‘Concorrência Oficial’ é uma sátira deliciosa sobre o mundo “cult”
Taynna Gripp
Nas primeiras cenas de Concorrência Oficial (Competencia Oficial) já é possível prever que estamos diante de um filme que vai causar aquele desconforto característico de grandes obras. O desconforto que determina se algo é artístico ou não; que tira o espectador dos trilhos do convencional.
Estreia recente do Star Plus, o longa aborda a história de um milionário que, após completar 80 anos, decide dedicar parte de sua fortuna à cultura, visando não cair no esquecimento após sua morte. A partir daí, somos apresentados ao trio que comanda o filme e tem sido aclamado com mérito: Penélope Cruz interpreta a autoritária e excêntrica diretora Lola Cuevas; enquanto Antonio Banderas é o ator de cinema Félix Rivero; e Oscar Martínéz vive Iván Torres, um ator de teatro e professor universitário.
A conexão entre o trio é muito grande e a química torna o filme em uma verdadeira tragicomédia. Ali está a metalinguagem escancarada. Aquela sensação de pedantismo presente em pessoas que acreditam que cultura é tudo aquilo que apenas elas sabem, que apenas elas sentem.
Leia também:
Terror psicológico ‘Men’, do mesmo diretor de ‘Ex-Machina’, ganha primeiro trailer: VEJA!
Veja as novidades da Prime Video para Agosto de 2022
‘Trem-Bala’ é simplesmente alucinante
Filme dentro do filme
Em 115 minutos de projeção, sentimos cada nuance da concretização de uma ideia e a transformação dela. Os ensaios que os atores realizam para viver os personagens, irmãos, no filme dentro do filme, valem como uma oficina de aprendizado sobre quem eles são e o que cada um quer mostrar.
Vale ainda um elogio ao modo como Concorrência Oficial é muito bem dirigido por Mariano Cohn e Gastón Duprat. Em alguns momentos, o corte seco desconexo causa uma espécie de ansiedade que vai se potencializando ao decorrer do tempo e chega ao ápice em um monólogo ou outro.
Algo único
A direção de som também fez um trabalho excelente, de silêncio absoluto à escolha de ruídos que compõem as falas. Somos levados a um caminho que só é possível chegar ao fim com a sensação de ter apreciado algo, no mínimo, único.
Concorrência Oficial não é um filme que vai agradar a todos. E é exatamente nisso que está seu principal trunfo. O longa não foi concebido como uma obra comercial. É, antes disso, uma sátira à ideia de produções cult, e que, por isso, acaba caindo no gosto comercial.
Onde assistir ao filme Concorrência Oficial?
A saber, Concorrência Oficial está disponível para assinantes do Star Plus. Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:
Trailer do filme Concorrência Oficial (Star Plus)
Concorrência Oficial (Star Plus): elenco do filme
Antonio Banderas
Oscar Martínez
Ficha Técnica do filme Concorrência Oficial, do Paramount Plus
Título original do filme: Competencia Oficial
Direção: Mariano Cohn, Gastón Duprat
Roteiro: Mariano Cohn, Andrés Duprat, Gastón Duprat
Duração: 115 minutos
País: Espanha, Argentina
Gênero: comédia, drama
Ano: 2021
Classificação: 18 anos