nesta 40ª edição, a Mostra e a Petrobras renovam uma parceria que já dura 15 anos, reafirmando o compromisso da empresa com a produção audiovisual e com a consolidação do evento no calendário cultural do país.
PATROCINADORES DA 40ª MOSTRA
Apresentam a 40ª MOSTRA o GOVERNO FEDERAL – MINISTÉRIO DA CULTURA, PETROBRAS, GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO e PREFEITURA DE SÃO PAULO. O evento conta com o copatrocínio doBNDES – BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL e do ITAÚ; apoio institucional do PROAC SP, SPCINE, SABESP a parceria do SESC e da CPFL ENERGIA; a colaboração doAUDITÓRIO IBIRAPUERA – SECRETARIA DO VERDE E DO MEIO AMBIENTE do INSTITUTO BACCARELLI e da IMPRENSA OFICIAL DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO e a promoção da FOLHA DE S.PAULO, da GLOBO FILMES, da TV CULTURA, do TELECINE, do CANAL ARTE 1, da RÁDIO BANDEIRANTES e da RÁDIO BAND NEWS.
PETROBRAS |
A Petrobras comemora, em 2016, 15 anos de parceria com a Mostra de Cinema. Trata-se de um patrocínio icônico para a Companhia, não só pela excelência da sua realização, pelo alcance da ação e pelo público que ajudou a formar ao longo desses anos, mas porque em si também ajudou a definir os contornos da ação da Petrobras no cinema. No patrocínio à 40ª Mostra de Cinema reafirmamos nossa aposta junto aos festivais como principais plataformas para difusão e formação de público para o cinema nacional.
BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL – BNDES |
Ao patrocinar a 40a edição da “Mostra Internacional de Cinema em São Paulo”, o BNDES tem a oportunidade de reafirmar sua crença na importância da cultura para o desenvolvimento do Brasil e consolidar sua posição como um de seus maiores apoiadores no país.
ITAÚ UNIBANCO / ITAÚ CULTURAL |
O Itaú Unibanco é, desde 2012, parceiro da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. “Temos orgulho de ser parceiros da mais tradicional mostra de cinema do Brasil, que vai muito além do evento ao dialogar com a memória audiovisual e a nova produção cinematográfica realizada no país e no exterior”, diz Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural. Como nas edições anteriores, parte das exibições será realizada em espaços mantidos pelo banco: o Espaço Itaú de Cinema, o Auditório Ibirapuera, que sediará a abertura e, pela primeira vez, o encerramento da Mostra com a exibição de um filme para a plateia externa, The General (1926) , de Buster Keaton e Clyde Bruckman, e o Itaú Cultural, que traz a exposição inédita Por Trás da Máscara – 50 Anos de Persona, em comemoração ao cinquentenário de uma das obras mais relevantes do diretor sueco Ingmar Bergman (1908-2007).
SESC |
Para Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc, “a parceria entre o Sesc e a Mostra reflete a convergência entre ambas na direção da democratização cultural. Os filmes que a Mostra exibe anualmente atualizam as possibilidades oriundas da relação entre as culturas e a linguagem cinematográfica. Para o Sesc, a constatação da importância dessa iniciativa implica o esforço de potencializar sua difusão: em 2016, além das exibições no CineSesc e em unidades do interior e litoral, haverá exibições em unidades da Grande São Paulo e das regiões sul e leste da capital.”
SABESP |
A Sabesp, além de valorizar, também incentiva o cinema. Não por acaso está apoiando a Mostra pela 11ª vez e já conta com cerca de 180 filmes patrocinados por meio das leis de incentivo à cultura. Como o saneamento básico, ela acredita que a disseminação da cultura também é uma importante fonte para a transformação de vidas.
CPFL |
É com muita satisfação que nós, do Instituto CPFL, retomamos em 2016 a parceria com a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Em 13 anos de atividades, nos consolidamos como um espaço aberto para a reflexão do mundo contemporâneo. Essa parceria reforça nosso compromisso de oferecer ao púbico a possibilidade de conferir alguns dos melhores títulos da produção cinematográfica contemporânea. São filmes nos ajudam a ampliar a sensibilidade, o olhar e a compreensão diante dos desafios da realidade atual.
Mário Mazzilli, diretor-superintendente do Instituto CPFL.
Spcine |
“A Spcine se orgulha em fazer parte da história da Mostra Internacional de São Paulo, que chega aos 40 anos como a mais importante celebração brasileira das cinematografias do mundo, e, principalmente, em colocar o Circuito Spcine de Cinema, seu complexo exibidor, no mapa da programação. Pela primeira vez, parte dos filmes chegará com força total e regularidade a lugares que vão muito além do centro expandido da capital paulista, como Itaim Paulista, Grajaú e Guaianases. Levar um evento deste porte para todas as regiões da cidade, do centro à periferia, mostra o quão importante é democratizar a cultura e dar acesso irrestrito a quem quer consumi-la”. Alfredo Manevy, diretor-presidente
COMPENSAÇÃO AMBIENTAL |
A 40ª Mostra compromete-se a compensar suas emissões de CO², unindo-se à Fundação SOS Mata Atlântica e patrocinando o plantio de aproximadamente 664 mudas de árvores para o Programa Florestas do Futuro.
FILME DE ABERTURA |
A abertura da 40ª Mostra Internacional de Cinema acontecerá no dia 19 de outubro, para convidados, no Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer. BELOS SONHOS, de Marco Bellocchio, que estreou em Cannes, em maio, terá sua primeira exibição brasileira na abertura da Mostra. Na trama, inspirada no livro autobiográfico “FAI BEI SOGNI“, do jornalista Massimo Gramellini, um homem de meia-idade se vê incapaz de superar a morte da mãe.
O elenco conta com Valerio Mastandrea, Bérénice Bejo, Guido Caprino, Nicolò Cabras e Emmanuelle Devos.
FILMES CONFIRMADOS |
A GAROTA DESCONHECIDA, de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne(seleção oficial de Cannes); DEPOIS DA TEMPESTADE, de Hirokazu Kore-Eda; DESCONHECIDA, de Joshua Marston; ELLE, de Paul Verhoeven (seleção oficial de Cannes); EXERCÍCIOS DE MEMÓRIA, de Paz Encina (seleção oficial do Festival de San Sebastián); HER COMPOSITION, de Stephan Littger; MR. PIG, de Diego Luna (seleção oficial Festival de Sundance); O CINEMA, MANOEL DE OLIVEIRA E EU, de João Botelho; O IGNORANTE, de Paul Vecchiali (seleção oficial do Festival de Cannes); O PLANO DE MAGGIE, de Rebecca Miller; O REI DOS BELGAS, de Peter Brosens, Jessica Woodworth; O SEGREDO DA CÂMARA ESCURA, de Kiyoshi Kurosawa; POESIA SEM FIM, de Alejandro Jodorowsky; PORTO, de Gabe Klinger; THE YOUNG POPE, de Paolo Sorrentino; UMA BANDEIRA SEM PAÍS, de Bahman Ghobadi (Seleção Oficial do Festival de Sundance); e BEDUÍNO, de Julio Bressane estão entre os confirmados na 40ª. Mostra.
Na lista dos filmes estrangeiros inéditos, confirmados para a edição deste ano, figuram os premiados: A ATRAÇÃO, de Agnieszka Smoczynska – Prêmio Especial do júri em Sundance 2016; THE HANDMAIDEN, de Park Chan-wook – Prêmio Vulcain em Cannes 2016 e indicado para Palma de Ouro e para Queer Palma; ALBA, de Ana Cristina Barragan – Vencedor do Prêmio Lions em Rotterdam 2016; ANIMAIS NOTURNOS, de Tom Ford – Grande Prêmio do júri em Veneza 2016; CANÇÃO PARA UM DOLOROSO MISTÉRIO, de Lav Diaz – Urso de Prata Alfred Bauer em Berlim 2016; HEDI, deMohamed Ben Attia – Urso de Prata de melhor filme de estreia no Festival de Berlim 2016; LAS PLANTAS, de Roberto Doveris – Urso de Cristal no Festival de Berlim 2016, outorgado pelo júri jovem do evento; LOBO E OVELHA, de Shahrbanoo Sadat – Prêmio da Confederação Internacional dos Cinemas de Arte em Cannes 2016; MIMOSAS, de Oliver Laxe – Grande Prêmio da Semana da Crítica em Cannes 2016; MORTE EM SARAJEVO, de Danis Tanovic – Vencedor do Prêmio Urso de Prata no Festival de Berlim 2016; O NASCIMENTO DE UMA NAÇÃO, de Nate Parker – Grande Prêmio do Júri e Prêmio do Público em Sundance 2016; RADIO DREAMS, de Babak Jalali – Vencedor do Prêmio Tiger no Festival de Rotterdam 2016; SEM DEUS, de Ralitza Petrova – Vencedor do Prêmio Leopardo de Ouro Festival de Locarno 2016, entre outros; e TODAS ESSAS NOITES SEM DORMIR, de Michal Marczak – Vencedor do Prêmio de melhor direção no Festival de Sundance 2016.
A Mostra destaca também as exibições dos curtas “ME LEVE PRA CASA”, de Abbas Kiarostami; “OS HEDONISTAS”, Jia Zhang-ke; e “PAGLIACCI”, de Marco Bellocchio.
- SELEÇÃO DO OSCAR
A seleção de filmes também traz, até o momento, nove obras já indicadas por seus respectivos países para concorrerem à vaga do Oscar de melhor filme estrangeiro: AUSTRÁLIA – TANNA, Bentley Dean, Martin Butler; BÓSNIA-HERZEGOVINA – MORTE EM SARAJEVO, Danis Tanovic; FINLÂNDIA – O DIA MAIS FELIZ DA VIDA DE OLLI MÄKI, Juho Kuosmanen; FRANÇA – ELLE, Paul Verhoeven; ISRAEL –TEMPESTADE DE AREIA, Elite Zexer; PALESTINA – O ÍDOLO, Hany Abu-Assad; FILIPINAS – MA’ ROSA, Brillante Ma Mendoza; PORTUGAL – CARTAS DA GUERRA, Ivo Ferreira; e SÉRVIA – DIÁRIO DE UM MAQUINISTA, Milos Radovic.
CARTAZ E VINHETA |
Nesta 40ª Mostra, a arte do cartaz é assinada por Marco Bellocchio, que será homenageado pelo evento com o Prêmio Leon Cakoff e a apresentação de seu mais recente longa, BELOS SONHOS, além de outros 12 títulos do diretor, incluindo o curta PAGLIACCI, exibido em Veneza.
A inspiração do diretor para o pôster é em seu filme BOM DIA, NOITE, que é baseado no livro Il Prigioneiro, de Anna Laura Braghetti, onde a autora narra o sequestro do ex-primeiro ministro italiano Aldo Moro.
Bellocchio conta o que o inspirou na criação da arte do pôster:
“Quando me pediram para fazer uma arte original para o cartaz da Mostra, eu a compus com uma parte do desenho que eu fiz para o filme Buongiorno, Notte, reelaborando-o – fazendo assim um desenho original. Não sei se é bonito, ou feio, mas me parecia, em relação ao meu trabalho e à minha imagem, bastante significativo. Tentei aproximar formas diversas que tivessem um forte significado referente à minha história e Buongiorno, Notte é como o centro do meu trabalho. É um filme feito no início dos anos 2000, mas ao mesmo tempo concentra também toda uma série de experiências minhas, também de envolvimento político”.
Os 12títulos do diretor que integram a programação da Mostra são:
- DE PUNHOS CERRADOS (1965)
- A CHINA ESTÁ PRÓXIMA (1967)
- O DIABO NO CORPO (1986)
- INTRUSA (1999)
- A HORA DA RELIGIÃO (2002)
- BOM DIA, NOITE (2003)
- IRMÃS JAMAIS (2010)
- VINCERE (2009)
- A BELA QUE DORME (2012)
- SANGUE DO MEU SANGUE (2015)
- BELOS SONHOS (2016)
- PAGLIACCI – curta (2016)
O diretor italiano também participa de uma masterclass no dia 23 de outubro, às 17h30, no CINESESC, logo após a exibição do longa Belos Sonhos.
A vinheta, criada por Amir Admoni, com trilha de André Abujamra, partiu do desenho do diretor Marco Bellocchio e do design que Ebert Wheeler fez para o cartaz da Mostra.
EXPOSIÇÃO PERSONA – Ingmar Bergman |
Para comemorar os 50 anos do filme PERSONA (1966), escrito e dirigido por Ingmar Bergman, a 40ª Mostra traz para o Brasil: “POR TRÁS DA MÁSCARA – 50 ANOS DE PERSONA”, que sairá pela primeira vez da Ilha de Faro, na Suécia. A exposição, que é considerada uma celebração ao filme Persona é um convite para uma viagem através de paineis e projeções do trabalho enigmático de Bergman.
Os visitantes poderão conferir as origens, o processo criativo e o impacto de PERSONA, do diretor sueco Ingmar Bergman (1908-2007). O material exibido abrange notas dos cadernos de trabalho do artista, trechos de roteiro, conteúdo fotográfico e audiovisual. Inicialmente montada pela FUNDAÇÃO BERGMANCENTER, na ilha de Fårö, na Suécia, “POR TRÁS DA MÁSCARA” é uma homenagem a Persona e também um convite para uma jornada por esse enigmático filme, que possivelmente guarda a chave para decifrar toda a obra de Ingmar Bergman.
A exposição é trazida ao Brasil através da parceria entre a Mostra Internacional de Cinema, o Bergmancenter e o Itaú Cultural.
O longa, tema da exposição, terá sessões especiais na 40ª Mostra. Desde o seu lançamento, o filme foi cercado em uma aura de mistério e perplexidade que perdura até hoje, 50 anos depois. Nenhum outro trabalho de Bergman recebeu tanta atenção da crítica e do meio acadêmico como ele.
No dia 20 de outubro, às 19h, será realizado no Itaú Cultural uma mesa com debate logo após a exibição de Persona e contará com a presença da diretora do Bergmancenter, Helen Beltrame, do escritor e psicanalista Contardo Calligaris e da diretora Tata Amaral. O crítico de cinema, Sérgio Rizzo, mediará o encontro.
FOCO POLÔNIA |
A Mostra vem desenvolvendo nas últimas edições a tradição de trazer para o público um panorama da produção cinematográfica de um país diferente. Nesta 40ª edição, com o apoio do IAM (Instituto Adam Mickiewicz e Polish Film Institute), o recorte escolhido foi a Polônia, com destaque para a homenagem a Andrzej Wajda (que receberá o Prêmio Humanidade), e a exibição da aclamada série cinematográfica O DECÁLOGO, de Krzysztof Kieślowski – sucesso da 13ª Mostra; além de uma seleção de filmes poloneses contemporâneos.
- HOMENAGEM A ANDRZEJ WAJDA
Aos 90 anos, Andrzej Wajda é sinônimo de cinema político polonês desde os anos 1960 e foi um dos primeiros diretores a fazer o cinema polonês se tornar conhecido no resto do mundo. AS SENHORITAS DE WILKO (1979), CINZAS (1965), CINZAS E DIAMANTES (1958), DANTON – O PROCESSO DA REVOLUÇÃO (1982), GERAÇÃO (1954), KANAL (1957), OS INOCENTES CHARMOSOS (1960), TUDO À VENDA(1968), PAISAGEM APÓS A BATALHA (1970), O CASAMENTO (1972), TERRA PROMETIDA (1974), O HOMEM DE MÁRMORE (1976), SEM ANESTESIA (1978), O HOMEM DE FERRO (1981), OS POSSESSOS(1988), WALESA (2013) e WRÓBLEWSKI SEGUNDO WAJDA (2015), são os títulos a serem exibidos na 40ª Mostra.
- O DECÁLOGO
Considerada a obra-prima de Krzysztof Kieślowski, O DECÁLOGO ganha exibição de todos os episódios da série inspirada nos 10 mandamentos bíblicos. As cópias restauradas terão sessões em programas de três ou quatro episódios e também em maratona. Complementam a apresentação especial da série, o Programa de Curtas Kieślowski. O DECÁLOGO foi exibido pela primeira vez no Brasil na 13ª Mostra.
- DEBATE – CINEMA POLONÊS CONTEMPORÂNEO
Como parte do Foco Polônia, ao longo do dia 26 de outubro, no Espaço Itaú de Cinema Augusta, haverá exibições de filmes dos diretores Krzysztof Kieslowski e Andrzej Wajda, seguida de debate com o crítico polonês Tadeusz Lubelski.
HOMENAGEM WILLIAM FRIEDKIN |
Em comemoração aos 45 anos do longa OPERAÇÃO FRANÇA, premiado em 1972 com o Oscar de melhor diretor, e com o Globo de Ouro de Melhor Filme, diretor e ator, o cineasta estado-unidense William Friedkin, é um dos convidados homenageados da 40ª Mostra, com o prêmio Leon Cakoff. Diretor também do clássico de horror O EXORCISTA (1973), William Friedkin fará uma masterclass no Cinearte, no dia 22 de outubro, após a apresentação especial do filme OPERAÇÃO FRANÇA, programado para as 18h.
Na sequência, haverá a exibição especial de O EXORCISTA; o filme, embora seja um dos maiores clássicos de terror do cinema, não foi produzido para ser de gênero e foi o primeiro de terror indicado ao Oscar na categoria Melhor Filme.
Mais cinco títulos do diretor serão exibidos na 40ª. MOSTRA:
- O COMBOIO DO MEDO (1977)
- PARCEIROS DA NOITE (1980)
- VIVER E MORRER EM LOS ANGELES (1985)
- POSSUÍDOS (2006)
- KILLER JOE – MATADOR DE ALUGUEL (2011)
APRESENTAÇÕES ESPECIAIS |
- BETTE GORDON
A 40ª Mostra, traz a São Paulo a produção independente, feminista, sensível e sutil da cineasta Bette Gordon, nascida nos Estados Unidos em 1950. Pioneira no cinema americano independente dirigiu filmes como VARIETY (1984, exibido na 9ª Mostra), e HANDSOME HARRY (2009), que junto com seu novo filme, O AFOGAMENTO, estão na programação da 40ª. Mostra. A diretora integra o Júri Internacional da 40ª Mostra.
- HOMENAGEM A ANTONIO PITANGA
O ator Antonio Pitanga será homenageado com O Prêmio Leon Cakoff e com a exibição do documentário PITANGA, de Beto Brant e Camila Pitanga. Sessões dos clássicos BARRAVENTO (1962), de Glauber Rocha, e A GRANDE CIDADE (1964), de Cacá Diegues, completam a homenagem ao ator de mais de 60 filmes, que se destacou no Cinema Novo. A entrega do prêmio será feita logo após a exibição do filme no dia 22 de outubro, no Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca, às 19h.
- HOMENAGEM A JOSÉ CARLOS AVELLAR
Em parceria com o IMS – Instituto Moreira Salles, a Mostra presta homenagem póstuma ao escritor e crítico de cinema José Carlos Avellar, com a exibição dos curtas IMPROVÁVEL ENCONTRO, de Lauro Escorel e O CLIQUE ÚNICO DE ASSIS HORTA, de Jorge Bodanzky. Após a sessão dos filmes, haverá debate com Lauro Escorel e Bárbara Rangel na programação da Semana ABC, dia 24/10 às 20h, na Cinemateca Brasileira. A homenagem se estende com o lançamento do livro “PAI PAÍS, MÃE PÁTRIA”, de José Carlos Avellar.
- VINICIUS DE MORAES, UM RAPAZ DE FAMÍLIA
A exibição de cópia restaurada pelo IMS, do documentário VINICIUS DE MORAES, UM RAPAZ DE FAMÍLIA, dirigido por Susana de Moraes, homenageia pai e filha. A edição do livro do poeta, O CINEMA DOS MEUS OLHOS, DE VINICIUS DE MORAES, organizada por Carlos Augusto Calil traz novos textos de Vinicius sobre o cinema, seus grandes diretores e as grandes estrelas; o lançamento será no dia 21/10, na Livraria Blooks, logo após a exibição do longa.
- COLEÇÃO ALOYSIO RAULINO
Em parceria com a Cinemateca Brasileira e o CTAv, a 40ª Mostra realiza o lançamento da COLEÇÃO ALOYSIO RAULINO, um box de quatro DVDs que contém todos os curtas dirigidos pelo cineasta e fotógrafo carioca. O lançamento do DVD acontece na Cinemateca Brasileira, no dia 27 de outubro, às 19 horas. Na ocasião, a Mostra exibe o Programa Curtas Raulino, que apresenta a produção completa do diretor nos anos 70: os curtas O PORTO DE SANTOS; O TIGRE E A GAZELA; TEREMOS INFÂNCIA; JARDIM NOVA BAHIA; ARRASTA A BANDEIRA COLORIDA; LACRIMOSA E TARUMÃ, restaurados pela Cinemateca Brasileira.
MOSTRA BRASIL |
A 40ª Mostra vai exibir 60 títulos brasileiros incluídos nas seçõesApresentação Especial, Competição Novos Diretores e Perspectiva Internacional. Os filmes que estão na Perspectiva Internacional são inéditos na cidade de São Paulo, e os que fazem parte daCompetição Novos diretores farão sua primeira exibição pública no país, dentro do evento. Os títulos da competição concorrem ao prêmio Bandeira Paulista de Melhor Filme, dado pelo Júri Internacional da 40ª Mostra. Entretanto, todos os brasileiros da Perspectiva Internacional e da Competição Novos diretores concorrem ao Prêmio do Público da Mostra, que inclui o Troféu Bandeira Paulista de Melhor Filme Brasileiro.
(Lista completa dos títulos brasileiros ao final do release)
- SELEÇÃO LATINO-AMERICANA
Esta edição da Mostra conta com uma seleção de 22 títulos produzidos por países latino-americanos, como Argentina, México, Colômbia, Venezuela e Chile, dos quais oito diretores estreantes foram premiados internacionalmente. Esses e outros países também figuram em outras coproduções, inclusive premiados, como o equatoriano ALBA, de Ana Cristina Barragan, vencedor do Prêmio Lions em Rotterdam 2016 e o chileno LAS PLANTAS, de Roberto Doveris – Urso de Cristal no Festival de Berlim 2016, outorgado pelo júri jovem do evento. A Mostra destaca ainda o recente trabalho do diretor chileno Alejandro Jodorowsky, com POESIA SEM FIM.
(Lista completa ao final do release)
LANÇAMENTO DE LIVROS |
- O CINEMA DOS MEUS OLHOS – NOVA EDIÇÃO
Organizada pelo crítico Carlos Augusto Calil, esta nova edição do livro O Cinema dos Meus Olhos, de Vinicius de Moraes, lançado pela editora Companhia das Letras, traz novos textos do poeta sobre o cinema e seus grandes diretores e estrelas. Líricos, por vezes críticos, os escritos cinematográficos de Vinicius continuam um convite ao prazer das telas. Dia 21/10, às 21h, na Livraria Blooks (Shopping Frei Caneca).
- CINEMA JAPONÊS – FILMES.HISTÓRIAS.DIRETORES
CINEMA JAPONÊS – FILMES.HISTÓRIAS.DIRETORES, de João Lanari Bo, lançamento da editora Giostre, aborda o cinema que estourou no país-arquipélago, propondo uma navegação, no sentido digital do termo, no imenso patrimônio audiovisual daquele país. João Lanari Bo é professor de cinema da Universidade de Brasília (UnB) e quando residiu em Tóquio teve a oportunidade de se aprofundar na cultura e no cinema japonês ao frequentar o cineclube animado por Donald Richie, no “Deluxe”, de Roppongi. O lançamento acontece dia 23/10, domingo, às 16h, na Livraria Blooks (Shopping Frei Caneca).
- LIVRO “PAI PAÍS, MÃE PÁTRIA”
Como parte das homenagens à José Carlos Avellar e da Sessão ABC, será lançado através do IMS, dia 24 de outubro, o livro “PAI PAÍS, MÃE PÁTRIA”, do crítico de cinema falecido em março deste ano, José Carlos Avellar. No projeto que o autor deixou pronto, há apresentações das relações familiares e os traços individuais dos personagens protagonistas na fotografia de filmes de sucesso brasileiros, como Abril despedaçado ou Central do Brasil.
- LIVRO DA ABRACCINE
O livro “100 MELHORES FILMES BRASILEIROS“, editado pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) em parceria com o Canal Brasil e a Editora Letramento, será lançado durante a 40ª Mostra, no dia 28 de outubro, a partir das 19h, na livraria Blooks (Shopping Frei Caneca), com a presença de vários autores. Em formato de livro de arte, a publicação reúne textos de 100 críticos e estudiosos de cinema em atividade sobre os filmes que mais se destacaram na história de nossa cinematografia.
ENCERRAMENTO – EXIBIÇÃO AO AR LIVRE |
Pela primeira vez, a tradicional projeção ao ar livre que a Mostra realiza anualmente no Parque Ibirapuera será no encerramento do evento, dia 2/11, às 20h, com a exibição da cópia restaurada de “A GENERAL” (1926), de Buster Keaton e Clyde Bruckman. A apresentação, que será precedida pela cerimônia de premiação desta edição do evento, fará a estreia mundial da nova trilha sonora do filme, de autoria do maestro americano Robert Israel, que virá ao Brasil para reger a Orquestra Heliópolis.
Considerado por Orson Welles “a melhor comédia que já foi feita, o melhor filme sobre a Guerra Civil que já foi feito e talvez o melhor filme que já foi feito”, o mais famoso filme de Buster Keaton conta a história de Johnnie – interpretado pelo próprio Keaton – e sua locomotiva, que recebe o nome de The General, e é a sua grande paixão, junto com a bela Annabelle Lee. Ao ser recusado como combatente da Guerra Civil Americana, sua família e sua amada passam a considerá-lo um covarde por não lutar. Até que a locomotiva e Annabelle são raptadas por espiões da União, e Johnnie terá que resgatá-las, numa aventura movimentada, excitante e divertida através da ferrovia.
- ROBERT ISRAEL (maestro e compositor)
Nasceu em Los Angeles, EUA, em 1963. Fez sua estreia profissional aos 18 anos de idade, poucos meses após iniciar os estudos formais de piano e órgão. Em suas mais de três décadas de carreira, apresentou-se em diversos locais, como a Galeria Nacional de Arte, em Washington, o Museu d’Orsay, em Paris, e a praça Maggiore, em Bolonha. Além de performances ao vivo como maestro, ele compõe trilhas sonoras para filmes mudos, como Fantasma (1922), de F.W. Murnau, Marinheiro por Descuido (1924), de Donald Crisp e Buster Keaton, Dois Cavaleiros Árabes (1927), de Lewis Milestone, e Esta Vida É uma Comédia (1928), de Frank Capra. Israel ainda criou canções para obras televisivas, como o curta Chaplin Hoje: O Circo (1928), de François Ede, e a série Biografias, do canal A&E. Ele também viaja pelo mundo palestrando sobre música e imagem em movimento.
- ORQUESTRA SINFÔNICA HELIÓPOLIS – INSTITUTO BACCARELLI
O Instituto Baccarelli, que tem o patrocínio da Petrobras, foi criado em 1996 pelo maestro Silvio Baccarelli. Para ajudar as vítimas de um incêndio em Heliópolis, ele procurou uma escola pública da comunidade e se propôs a ensinar música a 36 crianças e adolescentes. No início, as aulas ocorreram em seu próprio imóvel, o Auditório Baccarelli, na Vila Mariana. Em 2005, o instituto foi transferido para Heliópolis e hoje recebe cerca de 1,3 mil crianças e jovens.
Apresentou-se em importantes palcos como Sala São Paulo, Theatros Municipais de São Paulo e do Rio de Janeiro, Gasteig (Alemanha) e Muziekgebouw (Holanda), além de ter participado de eventos como o Festival Beethoven (Bonn, Alemanha), o concerto para o papa Bento 16, na Catedral da Sé, e o Rock in Rio, com Mike Patton.
A Petrobras, patrocinadora da 40ª. Mostra e do Instituto Baccarelli, facilitou a parceria entre os dois projetos para viabilizar a apresentação da Orquestra Sinfônica Heliópolis no acompanhamento da exibição aberta de “A GENERAL”, na área externa do Auditório Ibirapuera.
MEMÓRIAS DO CINEMA |
Há nove anos na programação da Mostra – até então Os Filmes da Minha Vida –, o evento reúne depoimentos de artistas e personalidades sobre os filmes que exerceram alguma influência em suas vidas, acentuando-se mais o aspecto emocional do que técnico ou intelectual dessas produções. O livro que reúne depoimentos de 2015 e 2016 será lançado na próxima edição da Mostra. Para este ano estão confirmadas, até o momento, as presenças de FLÁVIO TAMBELLINI, ELIANE CAFFÉ, JEFFERSON DE, ANTONIO PITANGA, GUILHERME WEBER, CRISTINA AMARAL e CARLOS HELÍ DE ALMEIDA.
VÃO-LIVRE DO MASP |
Tradicional na programação da Mostra, as exibições no vão livre do MASP deste ano irão apresentar ao público uma seleção especial de cinco filmes da lista pessoal de Paulo Emílio Sales Gomes no Vão Livre do Masp – em 35mm com legendas – em homenagem ao centenário do crítico e professor – referência incontornável no campo dos estudos e da crítica de cinema no país.
O títulos exibidos serão: O ATALANTE, de Jean Vigo (1934), A GRANDE ILUSÃO, de Jean Renoir (1937), NOITES DE CABÍRIA, de Federico Fellini (1957), O PAGADOR DE PROMESSAS, de Anselmo Duarte(1962), e O BATEDOR DE CARTEIRAS, de Aluizio T. de Carvalho (1958).
ITINERÂNCIA SESC DA MOSTRA EM 11 CIDADES DO INTERIOR PAULISTA |
Já tradicional dentre os eventos que se desdobram no ensejo da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, a Itinerância Sesc da Mostra, chega a esta 40ª edição com a exibição de títulos selecionados entre as obras que integram a programação de 2016. Os filmes serão exibidos em 11 unidades: Araraquara, Bauru, Campinas, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Preto, Santos, São Carlos, São José dos Campos e Sorocaba, de 15 de novembro a 18 de dezembro de 2016.
- SELEÇÃO DA MOSTRA EM CAMPINAS
Com o patrocínio da CPFL e pelo segundo ano consecutivo, a Mostra vai apresentar em Campinas, exibições de filmes que estão na programação desta 40ª edição. As sessões serão simultâneas à programação do evento e acontecem no espaço CPFL Cultura – Auditório Umuarama, nos dias 27, 29, 30 e 31 de outubro, totalizando 10 exibições no local.
SELEÇÃO DA MOSTRA NO RIO DE JANEIRO |
Com o patrocínio da Petrobras, pelo segundo ano consecutivo a Mostra chega também ao Rio de Janeiro, com uma seleção de títulos que fazem parte da programação desta 40ª edição. As exibições ocorrerão no início de novembro, no Espaço Itaú de Cinema Botafogo.
CONVIDADOS |
Marco Bellochio, diretor; William Friedkin, diretor; Joel Saracho, atorCANÇÃO PARA UM DOLOROSO MISTÉRIO; Lukas Rinner, diretor OS DECENTES; Maria Aparicio, diretora AS RUAS; Martin Mejia, diretor NASCIMENTO; Miguel Nunes, ator CARTAS DA GUERRA; Nicolas Klotz, diretor MATA ATLÂNTICA e SEXTA-FEIRA 13; Olaf Kraemer, diretor 5 MULHERES; Philippe van Hissenhoven, diretor MAMÁ; Saba Kazemi, diretor MAAT; Xiaobin Zhang, atriz FUTURO PERFEITO;Jarkko Lahti, ator O DIA MAIS FELIZ DA VIDA DE OLLI MÄKI; João Botelho, diretor O CINEMA, MANOEL DE OLIVEIRA E EU; Sérgio Tréfaut, diretor TREBLINKA; Gabe Klinger, diretor PORTO são os nomes confirmados até o momento, além dos que compõem o júri desta edição.
(Informações sobre o júri ao final do release)
PRÊMIO LEON CAKOFF E PRÊMIO HUMANIDADE |
Nesta 40ª Mostra, Marco Bellocchio será homenageado pelo evento com o Prêmio Leon Cakoff e a apresentação do longa BELOS SONHOS, que abriu a Quinzena de Realizadores do Festival de Cannes 2016. Mantendo-se fiel ao seu cinema e sem fazer concessões, Bellocchiochega aos seus mais de meio século de carreira na plenitude do vigor estético e discursivo.
O ator Antonio Pitanga também ganha homenagem do evento com o Prêmio Leon Cakoff, além da exibição do documentário PITANGA, de Beto Brant, e de dois filmes protagonizados por ele (BARRAVENTO e A GRANDE CIDADE).
Já o tradicional Prêmio Humanidade da 40ª. Mostra, que o evento outorga todo ano a um diretor cuja obra reflete questões humanísticas, será destinado ao cineasta Andrzej Wajda, que ganha uma retrospectiva especial, dentro do Foco Polônia.
EXIBIÇÕES CIRCUITO Spcine DE CINEMA |
Dando continuidade à parceria com o circuito Spcine a programação da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo se estende às salas distantes do centro expandido, inauguradas este ano pela Secretaria Municipal de Cultura. Os títulos selecionados pela 40ª. Mostra têm classificação indicativa livre e pretendem estimular o público a participar das manifestações culturais que acontecem na cidade, cumprindo seu objetivo de atrair novas plateias. As exibições ocorrerão no Spcine Olido, Spcine Paulo Emilio – CCSP, Spcine Lima Barreto – CCSP, Spcine Aricanduva, Spcine Butantã, Spcine Caminho do Mar, Spcine Feitiço da Vila, Spcine Jaçanã, Spcine Jambeiro, Spcine Meninos, Spcine Parque Veredas, Spcine Paz, Spcine Perus, Spcine Quinta do Sol, Spcine São Rafael, Spcine Três Lagos, Spcine Vila Atlântica, Spcine Vila do Sol.
BRICS |
A Universidade de Leeds (Inglaterra), em parceria com o Instituto Iniciativa Cultural e a Spcine, vai realizar dentro da programação da 40ª. Mostra, o seminário internacional Cinema, Soft Power e os BRICS (Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul). Pesquisadores, gestores e realizadores vão debater as iniciativas de cooperação com o objetivo de aproximar as iniciativas e impulsionar as políticas públicas entre os países e assim estimular o intercâmbio econômico e criativo.
Inscrições gratuitas para o dia 27/10:goo.gl/forms/4hSsC8wBnmQeng7q2
PREMIAÇÃO |
Após serem exibidos na 40ª Mostra, os filmes da seção Competição Novos Diretores mais votados pelo público serão submetidos ao Júri Internacional, que escolherá os vencedores do Troféu Bandeira Paulista (uma criação da artista plástica Tomie Ohtake) nas categorias melhor filme de ficção, melhor documentário e outras categorias que o júri desejar.
Além dos prêmios outorgados pelo Júri Internacional, há a premiação do público, que escolhe, entre os estrangeiros, o melhor filme de ficção e o melhor documentário, e os melhores brasileiros nas duas categorias.
- PRÊMIO Spcine para o Cinema Brasileiro (R$ 50 mil) – Nesta 40ª. edição da Mostra, a Spcine – Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo premiará a melhor ficção com R$ 35 mil e o melhor documentário receberá R$ 15 mil. Os filmes serão escolhidos pelo público da Mostra.
- PRÊMIO ABRACCINE – Desde 2012, um júri indicado Associação Brasileira de Críticos de Cinema, escolhe o melhor filme brasileiro exibido na Mostra, que não tenha sido premiado em outros festivais.
PAÍSES PARTICIPANTES |
A40ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, conta com uma grande variedade de produções, vindas de 50 países: ÁFRICA DO SUL, ALEMANHA, ARGÉLIA, ARGENTINA, AUSTRÁLIA, ÁUSTRIA, BAHAMAS, BÉLGICA, BÓSNIA-HERZEGOVINA, BRASIL, BULGÁRIA, CANADÁ, CAZAQUISTÃO, CHILE, CHINA, COLÔMBIA, CORÉIA DO SUL, CROÁCIA, DINAMARCA, EQUADOR, ESPANHA, EUA, FILIPINAS, FINLÂNDIA, FRANÇA, GRÉCIA, HOLANDA, ÍNDIA, IRÃ, ITÁLIA, JAPÃO, LÍBANO, MALÁSIA, MARROCOS, MÉXICO, PERU, POLÔNIA, PORTUGAL, REINO UNIDO, REPÚBLICA TCHECA, ROMÊNIA, RÚSSIA, SÉRVIA, SÍRIA, SUÉCIA, SUÍÇA, TAIWAN, TUNÍSIA, TURQUIA, VENEZUELA.
CENTRAL DA 40ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA – CONJUNTO NACIONAL |
FUNCIONAMENTO
INFORMAÇÕES: De 10 a 14/10, das 12h às 18h
VENDAS: De 15/10 a 02/11, das 11h às 21h
CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA E CONVIDADOS: A partir de 17/10, das 11:00 as 21:00
A emissão de credenciais obedece a um sistema único de atendimento, por ordem de chegada.
Endereço: Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073, (em frente ao Cinearte).
VALORES DE PERMANENTES, PACOTES PROMOCIONAIS E INGRESSOS INDIVIDUAIS 2015
PERMANENTES E PACOTES PROMOCIONAIS
Permanente Integral – R$ 460,00
Permanente Integral Folha (15% de desconto para o titular da assinatura, mediante apresentação da carteirinha de assinante) – R$ 391,00
Permanente Especial (para sessões de 2ª a 6ª feira até às 17:55h, inclusive, não contempla finais de semana nem sessões noturnas) – R$ 107,00
Permanente Especial Folha (15% de desconto para o titular da assinatura para sessões de 2ª a 6ª feira até às 17:55h, inclusive, não contempla finais de semana nem sessões noturnas) – R$ 90,95
Pacote de 40 ingressos – R$ 340,00
Pacote de 20 ingressos – R$ 200,00
*O desconto de 15% da Folha é válido somente para o assinante titular, pessoa física.
* Desconto de 50% na compra de até dois ingressos por sessão de filme da Mostra na bilheteria dos cinemas, para a força de trabalho do sistema Petrobras (devidamente identificada com crachá funcional) e para Titulares do Cartão Petrobras (mediante apresentação do mesmo).
INGRESSOS INDIVIDUAIS
Segundas, terças, quartas e quintas: R$ 18,00 (inteira) / R$ 9,00 (meia).
Sextas, Sábados e Domingos: R$ 22,00 (inteira) / R$ 11,00 (meia).
* Para adquirir ingressos no dia da sessão, somente nas salas de cinema.
* A Central da Mostra não vende ingressos avulsos, apenas os pacotes.
VENDAS PELA INTERNET
No site Ingresso.com, o ingresso poderá ser adquirido com antecedência de três dias a um dia, da sessão.
CIRCUITO |
A programação da 40ª Mostra Internacional de Cinema ocorrerá em 42 salas de 35 locais de exibição: Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer (Área Externa), Cine Caixa Belas Artes, CineArte (sala 1 e 2), Cinemark Cidade de São Paulo, Cinemateca Brasileira – BNDES, Cinesala,CineSesc, Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca (salas 1, 2, 3, 5, 6), Espaço Itaú de Cinema – Augusta (sala 1 e 4), Itaú Cultural, MIS, Reserva Cultural, Spcine Olido, Spcine Paulo Emilio – CCSP, Spcine Lima Barreto – CCSP.
CIRCUITO GRATUITO: Instituto CPFL – Sala Umuarama (Campinas), Sesc Belenzinho, Sesc Campo Limpo, Sesc Osasco, Spcine Aricanduva, Spcine Butantã, Spcine Caminho do Mar, Spcine Feitiço da Vila,Spcine Jaçanã, Spcine Jambeiro, Spcine Meninos, Spcine Parque Veredas, Spcine Paz, Spcine Perus, Spcine Quinta do Sol, Spcine São Rafael, Spcine Três Lagos, Spcine Vila Atlântica, Spcine Vila do Sol,MASP (Vão Livre), CINUSP – Auditório CTR – ECA USP.
JÚRI |
- Lita Stantic
Nasceu na Argentina em 1942. Produtora, é uma das responsáveis pelo florescimento do Novo Cinema Argentino, movimento de renovação cinematográfica que surgiu no país no final da década de 1990. Iniciou a carreira em 1965 dirigindo dois curtas, El Bombero Está Triste y Llora e Un Día…. Em 1968, começou a assinar a produção de longas-metragens, atividade que exerce até os dias de hoje. Entre os filmes que produziu estão obras como Camila: O Símbolo de uma Mulher Apaixonada (1984, 9ª Mostra), de María Luisa Bemberg; A Menina Santa (2004, 28ª Mostra), de Lucrecia Martel; Habi, a Estrangeira (2013, 37ª Mostra), de María Florencia Álvarez, e Paulina (2015, 39ª Mostra), de Santiago Mitre. Também é diretora do longa Un Muro de Silencio (1993).
- Vasco Pimentel
Nasceu em Lisboa, Portugal, em 1957. Estudou piano, violino e composição no Conservatório Nacional de Lisboa, e cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. É colaborador regular do Teatro da Cornucópia como diretor musical e sound designer. Desde 1979 trabalhou como foley, diretor de som, misturador de som e montador em mais de 130 filmes, entre eles: Visita ou Memórias e Confissões (1982, 39ª Mostra), de Manoel de Oliveira, Capitães de Abril (2000), de Maria de Medeiros, Prêmio de Melhor Filme do Júri na 24ª Mostra, A Religiosa Portuguesa (2009, 32ª Mostra), de Eugène Green e a trilogia As Mil e uma Noites (2015, 39ª Mostra), de Miguel Gomes. Também codirigiu com Kiluanje Liberdade e Inês Gonçalves o documentário Outros Bairros (1998) e codirigiu com Inês Gonçalves o média-metragem documental Pátria Incerta (2006).
- Nicolas Klotz
Nasceu em Paris, França, em 1954. Um dos fundadores do grupo de teatro Reptile Cambrioleur, iniciou sua carreira em 1987 como diretor de documentários musicais. Junto com Elisabeth Perceval, realizou importantes curtas-metragens, vídeos, documentários e instalações cinematográficas, por meio dos quais desenvolvem um cinema que questiona tanto a forma cinematográfica quanto as transformações contemporâneas. Como cineasta, fez longas-metragens como A Noite Sagrada (1993), Pária (2000), Nus (2004), A Ferida (2004), A Questão Humana (2007) e Low Life (2011), todos exibidos na Mostra. Nicolas Klotz fará uma masterclass no dia 26 de outubro, no Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca, após a exibição de seus mais recentes filmes, Mata Atlântica (2016) e SEXTA-FEIRA 13 (Friday The 13th).
- Jeferson De
Nasceu em 1969. Formado em cinema pela ECA-USP, seu trabalho e estudo são voltados para a causa negra. Em 2005, publicou o livro Dogma Feijoada – O Cinema Negro Brasileiro. Na televisão, produziu programas como Brasil Total e Central da Periferia, ambos exibidos na TV Globo, e dirigiu séries como Pedro & Bianca (2013, TV Cultura) e Condomínio Jaqueline (2014, FOX). Também apresenta Mais Direitos, Mais Humanos na TV Brasil. Dirigiu, entre outros, os curtas Carolina (2003), Narciso Rap (2004) e Jonas Só Mais Um (2007). Bróder (2010, 34ª Mostra), seu primeiro longa-metragem, foi exibido no Festival de Berlim. Também assinou a direção de O Amuleto (2015).
- Bette Gordon
Nasceu nos Estados Unidos em 1950. Pioneira no cinema americano independente e uma das cineastas mais notáveis reveladas pelo movimento No Wave nos anos 1980, em Nova York, ela é conhecida por explorar temas ligados à sexualidade, à violência e ao poder. Dirigiu filmes como Variety (1984, 9ª Mostra), o segmento Greed, do longa-metragem Seven Women Seven Sins (1986), Luminous Motion (2000) e Handsome Harry (2010). Sua obra faz parte da coleção permanente de instituições como o Whitney Museum, o Instituto Britânico de Cinema, o Centro Georges Pompidou e o MoMa. Parte de seu trabalho, incluindo seu longa mais recente, The Drowning, será exibido na 40ª mostra.
- Peter Brosens
Nasceu na Bélgica em 1962. Ao longo de 25 anos, construiu uma significativa trajetória como produtor, diretor e roteirista independente. Formado em geografia, especializou-se em antropologia, o que o levou a trabalhar no Equador, onde realizou o curta El Camino del Tiempo (1992). Dirigiu os documentários City of the Steppes (1994), O Estado do Cão (1998, 22ª Mostra) e Poets of Mongolia (1998) —que fazem parte da chamada “trilogia Mongólia”—, além dos longas de ficção Khadak (2006, 30ª Mostra), Altiplano (2009, 32ª Mostra) e A Quinta Estação (2012). Nesta 40ª Mostra, integra o Júri e exibe seu mais recente filme, O Rei dos Belgas, realizado em parceria com Jessica Woodworth.
APRESENTAÇÃO ESPECIAL | |||||
TITULO PORTUGUÊS | TITULO ORIGINAL | DIRETOR | ANO | PAISES | |
1 | A BELA QUE DORME | BELLA ADDORMENTATA | Marco Bellocchio | 2012 | ITÁLIA, FRANÇA |
2 | A CHINA ESTÁ PRÓXIMA | LA CINA È VICINA | Marco Bellocchio | 1967 | ITÁLIA |
3 | A GENERAL | THE GENERAL | Clyde Bruckman, Buster Keaton | 1926 | EUA |
4 | A GRANDE CIDADE | A GRANDE CIDADE | Cacá Diegues | 1966 | BRASIL |
5 | A GRANDE ILUSÃO | LA GRANDE ILLUSION | Jean Renoir | 1937 | FRANÇA |
6 | A HORA DA RELIGIÃO | L’ORA DI RELIGIONE (IL SORRISO DI MIA MADRE) | Marco Bellocchio | 2002 | ITÁLIA |
7 | ANIMAIS NOTURNOS | NOCTURNAL ANIMALS | Tom Ford | 2016 | EUA, REINO UNIDO |
8 | ARRASTA A BANDEIRA COLORIDA | ARRASTA A BANDEIRA COLORIDA | Aloysio Raulino, Luna Alkalay | 1970 | BRASIL |
9 | BARRAVENTO | BARRAVENTO | Glauber Rocha | 1961 | BRASIL |
10 | BICKELS [SOCIALISM] | BICKELS [SOCIALISM] | Heinz Emigholz | 2015 | |
11 | BOM DIA, NOITE | BUONGIORNO, NOTTE | Marco Bellocchio | 2003 | ITÁLIA |
12 | DAUNBAILÓ | DOWN BY LAW | Jim Jarmusch | 1986 | EUA |
13 | DE PUNHOS CERRADOS | I PUGNI IN TASCA | Marco Bellocchio | 1965 | ITÁLIA |
14 | DIABO NO CORPO | IL DIAVOLO IN CORPO | Marco Bellocchio | 1986 | ITÁLIA, FRANÇA |
15 | ESTRANHOS NO PARAÍSO | STRANGER THAN PARADISE | Jim Jarmusch | 1984 | EUA, ALEMANHA |
16 | FÉRIAS PERMANENTES | PERMANENT VACATION | Jim Jarmusch | 1980 | EUA |
17 | GENCO, O TERRORISTA | GENCO TERORIST | Esin Tepe | 2016 | TURQUIA, BÉLGICA |
18 | GÓRGONA | GÓRGONA | Pedro Jezler, Fábio Furtado | 2016 | BRASIL |
19 | HANDSOME HARRY | HANDSOME HARRY | Bette Gordon | 2009 | EUA |
20 | IMAGO | IMAGO | Raymund Ribay Gutierrez | 2016 | FILIPINAS |
21 | IMPROVÁVEL ENCONTRO | IMPROVÁVEL ENCONTRO | Lauro Escorel | 2016 | BRASIL |
22 | INTRUSA | LA BALIA | Marco Bellocchio | 1999 | ITÁLIA |
23 | IRMÃS JAMAIS | SORELLE MAI | Marco Bellocchio | 2010 | ITÁLIA |
24 | JARDIM NOVA BAHIA | JARDIM NOVA BAHIA | Aloysio Raulino | 1971 | BRASIL |
25 | KILLER JOE – MATADOR DE ALUGUEL | KILLER JOE | William Friedkin | 2011 | EUA |
26 | LACRIMOSA | LACRIMOSA | Aloysio Raulino, Luna Alkalay | 1970 | BRASIL |
27 | LÚCIO FLÁVIO, O PASSAGEIRO DA AGONIA | LÚCIO FLÁVIO, O PASSAGEIRO DA AGONIA | Hector Babenco | 1976 | BRASIL |
28 | MATA ATLÂNTICA | MATA ATLÂNTICA | Nicolas Klotz, Élisabeth Perceval | 2016 | BRASIL, FRANÇA |
29 | ME LEVE PRA CASA | TAKE ME HOME | Abbas Kiarostami | 2016 | IRÃ |
30 | NOITES DE CABÍRIA | LE NOTTI DI CABIRIA | Federico Fellini | 1957 | ITÁLIA, FRANÇA |
31 | O ATALANTE | L’ATALANTE | Jean Vigo | 1934 | FRANÇA |
32 | O BATEDOR DE CARTEIRAS | O BATEDOR DE CARTEIRAS | Aluizio T. de Carvalho | 1958 | BRASIL |
33 | O CLIQUE ÚNICO DE ASSIS HORTA | O CLIQUE ÚNICO DE ASSIS HORTA | Jorge Bodanzky | 2015 | BRASIL |
34 | O COMBOIO DO MEDO | SORCERER | William Friedkin | 1977 | EUA |
35 | O EXORCISTA | THE EXORCIST | William Friedkin | 1973 | EUA |
36 | O NASCIMENTO DE UMA NAÇÃO | THE BIRTH OF A NATION | Nate Parker | 2016 | EUA |
37 | O PAGADOR DE PROMESSAS | O PAGADOR DE PROMESSAS | Anselmo Duarte | 1962 | BRASIL |
38 | O PORTO DE SANTOS | O PORTO DE SANTOS | Aloysio Raulino | 1978 | BRASIL |
39 | O QUARTO HOMEM | DE VIERDE MAN | Paul Verhoeven | 1983 | HOLANDA |
40 | O TIGRE E A GAZELA | O TIGRE E A GAZELA | Aloysio Raulino | 1977 | BRASIL |
41 | OPERAÇÃO FRANÇA | THE FRENCH CONNECTION | William Friedkin | 1971 | EUA |
42 | OS HEDONISTAS | THE HEDONISTS | Jia Zhang-ke | 2016 | CHINA |
43 | PARCEIROS DA NOITE | CRUISING | William Friedkin | 1980 | EUA, ALEMANHA |
44 | PERSONA | PERSONA | Ingmar Bergman | 1966 | SUÉCIA |
45 | POSSUÍDOS | BUG | William Friedkin | 2006 | EUA |
46 | SANGUE DO MEU SANGUE | SANGUE DEL MIO SANGUE | Marco Bellocchio | 2015 | ITÁLIA, FRANÇA, SUÍÇA |
47 | SEXTA-FEIRA 13 | VENDREDI 13 | Nicolas Klotz, Élisabeth Perceval | 2016 | FRANÇA |
48 | TARUMÃ | TARUMÃ | Aloysio Raulino,Guilherme Lisboa,Mario Kuperman,Romeu Quinto | 1975 | BRASIL |
49 | TEREMOS INFÂNCIA | TEREMOS INFÂNCIA | Aloysio Raulino | 1974 | BRASIL |
50 | THE YOUNG POPE | THE YOUNG POPE | Paolo Sorrentino | 2016 | ITÁLIA, REINO UNIDO, ALEMANHA, IRLANDA, ÁUSTRIA |
51 | Um Homem a Mais | L’UOMO IN PIÙ | Paolo Sorrentino | 2001 | ITÁLIA |
52 | VARIETY | VARIETY | Bette Gordon | 1983 | EUA |
53 | VENCER | VINCERE | Marco Bellocchio | 2009 | ITÁLIA |
54 | VINICIUS DE MORAES, UM RAPAZ DE FAMÍLIA | VINICIUS DE MORAES, UM RAPAZ DE FAMÍLIA | Susana Moraes | 1983 | BRASIL |
55 | VIVER E MORRER EM LOS ANGELES | TO LIVE AND DIE IN L.A. | William Friedkin | 1985 | EUA |
COMPETIÇÃO NOVOS DIRETORES | |||||
TITULO PORTUGUÊS | TITULO INGLÊS | DIRETOR | ANO | PAISES | |
1 | 24 SEMANAS | 24 WOCHEN | Anne Zohra Berrached | 2016 | ALEMANHA |
2 | 5 MULHERES | 5 FRAUEN | Olaf Kraemer | 2016 | ALEMANHA |
3 | A Atração | CÓRKI DANCINGU | Agnieszka Smoczynska | 2015 | POLÔNIA |
4 | A BOA ESPOSA | DOBRA ZENA | Mirjana Karanovic | 2016 | SÉRVIA, BÓSNIA-HERZEGOVINA, CROÁCIA |
5 | A CAUSA E A SOMBRA | A Causa e a Sombra | Tiago Afonso | 2015 | PORTUGAL |
6 | A HISTÓRIA INATINGÍVEL | THE UNATTAINABLE STORY | Emilia Ferreira | 2016 | EUA |
7 | A MENINA SEM MÃOS | LA JEUNE FILLE SANS MAINS | Sébastien Laudenbach | 2016 | FRANÇA |
8 | A ÚLTIMA FAMÍLIA | OSTATNIA RODZINA | Jan P. Matuszynski | 2016 | POLÔNIA |
9 | ALBA | ALBA | Ana Cristina Barragan | 2016 | EQUADOR, MÉXICO, GRÉCIA |
10 | ALOYS | ALOYS | Tobias Nölle | 2016 | SUÍÇA, FRANÇA |
11 | AMOR E OUTRAS CATÁSTROFES | Kærlighed og andre Katastrofer | Sofie Stougaard | 2016 | DINAMARCA |
12 | ARANHA VERMELHA | Czerwony pajak | Marcin Koszalka | 2015 | POLÔNIA, REPÚBLICA TCHECA, ESLOVÁQUIA |
13 | ARLETTE. A CORAGEM É UM MÚSCULO | ARLETTE. MUT IST EIN MUSKEL. | Florian Hoffmann | 2015 | SUÍÇA, ALEMANHA |
14 | AS ASAS DO MEU PAI | BABAMIN KANATLARI | Kivanc Sezer | 2016 | TURQUIA |
15 | AS RUAS | LAS CALLES | María Aparicio | 2016 | ARGENTINA |
16 | ASCENT | ASCENT | Fiona Tan | 2016 | HOLANDA, JAPÃO |
17 | ATRAVÉS DO MURO | LAAVOR ET HAKIR | Rama Burshtein | 2016 | ISRAEL |
18 | AXÉ: CANTO DO POVO DE UM LUGAR | Axé: Canto do Povo de um Lugar | Chico Kertész | 2016 | BRASIL |
19 | BENCH CINEMA | Cinema Nimkat | Mohammad Rahmanian | 2016 | IRÃ |
20 | BURDEN | BURDEN | Timothy Marrinan, Richard Dewey | 2016 | EUA |
21 | CAMERAPERSON | Cameraperson | Kirsten Johnson | 2016 | EUA |
22 | CANTANDO EM CEMITÉRIOS | SINGING IN GRAVEYARDS | Bradley Liew | 2016 | MALÁSIA, FILIPINAS |
23 | Capoeira, um passo a dois | Capoeira, um passo a dois | Jorge Itapuã | 2016 | BRASIL |
24 | COMA | COMA | Sara Fattahi | 2015 | SÍRIA, LÍBANO |
25 | Como Me Apaixonei Por Eva Ras | Kako Sam Se Zaljubio U Evu Ras | André Gil Mata | 2016 | PORTUGAL, BÓSNIA-HERZEGOVINA |
26 | DAVID LYNCH: A VIDA DE UM ARTISTA | DAVID LYNCH: THE ART LIFE | Rick Barnes, Jon Nguyen, Olivia Neergaard-Holm | 2016 | EUA |
27 | DEPOIS DO AMOR | AFTERLOV | Stergios Paschos | 2016 | GRÉCIA |
28 | DOIS BILHETES DE LOTERIA | DOUÃ LOZURI | Paul Negoescu | 2016 | ROMÊNIA, ESPANHA |
29 | DOLORES | DOLORES | Michael Rösel | 2016 | ALEMANHA |
30 | EDERLY | EDERLY | Piotr Dumala | 2015 | POLÔNIA |
31 | EL AMPARO | EL AMPARO | Rober Calzadilla | 2016 | VENEZUELA |
32 | EL PRIMERO DE LA FAMILIA | EL PRIMERO DE LA FAMILIA | Carlos Leiva | 2016 | CHILE |
33 | ELDORADO XXI | ELDORADO XXI | Salomé Lamas | 2016 | PORTUGAL, FRANCE |
34 | EM OUTRO MOMENTO | ZAMANI DIGAR | Nahid Hassanzadeh | 2016 | IRÃ |
35 | ENCARANDO MEU PRATO | NE GLEDAJ MI U PIJAT | Hana Jusic | 2016 | CROÁCIA |
36 | EU, OLGA HEPNAROVÁ | JÁ, OLGA HEPNAROVÁ | Petr Kazda, Tomás Weinreb | 2016 | REPÚBLICA TCHECA, POLÔNIA, ESLOVÁQUIA, FRANÇA |
37 | EXERCÍCIOS DE MEMÓRIA | EJERCICIOS DE MEMORIA | Paz Encina | 2016 | ARGENTINA, PARAGUAI, FRANÇA, ALEMANHA |
38 | Fica Mais Escuro Antes do Amanhecer | Fica Mais Escuro Antes do Amanhecer | Thiago Luciano | 2016 | BRASIL |
39 | FUTURO PERFEITO | EL FUTURO PERFECTO | Nele Wohlatz | 2016 | ARGENTINA |
40 | GURUMBÉ. CANÇÕES DE SUA MEMÓRIA NEGRA | GURUMBÉ. CANCIONES DE TU MEMORIA NEGRA | Miguel Ángel Rosales | 2016 | ESPANHA |
41 | HAYMATLOZ – EXÍLIO NA TURQUIA | HAYMATLOZ – EXIL IN DER TÜRKEI | Eren Osnoz | 2016 | ALEMANHA |
42 | HEARTSTONE | HJARTASTEINN | Gudmundur Arnar Gudmundsson | 2016 | DINAMARCA, ISLÂNDIA |
43 | HEDI | INHEBBEK HEDI | Mohamed Ben Attia | 2016 | TUNÍSIA, BÉLGICA, FRANÇA |
44 | HER COMPOSITION | HER COMPOSITION | Stephan Littger | 2015 | EUA, ALEMANHA |
45 | HRISTO | HRISTO | Grigor Lefterov, Todor Matsanov | 2016 | BULGÁRIA, ITÁLIA |
46 | IL SOLENGO | IL SOLENGO | Matteo Zoppis, Alessio Rigo de Righi | 2015 | ITÁLIA, ARGENTINA |
47 | IN THE BLOOD | I BLODET | Rasmus Heisterberg | 2016 | DINAMARCA |
48 | IRA | Ira | Jota Aronak | 2015 | ESPANHA |
49 | ISSO QUE CHAMAM AMOR | ESO QUE LLAMAN AMOR | Carlos César Arbeláez | 2016 | COLÔMBIA |
50 | JÁ NÃO É MAIS NOSSA CASA | No Longer Our Homeland | Kristof Gerega | 2016 | ALEMANHA, POLÔNIA |
51 | LA CIÉNAGA ENTRE EL MAR Y LA TIERRA | La Ciénaga entre el Mar y la Tierra | Carlos del Castillo | 2016 | COLÔMBIA |
52 | LIVE CARGO | LIVE CARGO | Logan Sandler | 2016 | BAHAMAS, EUA |
53 | LOBO E OVELHA | WOLF AND SHEEP | Shahrbanoo Sadat | 2016 | DINAMARCA, FRANÇA, SUÉCIA, AFEGANISTÃO |
54 | MAAT | MAAT | Saba Kazemi | 2016 | IRÃ |
55 | MAMÁ | MAMÁ | Philippe van Hissenhoven | 2015 | COLÔMBIA |
56 | MAÑANA A ESTA HORA | Mañana a esta hora | Lina Rodriguez | 2016 | COLÔMBIA, CANADÁ |
57 | MAQUINARIA PANAMERICANA | MAQUINARIA PANAMERICANA | Joaquín del Paso | 2016 | MÉXICO |
58 | MERCADO DE CAPITAIS | EQUITY (Mercado de Capitais) | Meera Menon | 2016 | EUA |
59 | MERCENARY | Mercenaire | Sacha Wolff | 2016 | FRANÇA |
60 | METEOR STREET | METEORSTRASSE | Aline Fischer | 2016 | ALEMANHA |
61 | MIMOSAS | MIMOSAS | Oliver Laxe | 2016 | MARROCOS, ESPANHA, FRANÇA, CATAR |
62 | Muito Romântico | MUITO ROMÂNTICO | Melissa Dullius, Gustavo Jahn | 2016 | BRASIL |
63 | NASCIMENTO | Nacimiento | Martín Mejía | 2015 | COLÔMBIA |
64 | NUNCA VAS A ESTAR SOLO | Nunca vas a estar solo | Alex Anwandter | 2016 | CHILE |
65 | O ANJO FERIDO | RANENYY ANGEL | Emir Baigazin | 2016 | CAZAQUISTÃO, FRANÇA, ALEMANHA |
66 | O DIA MAIS FELIZ DA VIDA DE OLLI MÄKI | HYMYILEVÄ MIES | Juho Kuosmanen | 2016 | FINLÂNDIA |
67 | O FRANCESITO, UM DOCUMENTÁRIO (IM)POSSÍVEL SOBRE ENRIQUE PICHON RIVIÈRE | EL FRANCESITO UN DOCUMENTAL (IM) POSIBLE SOBRE ENRIQUE PICHON RIVIÈRE | Miguel Luis Kohan | 2016 | ARGENTINA |
68 | O FUTURO DA HISTÓRIA | HISTORY’S FUTURE | Fiona Tan | 2016 | HOLANDA |
69 | O QUE RESTOU DA MINHA VIDA | DIE RESTE MEINES LEBENS | Jens Wischnewski | 2016 | ALEMANHA |
70 | O SILÊNCIO DA NOITE É QUE TEM SIDO TESTEMUNHA DAS MINHAS AMARGURAS | O Silêncio da Noite é que tem sido testemunha das minhas amarguras | Petrônio de Lorena | 2016 | BRASIL |
71 | O SONHADOR | EL SOÑADOR | Adrián Saba | 2016 | PERU, FRANÇA |
72 | O SONHO DE MARA’AKAME | El Sueño del Mara’akame | Federico Cecchetti | 2016 | MÉXICO |
73 | O VIOLINISTA | THE VIOLIN PLAYER | Bauddhayan Mukherji | 2016 | ÍNDIA |
74 | OLHANDO PRAS ESTRELAS | Olhando pras Estrelas | Alexandre Peralta | 2016 | BRASIL, EUA, NICARÁGUA |
75 | ONDAS | FALE | Grzegorz Zariczny | 2016 | POLÔNIA |
76 | ONDE ESTÁ ROCKY II? | WHERE IS ROCKY II? | Pierre Bismuth | 2016 | FRANÇA, ALEMANHA, BÉLGICA, ITÁLIA |
77 | OS DECENTES | LOS DECENTES | Lukas Valenta Rinner | 2016 | ÁUSTRIA, CORÉIA DO SUL, ARGENTINA |
78 | OSCURO ANIMAL | OSCURO ANIMAL | Felipe Guerrero | 2016 | COLÔMBIA, ARGENTINA, HOLANDA, ALEMANHA, GRÉCIA |
79 | Porto | Porto | Gabe Klinger | 2016 | EUA, FRANÇA, PORTUGAL |
80 | PROFUNDIDADE DOIS | DUBINA DVA | Ognjen Glavonic | 2016 | SÉRVIA, FRANÇA |
81 | QUARTA-FEIRA | CHAHARSHANBEH | Soroush Mohamadzadeh | 2016 | IRÃ |
82 | QUESTÕES PESSOAIS | OMOR SHAKHSIYA | Maha Haj | 2016 | ISRAEL |
83 | RADIO DREAMS | RADIO DREAMS | Babak Jalali | 2016 | EUA, IRÃ |
84 | RAVING IRAN | Raving Iran | Susanne Regina Meures | 2016 | SUÍÇA |
85 | SAMI BLOOD | Sameblod | Amanda Kernell | 2016 | SUÉCIA |
86 | SEM DEUS | BEZBOG | Ralitza Petrova | 2016 | BULGÁRIA, DINAMARCA, FRANÇA |
87 | SHOT! O MANTRA PSICO-ESPIRITUAL DO ROCK | SHOT! The Psycho-Spiritual Mantra of Rock | Barney Clay | 2016 | EUA, REINO UNIDO |
88 | SOMOS TODOS ESTRANGEIROS | SOMOS TODOS ESTRANGEIROS | Germano Pereira | 2016 | BRASIL, SÍRIA |
89 | SONAR | SONAR | Jean-Philippe Martin | 2016 | BÉLGICA, FRANÇA |
90 | TEMPESTADE DE AREIA | SUFAT CHOL | Elite Zexer | 2016 | ISRAEL |
91 | TEMPO | Tempo | Manuel Valcárcel | 2016 | ESPANHA |
92 | THE STOPOVER | VOIR DU PAYS | Delphine Coulin, Muriel Coulin | 2016 | FRANÇA, GRÉCIA |
93 | TRAMONTANE | TRAMONTANE | Vatche Boulghourjian | 2016 | LÍBANO, FRANÇA |
94 | Trem da Alegria – Arte, Futebol e Ofício | Trem da Alegria – Arte, Futebol e Ofício | Francis Vale | 2016 | BRASIL |
95 | UM CASAMENTO | UM CASAMENTO | Mônica Simões | 2016 | BRASIL |
96 | UM HOMEM INSIGNIFICANTE | AN INSIGNIFICANT MAN | Khushboo Ranka, Vinay Shukla | 2016 | ÍNDIA |
97 | UMA CASA EM NINH HOA | Ein Haus in Ninh Hoa | Philip Widmann | 2016 | ALEMANHA |
98 | UMA CASA NA RUA 41 | Khaneyee Dar Khiyaban-e Chehelo Yekom | Hamid Reza Ghorbani | 2016 | IRÃ |
99 | YOHJI YAMAMOTO | DRESSMAKER | Yohji Yamamoto | Dressmaker | Ngo The Chau | 2016 | ALEMANHA |
100 | ZOOLOGY | ZOOLOGIYA | Ivan I. Tverdovsky | 2016 | RÚSSIA, FRANÇA, ALEMANHA |
PERSPECTIVA INTERNACIONAL | |||||
TITULO PORTUGUÊS | TITULO INGLÊS | DIRETOR | ANO | PAISES | |
1 | #MINHAFUGA | #MYESCAPE | Elke Sasse | 2015 | ALEMANHA |
2 | 13 MINUTOS | ELSER | Oliver Hirschbiegel | 2015 | ALEMANHA |
3 | 76 MINUTOS E 15 SEGUNDOS COM KIAROSTAMI | 76 DAGHIEGHEH VA 15 SANIEH BA ABBAS KIAROSTAMI | Seifollah Samadian | 2016 | IRÃ |
4 | A CIDADE DO FUTURO | A Cidade do Futuro | Cláudio Marques, Marília Hughes | 2016 | BRASIL |
5 | A DRAGON ARRIVES! | EJHDEHA VARED MISHAVAD! | Mani Haghighi | 2016 | IRÃ |
6 | A FAMÍLIA | JIA | Shumin Liu | 2015 | CHINA, AUSTRÁLIA |
7 | A GAROTA DESCONHECIDA | LA FILLE INCONNUE | Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne | 2016 | FRANÇA, BÉLGICA |
8 | A GLÓRIA E A GRAÇA | A GLÓRIA E A GRAÇA | Flávio Ramos Tambellini | 2016 | BRASIL |
9 | A LUTA DO SÉCULO | A Luta do Século | Sérgio Machado | 2016 | BRASIL |
10 | A REDE | Geumul | Kim Ki-duk | 2016 | CORÉIA DO SUL |
11 | A REPARTIÇÃO DO TEMPO | A REPARTIÇÃO DO TEMPO | Santiago Dellape | 2016 | BRASIL |
12 | A VIDA NA FRONTEIRA | LIFE ON THE BORDER | Mahmod Ahmad, Ronahi Ezaddin, Sami Hossein, +7 | 2015 | IRAQUE, SÍRIA |
13 | FRAGMENTOS DO PARAÍSO | FRAGMENTS DU PARADIS | Stéphane Goël | 2015 | SUÍÇA |
14 | ANTES O TEMPO NÃO ACABAVA | ANTES O TEMPO NÃO ACABAVA | Sérgio Andrade, Fábio Baldo | 2016 | BRASIL, ALEMANHA |
15 | BABY BUMP | BABY BUMP | Kuba Czekaj | 2015 | POLÔNIA |
16 | BANCO IMOBILIÁRIO | Banco Imobiliário | Miguel Antunes Ramos | 2015 | BRASIL |
17 | BEDUINO | BEDUINO | Júlio Bressane | 2016 | BRASIL |
18 | BELOS SONHOS | FAI BEI SOGNI (Belos Sonhos) | Marco Bellocchio | 2016 | ITÁLIA, FRANÇA |
19 | BLANKA | Blanka | Kohki Hasei | 2015 | ITÁLIA, FILIPINAS, JAPÃO |
20 | CAFÉ | CAFFè | Cristiano Bortone | 2015 | ITÁLIA, BÉLGICA, CHINA |
21 | CANASTRA SUJA | Canastra Suja | Caio Sóh | 2016 | BRASIL |
22 | Canção da volta | Canção da volta | Gustavo Rosa de Moura | 2016 | BRASIL |
23 | CANÇÃO DE LUGAR NENHUM | NO LAND’S SONG | Ayat Najafi | 2014 | FRANÇA, ALEMANHA, IRÃ |
24 | CANÇÃO PARA UM DOLOROSO MISTÉRIO | HELE SA HIWAGANG HAPIS | Lav Diaz | 2016 | FILIPINAS, SINGAPURA |
25 | CARTAS DA GUERRA | CARTAS DA GUERRA | Ivo Ferreira | 2016 | PORTUGAL |
26 | Cinema Novo | Cinema Novo | Eryk Rocha | 2016 | BRASIL |
27 | CONSPIRAÇÃO DA FÉ | FLASKEPOST FRA P | Hans Petter Moland | 2016 | DINAMARCA |
28 | CORAÇÕES CICATRIZADOS | INIMI CICATRIZATE | Radu Jude | 2016 | ROMÊNIA, ALEMANHA |
29 | CORRESPONDÊNCIAS | CORRESPONDÊNCIAS | Rita Azevedo Gomes | 2016 | PORTUGAL |
30 | CURUMIM | CURUMIM | Marcos Prado | 2016 | BRASIL |
31 | DEIXA NA RÉGUA | DEIXA NA RÉGUA | Emílio Domingos | 2016 | BRASIL |
32 | DEPOIS DA TEMPESTADE | UMI YORI MO MADA FUKAKU | Hirokazu Koreeda | 2016 | JAPÃO |
33 | DESCONHECIDA | COMPLETE UNKNOWN (Desconhecida) | Joshua Marston | 2016 | EUA |
34 | Deserto | Deserto | Guilherme Weber | 2016 | BRASIL |
35 | DIÁRIO DE UM MAQUINISTA | DNEVNIK MAŠINOVO?E | Milos Radovic | 2016 | SÉRVIA, CROÁCIA |
36 | DIVINAS DIVAS | DIVINAS DIVAS | Leandra Leal | 2016 | BRASIL |
37 | DON JUAN | Don Juan | Jerzy Sladkowski | 2015 | SUÉCIA, FINLÂNDIA |
38 | EL OLIVO | EL OLIVO | Iciar Bollain | 2016 | ESPANHA |
39 | ELLE | ELLE | Paul Verhoeven | 2016 | FRANÇA, ALEMANHA |
40 | ELON NÃO ACREDITA NA MORTE | ELON NÃO ACREDITA NA MORTE | Ricardo Alves Jr. | 2016 | BRASIL, ARGENTINA |
41 | EM NOME DA HONRA | IN THE NAME OF HONOR | Pawel Gula | 2015 | POLÔNIA, EUA, ÍNDIA, JORDÂNIA, PALESTINA |
42 | ENTÃO MORRI | ENTÃO MORRI | Bia Lessa, Dany Roland | 2016 | BRASIL |
43 | Era o Hotel Cambridge | Era o Hotel Cambridge | Eliane Caffé | 2016 | BRASIL, FRANÇA |
44 | ESTADOS UNIDOS PELO AMOR | ZJEDNOCZONE STANY MILOSCI | Tomasz Wasilewski | 2016 | POLÔNIA, SUÉCIA |
45 | EXODUS – DE ONDE EU VIM NÃO EXISTE MAIS | EXODUS – DE ONDE EU VIM NÃO EXISTE MAIS | Hank Levine | 2016 | BRASIL, ALEMANHA |
46 | FUKUSHIMA, MON AMOUR | GRÜSSE AUS FUKUSHIMA | Doris Dörrie | 2016 | ALEMANHA |
47 | GAGA – O AMOR PELA DANÇA | MR. GAGA | Tomer Heymann | 2015 | ISRAEL, SUÉCIA, ALEMANHA, HOLANDA |
48 | GHASHANG & FARANG | GHASHANG VA FARANG | Vahid Mousaaian | 2016 | IRÃ |
49 | GIRL ASLEEP | GIRL ASLEEP | Rosemary Myers | 2015 | AUSTRÁLIA |
50 | GLORY | Slava | Kristina Grozeva, Petar Valchanov | 2016 | BULGÁRIA, GRÉCIA |
51 | GREATER THINGS | GREATER THINGS | Vahid Hakimzadeh | 2015 | REINO UNIDO, JAPÃO |
52 | GUERRA DO PARAGUAY | GUERRA DO PARAGUAY | Luiz Rosemberg Filho | 2016 | BRASIL |
53 | HEE | HEE | Kaori Momoi | 2016 | JAPÃO |
54 | ILEGÍTIMO | ILEGITIM | Adrian Sitaru | 2016 | ROMÊNIA, POLÔNIA, FRANÇA |
55 | INTERRUPÇÃO | Interruption | Yorgos Zois | 2015 | GRÉCIA, FRANÇA, CROÁCIA |
56 | INVASÃO ZUMBI | Busanhaeng | Yeon Sang-ho | 2016 | CORÉIA DO SUL |
57 | IRMANDADE | KAPATIRAN | Pepe Diokno | 2015 | FILIPINAS |
58 | JUNCTION 48 | JUNCTION 48 | Udi Aloni | 2016 | ISRAEL, ALEMANHA, EUA |
59 | JUNTOS HOJE, AMANHÃ TAMBÉM – FILME PARTICIPATIVO | OGGI INSIEME DOMANI ANCHE – FILM PARTECIPATO | Antonietta de Lillo | 2015 | ITÁLIA |
60 | Klezmer | Klezmer | Piotr Chrzan | 2015 | POLÔNIA |
61 | LA MADRE | LA MADRE | Alberto Morais | 2016 | ESPANHA, ROMÊNIA |
62 | La Vingança | La Vingança | Fernando Fraiha | 2016 | BRASIL, ARGENTINA |
63 | LANTOURI | LANTOURI | Reza Dormishian | 2016 | IRÃ |
64 | LAS PLANTAS | Las Plantas | Roberto Doveris | 2015 | CHILE |
65 | LESTE OESTE | LESTE OESTE | Rodrigo Grota | 2016 | BRASIL |
66 | MA’ ROSA | MA’ ROSA | Brillante Ma Mendoza | 2016 | FILIPINAS |
67 | Maresia | Maresia | Marcos Guttmann | 2015 | BRASIL |
68 | MARGUERITE E JULIEN | MARGUERITE ET JULIEN | Valérie Donzelli | 2015 | FRANÇA |
69 | MARIE E OS NÁUFRAGOS | MARIE ET LES NAUFRAGES | Sébastien Betbeder | 2016 | FRANÇA |
70 | Martírio | Martírio | Vincent Carelli | 2016 | BRASIL |
71 | MEUS IRMÃOS E IRMÃS DO NORTE | Meine Brüder und Schwestern im Norden | Sung-Hyung Cho | 2016 | ALEMANHA |
72 | MIFUNE: O ÚLTIMO SAMURAI | MIFUNE: THE LAST SAMURAI | Steven Okazaki | 2015 | JAPÃO |
73 | MORTE EM SARAJEVO | SMRT U SARAJEVU | Danis Tanovic | 2016 | BÓSNIA-HERZEGOVINA, FRANÇA |
74 | MR. PIG | MR. PIG | Diego Luna | 2016 | MÉXICO |
75 | MULHER DO PAI | MULHER DO PAI | Cristiane Oliveira | 2015 | BRASIL, URUGUAI |
76 | NEWS FROM PLANET MARS | DES NOUVELLES DE LA PLANÈTE MARS | Dominik Moll | 2016 | FRANÇA, BÉLGICA |
77 | NO VAZIO DA NOITE | No Vazio da Noite | Cristiano Burlan | 2016 | BRASIL |
78 | NOITE DE CELEBRAÇÃO | NOC WALPURGI | Marcin Bortkiewicz | 2015 | POLÔNIA |
79 | O AFOGAMENTO | THE DROWNING | Bette Gordon | 2016 | EUA |
80 | O AMOR É MAIS PROFUNDO DO QUE A ÁGUA | LOVE IS THICKER THAN WATER | Emily Harris, Ate de Jong | 2016 | REINO UNIDO |
81 | O CAMINHO PARA ISTAMBUL | La route d’Istanbul | Rachid Bouchareb | 2016 | ARGÉLIA, FRANÇA, BÉLGICA |
82 | O CAMINHO PARA MANDALAY | THE ROAD TO MANDALAY | Midi Z | 2016 | TAIWAN, FRANÇA, ALEMANHA, MYANMAR |
83 | O CINEMA, MANOEL DE OLIVEIRA E EU | O CINEMA, MANOEL DE OLIVEIRA E EU | João Botelho | 2016 | PORTUGAL |
84 | O ESPECTADOR ESPANTADO (3 D) | O ESPECTADOR ESPANTADO (3 D) | Edgar Pêra | 2016 | PORTUGAL |
85 | O ESTUDANTE | Uchenik | Kirill Serebrennikov | 2016 | RÚSSIA |
86 | O HOMEM BRUXA | O HOMEM BRUXA | Caio Carvalho | 2016 | BRASIL |
87 | O ÍDOLO | YA TAYR EL TAYER | Hany Abu-Assad | 2015 | REINO UNIDO, PALESTINA, CATAR, HOLANDA, EMIRADOS ÁRABES UNIDOS |
88 | O IGNORANTE | LE CANCRE | Paul Vecchiali | 2016 | FRANÇA |
89 | O INCRÍVEL REINO DE PAPA ALAEV | The Wonderful Kingdom of Papa Alaev | Tal Barda e Noam Pinchas | 2016 | ISRAEL |
90 | O Jabuti e a Anta | O Jabuti e a Anta | Eliza Capai | 2016 | BRASIL |
91 | O PLANO DE MAGGIE | MAGGIE’S PLAN | Rebecca Miller | 2015 | EUA |
92 | O REI DAVE | KING DAVE | Daniel Grou | 2016 | CANADÁ |
93 | O REI DOS BELGAS | KING OF THE BELGIANS | Peter Brosens,Jessica Woodworth | 2016 | BÉLGICA, HOLANDA, BULGÁRIA |
94 | O RITUAL DE CASAMENTO | zhangak tal | Yerlan Nurmukhambetov | 2015 | CAZAQUISTÃO |
95 | O SEGREDO DA CÂMARA ESCURA | LE SECRET DE LA CHAMBRE NOIRE | Kiyoshi Kurosawa | 2016 | FRANÇA, JAPÃO, BÉLGICA |
96 | O SOL, O SOL ME CEGOU | Slonce, to slonce mnie oslepilo | Anka Sasnal, Wilhelm Sasnal | 2016 | POLÔNIA, SUÍÇA |
97 | O SONHO DA ÁGUA | Khab Ab | Farhad Mehran Far | 2016 | IRÃ |
98 | O ÚLTIMO TRAGO | O ÚLTIMO TRAGO | Luiz Pretti, Pedro Diogenes, Ricardo Pretti | 2016 | BRASIL |
99 | O ÚLTIMO VAGÃO | Das Letzte Abteil | Andreas Schaap | 2016 | ALEMANHA |
100 | OGRES | LES OGRES | Léa Fehner | 2015 | FRANÇA |
101 | OLHAR INSTIGADO | OLHAR INSTIGADO | Chico Gomes, Felipe Lion | 2015 | BRASIL |
102 | OS DEMÔNIOS | LES DÉMONS | Philippe Lesage | 2015 | CANADÁ |
103 | PANO DE LIMPEZA | TOZ BEZI | Ahu Öztürk | 2015 | TURQUIA, ALEMANHA |
104 | PARA ONDE, SENHORA? | Where to, Miss? | Manuela Bastian | 2015 | ALEMANHA, ÍNDIA |
105 | PATERSON | PATERSON | Jim Jarmusch | 2016 | EUA |
106 | PAULA | PAULA | Christian Schwochow | 2016 | ALEMANHA |
107 | PERDA DE MEMÓRIA | SHORT TERM MEMORY LOSS | Andreas Arnstedt | 2015 | ALEMANHA |
108 | PITANGA | PITANGA | Beto Brant, Camila Pitanga | 2015 | BRASIL |
109 | POESIA SEM FIM | Poesia sin fin | Alejandro Jodorowsky | 2016 | FRANÇA, CHILE |
110 | QUANDO O DIA CHEGAR | DER KOMMER EN DAG | Jesper W. Nielsen | 2016 | DINAMARCA |
111 | Redemoinho | Redemoinho | José Luiz Villamarim | 2016 | BRASIL |
112 | SANGUE E GLÓRIA | Modder en Bloed | Sean Else | 2016 | ÁFRICA DO SUL |
113 | SÃO JORGE | SÃO JORGE | Marco Martins | 2016 | PORTUGAL, FRANÇA |
114 | SEXO PREGAÇÕES E POLÍTICA | Sexo Pregações e Política | Aude Chevalier-Beaumel, Michael Gimenez | 2016 | BRASIL |
115 | SOLSTÍCIO DE VERÃO | LETNIE PRZESILENIE | Michal Rogalski | 2015 | POLÔNIA, ALEMANHA |
116 | SOPHIE E O SOL NASCENTE | SOPHIE AND THE RISING SUN | Maggie Greenwald | 2016 | EUA |
117 | SOY NERO | SOY NERO | Rafi Pitts | 2016 | ALEMANHA, FRANÇA, MÉXICO |
118 | SYMPTOM | SYMPTOMA | Angelos Frantzis | 2015 | GRÉCIA |
119 | TANNA | Tanna | Bentley Dean, Martin Butler | 2015 | AUSTRÁLIA, VANUATU, NAUVHAL |
120 | TEMPESTADE | TEMPÊTE | Samuel Collardey | 2015 | |
121 | THARLO | THARLO | Pema Tseden | 2015 | CHINA |
122 | THE FITS | THE FITS | Bette Gordonrebec | 2015 | EUA |
123 | THE HANDMAIDEN | AH-GA-SSI | Park Chan-wook | 2016 | CORÉIA DO SUL |
124 | The Salesman | Forushande | Asghar Farhadi | 2016 | IRÃ, FRANÇA |
125 | TODAS ESSAS NOITES SEM DORMIR | WSZYSTKIE NIEPRZESPANE NOCE | Michal Marczak | 2016 | POLÔNIA, REINO UNIDO |
126 | Treblinka | Treblinka | Sérgio Tréfaut | 2016 | PORTUGAL |
127 | UM AUTÊNTICO VERMEER | EEN ECHTE VERMEER | Rudolf van den Berg | 2016 | HOLANDA, FRANÇA |
128 | UM DIA PERFEITO PARA VOAR | UN DIA PERFECTO PARA VOLAR | Marc Recha | 2015 | ESPANHA |
129 | UM ESTADO DE LIBERDADE | FREE STATE OF JONES | Gary Ross | 2016 | EUA |
130 | UM OUTONO SEM BERLIM | UN OTOÑO SIN BERLIN | Lara Izaguirre | 2015 | ESPANHA |
131 | UMA BANDEIRA SEM PAÍS | A FLAG WITHOUT A COUNTRY | Bahman Ghobadi | 2015 | IRAQUE |
132 | VERMELHO RUSSO | VERMELHO RUSSO | Charly Braun | 2016 | BRASIL, RÚSSIA |
133 | VINTE ANOS | VINTE ANOS | Alice de Andrade | 2016 | BRASIL, COSTA RICA |
134 | ZERO DAYS | ZERO DAYS | Alex Gibney | 2016 | EUA |
RETROSPECTIVA | |||||
TITULO PORTUGUÊS | TITULO INGLÊS | DIRETOR | ANO | PAISES | |
1 | AS SENHORITAS DE WILKO | THE MAIDS OF WILKO | Andrzej Wajda | 1979 | POLÔNIA, FRANÇA |
2 | CABEÇAS QUE FALAM | TALKING HEADS | Krzysztof Kieslowski | 1980 | POLÔNIA |
3 | CINZAS | THE ASHES | Andrzej Wajda | 1965 | POLÔNIA |
4 | CINZAS E DIAMANTES | ASHES AND DIAMONDS | Andrzej Wajda | 1958 | POLÔNIA |
5 | CURRICULUM VITAE | CURRICULUM VITAE | Krzysztof Kieslowski | 1975 | POLÔNIA |
6 | DA CIDADE DE LODZ | FROM THE CITY OF LODZ | Krzysztof Kieslowski | 1969 | POLÔNIA |
7 | DANTON – O PROCESSO DA REVOLUÇÃO | DANTON | Andrzej Wajda | 1982 | FRANÇA, POLÔNIA |
8 | DECÁLOGO I | DECALOGUE I: I AM THE LORD THY GOD | Krzysztof Kieslowski | 1988 | POLÔNIA |
9 | DECÁLOGO II | DECALOGUE II: THOU SHALT NOT TAKE THE NAME OF THY LORD GOD IN VAIN | Krzysztof Kieslowski | 1988 | POLÔNIA |
10 | DECÁLOGO III | DECALOGUE III: HONOR THE SABBATH DAY | Krzysztof Kieslowski | 1988 | POLÔNIA |
11 | DECÁLOGO IV | DECALOGUE IV: HONOR THY FATHER AND THY MOTHER | Krzysztof Kieslowski | 1988 | POLÔNIA |
12 | DECÁLOGO IX | DECALOGUE IX: THOU SHALT NOT COVET THY NEIGHBOR’S WIFE | Krzysztof Kieslowski | 1988 | POLÔNIA |
13 | DECÁLOGO V | DECALOGUE V: THOU SHALT NOT KILL | Krzysztof Kieslowski | 1988 | |
14 | DECÁLOGO VI | DECALOGUE VI: THOU SHALT NOT COMMIT ADULTERY | Krzysztof Kieslowski | 1988 | POLÔNIA |
15 | DECÁLOGO VII | DECALOGUE VII: THOU SHALT NOT STEAL | Krzysztof Kieslowski | 1988 | POLÔNIA |
16 | DECÁLOGO VIII | DECALOGUE VIII: THOU SHALT NOT BEAR FALSE WITNESS | Krzysztof Kieslowski | 1988 | POLÔNIA |
17 | DECÁLOGO X | DECALOGUE X: THOU SHALT NOT COVET THY NEIGHBOR’S GOODS | Krzysztof Kieslowski | 1989 | POLÔNIA |
18 | GERAÇÃO | A GENERATION | Andrzej Wajda | 1954 | POLÔNIA |
19 | KANAL | CANAL | Andrzej Wajda | 1956 | POLÔNIA |
20 | O CASAMENTO | THE WEDDING | Andrzej Wajda | 1972 | POLÔNIA |
21 | O HOMEM DE FERRO | MAN OF IRON | Andrzej Wajda | 1981 | POLÔNIA |
22 | O HOMEM DE MÁRMORE | MAN OF MARBLE | Andrzej Wajda | 1976 | POLÔNIA |
23 | O PONTO DE VISTA DE UM PORTEIRO NOTURNO | NIGHT PORTER´S POINT OF VIEW | Krzysztof Kieslowski | 1977 | POLÔNIA |
24 | OS INOCENTES CHARMOSOS | INNOCENT SORCERERS | Andrzej Wajda | 1960 | POLÔNIA |
25 | OS POSSESSOS | THE POSSESSED | Andrzej Wajda | 1988 | FRANÇA |
26 | PAISAGEM APÓS A BATALHA | LANDSCAPE AFTER THE BATTLE | Andrzej Wajda | 1970 | POLÔNIA |
27 | SEM ANESTESIA | ROUGH TREATMENT | Andrzej Wajda | 1978 | POLÔNIA |
28 | SETE MULHERES DE DIFERENTES IDADES | SEVEN WOMEN OF DIFFERENT AGES | Krzysztof Kieslowski | 1978 | POLÔNIA |
29 | TERRA PROMETIDA | THE PROMISED LAND | Andrzej Wajda | 1974 | POLÔNIA |
30 | TUDO À VENDA | EVERYTHING FOR SALE | Andrzej Wajda | 1968 | POLÔNIA |
31 | WALESA | WALESA. MAN OF HOPE | Andrzej Wajda | 2013 | POLÔNIA |
32 | WRÓBLEWSKI SEGUNDO WAJDA | WRÓBLEWSKI ACCORDING TO WAJDA | Andrzej Wajda | 2015 | POLÔNIA |
33 | PAGLIACCI | Marco Bellocchio | 2016 | ITÁLIA |
SELEÇÃO LATINO-AMERICANA
PAISES | TITULO PORTUGUÊS | TITULO ORIGINAL | DIRETOR | SEÇÃO | |
1 | ARGENTINA | AS RUAS | LAS CALLES | María Aparicio | Competição de novos diretores |
2 | ARGENTINA | FUTURO PERFEITO | EL FUTURO PERFECTO | Nele Wohlatz | Competição de novos diretores |
3 | ARGENTINA | O FRANCESITO, UM DOCUMENTÁRIO (IM)POSSÍVEL SOBRE ENRIQUE PICHON RIVIÈRE | EL FRANCESITO UN DOCUMENTAL (IM) POSIBLE SOBRE ENRIQUE PICHON RIVIÈRE | Miguel Luis Kohan | Competição de novos diretores |
4 | ARGENTINA, PARAGUAI, FRANÇA, ALEMANHA | EXERCÍCIOS DE MEMÓRIA | EJERCICIOS DE MEMORIA | Paz Encina | Competição de novos diretores |
5 | CHILE | EL PRIMERO DE LA FAMILIA | EL PRIMERO DE LA FAMILIA | Carlos Leiva | Competição de novos diretores |
6 | CHILE | LAS PLANTAS | Las Plantas | Roberto Doveris | Perspectiva internacional |
7 | CHILE | NUNCA VAS A ESTAR SOLO | Nunca vas a estar solo | Alex Anwandter | Competição de novos diretores |
8 | COLÔMBIA | ISSO QUE CHAMAM AMOR | ESO QUE LLAMAN AMOR | Carlos César Arbeláez | Competição de novos diretores |
9 | COLÔMBIA | LA CIÉNAGA ENTRE EL MAR Y LA TIERRA | La Ciénaga entre el Mar y la Tierra | Carlos del Castillo | Competição de novos diretores |
10 | COLÔMBIA | MAMÁ | MAMÁ | Philippe van Hissenhoven | Competição de novos diretores |
11 | COLÔMBIA | NASCIMENTO | Nacimiento | Martín Mejía | Competição de novos diretores |
12 | COLÔMBIA, ARGENTINA, HOLANDA, ALEMANHA, GRÉCIA | OSCURO ANIMAL | OSCURO ANIMAL | Felipe Guerrero | Competição de novos diretores |
13 | COLÔMBIA, CANADÁ | MAÑANA A ESTA HORA | Mañana a esta hora | Lina Rodriguez | Competição de novos diretores |
14 | EQUADOR, MÉXICO, GRÉCIA | ALBA | ALBA | Ana Cristina Barragan | Competição de novos diretores |
15 | MÉXICO | MAQUINARIA PANAMERICANA | MAQUINARIA PANAMERICANA | Joaquín del Paso | Competição de novos diretores |
16 | MÉXICO | MR. PIG | MR. PIG | Diego Luna | Perspectiva internacional |
17 | MÉXICO | O SONHO DE MARA’AKAME | El Sueño del Mara’akame | Federico Cecchetti | Competição de novos diretores |
18 | PERU, FRANÇA | O SONHADOR | EL SOÑADOR | Adrián Saba | Competição de novos diretores |
19 | VENEZUELA | EL AMPARO | EL AMPARO | Rober Calzadilla | Competição de novos diretores |
TITULO PORTUGUÊS | FILME | DIRETOR | CHEGADA | PARTIDA | |
1 | Alex Anwandter | Nunca Vas a Estar Solo | Diretor | 20/out | 24/out |
2 | Aline Fischer | Meteor Street | Diretora | 22/out | 26/out |
3 | Ana Alice de Morais | Antes o Tempo Não Acabava | Produtora | 25/out | 29/out |
4 | Anastasia Michelagnoli | Vários Bellochio | Produtora | 19/out | 23/out |
5 | Andreas Arnstedt | Short Term Memory Loss | Diretor | 19/out | 23/out |
6 | Andreas Schaap | The Last Compartment | Diretor | ||
7 | Bette Gordon | The Drowning | Jurada / Diretora | 26/out | 02/nov |
8 | Carlos Leiva | El Primero de la Familia | Diretor | 21/out | 28/out |
9 | Caroline Oliveira | Tramontane | Produtora | 20/out | 22/out |
10 | Cecilia Salim | El Futuro Perfecto | Produtora | 24/out | 03/nov |
11 | Daniel Dreifuss | Nunca vas a estar solo | Produtor | 19/out | 29/out |
12 | Edoardo Ballerini | ENTRELINHAS | Ator | 19/out | 22/out |
13 | Elisabeth Perceval | Mata Atlantica / Vendreri 13 | Diretora | 25/out | 05/nov |
14 | Emilia Ferreira | ENTRELINHAS | Diretora | ||
15 | Eryk Rocha | Cinema Novo | 31/out | 03/nov | |
16 | Eucanãa Ferraz | Vinicius de Moraes | Produtor | 21/out | 23/out |
17 | Felipe Azua | El Primero de la Familia | Produtor | 21/out | 24/out |
18 | Florian Hoffman | Arlette, Courage is a Muscle | Diretor | 19/out | 25/out |
19 | Francis Vale | Trem da Alegria | Diretor | 20/out | 24/out |
20 | Gabe Klinger | Porto | Diretor | 20/out | 28/out |
21 | Galia Bar-Or | Bickels | Produtora | 28/out | 02/nov |
22 | Gema Juárez Allen | Oscuro Animal | Produtora | 24/out | 28/out |
23 | Guillaume Benski | ENTRELINHAS | Produtor | ||
24 | Heinz Emigholz | Bickels | Diretor | 28/out | 03/nov |
25 | Helen Beltrame Linné | Exposição Bergman | Diretora Bergman Centre | 13/out | 07/nov |
26 | Jarkko Lahti | The Happiest Day in the Life of Olli Maki | Ator | 23/out | 26/out |
27 | Jeferson De | Jurado | Jurado | SP | SP |
28 | Jens Wischnewski | Whats Left of my Life | Diretor | 20/out | 23/out |
29 | Joana Ferreira | Correspondencias / Kako Sam | Produtora | 27/out | 31/out |
30 | João Botelho | O Cinema, Manoel de Oliveira e Eu | Diretor | 30/out | 03/nov |
31 | Joel Saracho | A Lullaby to the Sorrowful Mystery | Ator | 22/out | 27/out |
32 | Kevin Kilner | ENTRELINHAS | Ator | ||
33 | Lita Stantic | Jurada | Jurado | 26/out | 03/nov |
34 | Lukas Rinner | Los Decentes | Diretor | 21/out | 25/out |
35 | Marco Bellochio | Vários | Diretor | 19/out | 23/out |
36 | Maria Aparicio | Las Calles | Diretora | 24/out | 30/out |
37 | Martin Mejia | Nacimiento | Diretor | 19/out | 26/out |
38 | Michal Marczak | All These Sleepless Nights | Diretor | ||
39 | Miguel Nunes | Cartas de Guerra | Ator | 30/out | 03/nov |
40 | Nicolas Klotz | Mata Atlantica | Jurado / Diretores | 25/out | 05/nov |
41 | Noam Pinchas | O INCRÍVEL REINO DE PAPA ALAEV | Diretor | ||
42 | Olaf Kraemer | 5 Women | 21/out | 26/out | |
43 | Peter Brosens | Jurado | Jurado | 26/out | 03/nov |
44 | Philippe van Hissenhoven | Mamá | Diretor | 23/out | 27/out |
45 | Robert Israel | A General | Maestro | 27/out | 03/nov |
46 | Ruben Sierra Salles | El Amparo | Produtor | 22/out | 29/out |
47 | Saba Kazemi | Maat | Diretor | 18/out | 03/nov |
48 | Sergio Trefaut | Treblinka | Diretor | 01/nov | |
49 | Shamel | Mr Gaga | Personagem | 30/out | 02/nov |
50 | Sherry Lansing | Esposa Friedkin | 21/out | 24/out | |
51 | Simone Gattoni | Vários Bellochio | Produtor | 19/out | 23/out |
52 | Suzy Davis | ENTRELINHAS | Produtora | ||
53 | Tadeusz Lubelski | Foco Polonia | Crítico | 24/out | 27/out |
54 | Till Beckmann | Bickels | 28/out | 02/nov | |
55 | Vasco Pimentel | Jurado | Jurado | 25/out | 03/nov |
56 | William Friedkin | Operação França, etc | Diretor | 21/out | 24/out |
57 | Xiaobin Zhang | El Futuro Perfecto | Atriz | 24/out |
27/out |