Começa o Femina 2013
Anna Cecilia Fontoura
As mulheres invadem as telonas da Caixa Cultural do Rio entre os dias 16 a 28 de julho. É que nesse período acontece a 10ª edição do “Femina – Festival Internacional de Cinema Feminino”. Patrícia Pillar é a homenageada desse ano e por conta disso o documentário “Waldick: sempre no meu coração”, sobre o cantor e compositor Waldick Soriano, dirigido por Patrícia, será exibido no dia 21 de julho.
Ao todo serão exibidos 115 filmes, divididos em duas mostras competitivas (Nacional e Internacional) e 13 programas da Mostra Informativa.
As Mostras Competitivas apresentarão 15 filmes cada, que concorrerão em quatro categorias: Grande Prêmio Femina (para o melhor filme da competição), Prêmio Especial do Júri, Melhor Direção e Melhor Destaque Feminino, para o qual o júri escolhe um destaque entre todas funções desempenhadas por mulheres, seja a interpretação de uma atriz, o desenho de uma animadora, a fotografia, a edição etc. Os prêmios serão distribuídos nas modalidades Nacional e Internacional, totalizando oito premiações.
Já a Mostra Informativa apresentará 85 filmes, divididos em 13 programas: “Sessão de abertura”, com exibição de um longa e de um curta-metragem; “Masculino-Feminino”, mostrando filmes com a temática feminina dirigidos por homens; “Infantil“, dirigidos por mulheres; “Dividindo a conta”, filmes com homens e mulheres assinando a direção; “Eu gosto é de mulher, filmes com a temática lésbica dirigidos por mulheres; “Foco Portugal“, três programas de longas e médias dirigido por portuguesas; “Experimental”, dirigidos por mulheres; “Enquadrando eles”, filmes de mulheres que retratam homens artistas (músicos, cineastas, artistas plásticos…); “Festival Internacional Convidado”, com mostra de filmes exibidos na última edição do Festival Cine de Mujeres de Santiago de Chile – Femcine; “Programa Especial Internacional”, filmes dirigidos por mulheres considerados importantes e alinhados com os objetivos do Festival; “Programa Especial Nacional“, filmes brasileiros dirigidos por mulheres considerados importantes e alinhados com os objetivos do Festival; “Seminário”, mesas de debates que discutem temas sobre as questões de gênero (antes dos debates, serão exibidos filmes que ilustram os temas abordados); e “Homenagem”, cerimônia com exibição de um filme importante na carreira da homenageada e/ou que ilustre sua importância para o cinema.
O festival promoverá ainda, seminários com os temas “Produção e crítica cinematográfica, festivais de cinema e gênero: sobre política de representação”, “Mulheres e Funk no Rio de Janeiro”, “Espaços e representações de mulheres e negros no cinema brasileiro” e “O visível e o indizível na pele que habitamos”.
O evento é patrocinado pela Caixa Econômica Federal e da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, do Governo Federal.
A entrada é gratuita, mas é necessária inscrição prévia na página do festival, onde também está disponível a programação completa do Femina 2013.