Lauana Prado ‘Natural’

Lauana Prado: ‘Natural’ é o resgate das raízes

Ana Rita

Na última quinta (10), o ULTRAVERSO acompanhou com exclusividade a coletiva de imprensa do lançamento em todas as plataformas digitais do álbum completo “Natural – Ao Vivo no Tocantins”, de Lauana Prado. A primeira parte do projeto foi lançada em outubro do ano passado.

Natural de Goiânia, a cantora sertaneja mudou-se ainda criança para Araguaína, Tocantins. Sabemos que o estado de Goiás é o berço da música sertaneja, grandes cantores e compositores são do estado, mas como bem disse Lauana na coletiva, o sertanejo é o maior segmento musical do país, sendo consumido e produzido em todo Brasil. O projeto “Natural” é o retorno de Lauana ao Tocantins e o resgate de suas raízes, mostrando o local onde cresceu e encontrou seu propósito artístico, revisitando lugares e elementos que fizeram parte de sua formação artística e pessoal.

Participações e pluralidade

O volume II de ‘Natural’ traz nove faixas inéditas, contando com parcerias como: Paula Fernandes, Vitão, Dilsinho e Juan Marcus e Vinícius. O projeto já conta com o clipe de “Terminou com Calma”, música da parceria da cantora com a dupla Juan Marcus e Vinícius, que teve sua estreia também no dia 10 de março. Lauana contou que essa parte final do projeto é muito romântica e animada, seguindo a ideia já presente em seus trabalhos anteriores. Por gostar e consumir outros estilos, a cantora e compositora incorporou outros segmentos e estilos em seu último trabalho, e assim trouxe Vitão e Dilsinho, artistas famosos fora do sertanejo.

Na coletiva, Prado deixou claro o quanto valoriza o contato humano em suas produções e parcerias, disse que é necessária uma conexão entre o artista e a parte musical. No primeiro momento, é preciso se conhecer, afinal, na música se fala de ‘sentimento de gente’, e é preciso a possibilidade de ser ‘gente’ na produção da música.
Paula Fernandes é um dos grandes nomes femininos do sertanejo, e segundo Lauana, é uma de suas referências nesse meio.

Para a artista de ‘Natural’, é preciso que essas colaborações sejam humanas e honestas, e foi assim com Paula Fernandes. Lauana contou que sua parceria com Paula Fernandes aconteceu de forma verdadeira, foi tudo fluido e leve. A faixa resultado tem um toque clássico do sertanejo, e trouxe um primor, uma riqueza ao álbum.

Além do sertanejo

Para Lauana Prado, Dilsinho tem uma grandeza dentro do pagode, um timbre único, além de um gato, é um, querido. Ela conta que já tinha sentido nele a vontade de fazer algo diferente, e da importância de dar a oportunidade para deixar o artista à vontade. Segundo a cantora, Vitão trouxe consigo a pluralidade musical e seu talento, mesmo com pouca idade. O cantor fala com reggae, pop e rock, agrega com sua diversidade para o projeto ‘Natural’, além de ter virado um grande amigo de Lauana.

Essa pluralidade e mistura de segmentos continua com a faixa “Mina de Ouro”, parceria com Dennis DJ, um dos maiores DJs e produtores no mundo do funk. A última parceria é com a dupla Juan Marcus e Vinícius, que para Lauana tem o frescor dessa nova geração. A cantora acredita que a dupla está com grande projeção de sucesso, sendo uma oportunidade de poder fazer parte desse crescimento.

Série documental Natural

Lauana contou também do diferencial do projeto ‘Natural’, que é a série documental que vem sendo disponibilizada no canal oficial da cantora no YouTube. Ao todo, serão 6 episódios, apresentados todas as quarta-feiras, entre 2 de março e 6 de abril. A ideia é desconstruir alguns mitos na criação de um álbum. A cantora mencionou a crescente de séries documentais de outros artistas mostrando seus processos de criação e produção, como Ed Sheeran, Dua Lipa, Billie Eilish e Pink, artistas que Lauana gosta e acompanha. Por consumir esse tipo de conteúdo, a artista resolveu trazer para o sertanejo.

Naturalmente surgiu a necessidade de se reconectar com suas raízes, e aproveitar para mostrar para o grande público como funciona a produção e criação no mundo da música sertaneja. Lauana contou que foi uma alegria fazer esse documentário, sendo um conteúdo que agrega, trazendo uma satisfação em mostrar esses bastidores da produção. A série oferece uma perspectiva mais intimista da artista, mostrando também seu processo de criação e suas raízes no Tocantins.

Sexualidade e o mundo do sertanejo

Perguntada sobre sua sexualidade e a desconstrução do mundo machista do sertanejo, Lauana disse que ao longo dessa descoberta e da sua vida, teve a oportunidade de se entender. Para compreender sua sexualidade, não foi da noite para o dia.

A artista pontuou que seu relacionamento com a influencer mineira Verônica Schulz foi a oportunidade de compreender de modo honesto, genuíno e natural tudo isso. Uma forma de deixar isso fluir com leveza é afrouxando os laços.

Para Lauana, o confronto que vem seguido da militância não é um viés legal. Acaba criando uma tendência de segregar mais. Um modo de ir contra isso é mostrando que é também um relacionamento comum, como qualquer outro. Sua maneira de afrouxar os laços foi mostrando seu relacionamento, expondo momentos rotineiros e cotidiano, pois muitas vezes a representatividade se dá apenas pelo existir.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Processo de seleção das músicas

Como autora, Lauana está sempre compondo suas músicas pensando nos próximos passos e projetos. Contou que grande parte de suas músicas são de sua autoria. No processo de seleção, ela conta com uma equipe, mas deixa as músicas que lhe ganharam rapidamente, segue muito o coração, acredita que deve deixá lo falar de forma honesta, e sempre pede a opinião de outras pessoas.

A música ‘Terminou com calma’, em parceria com a dupla Juan Marcus e Vinícius, chegou ‘nos 45 minutos do segundo tempo’, mas ‘arrebentou’ Lauana e resolveu colocar no projeto. Lauana mencionou que entre sua equipe durante a seleção eles têm a brincadeira de um “problema bom”, que é quando há muitas músicas com potencial. E o álbum está cheio de ‘problema bom’, e é deixar o público escolher.

O projeto foi a oportunidade de misturar os gêneros, ‘paquerar’ com outros segmentos, dando oportunidade para a música brasileira conversar. O sertanejo é sua zona de conforto, mas nesse projeto teve a oportunidade de conhecer mais e trabalhar com outros estilos.

Futuro

Lauana contou também que pensa em outras parcerias e aumentar essa pluralidade musical. Pensa em colaborações com Ivete Sangalo que é fã, assim como Ludmilla que é uma artista que admira, e Anitta, a artista que está mais representando o Brasil. A dupla Jorge e Mateus é uma parceria que vem aí, já toparam, mas não deu nesse projeto.

A saber, o projeto musical ‘Natural’ já está disponível nas plataformas digitais, contando com um total de 17 faixas. A série documental está com episódios sendo lançados no canal oficial de Lauana no YouTube todas as quarta-feiras até o dia 6 de abril.

Ouça, portanto, ‘Natural’: o novo álbum de Lauana Prado

Por fim, não deixe também de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26
https://spoti.fi/3t8giu7

Ana Rita

Piauiense, nordestina e estudante de Arquitetura, querendo ser cinéfila, metida a crítica e apaixonada por cinema, séries, arte e música. Siga @trucagem no Instagram!
NAN