Desenhos animados

Confira 4 desenhos animados que lembram a sua infância

Fernando Coutinho

Seguindo o momento nostalgia, separamos alguns desenhos animados, numa situação bem parecida com as das séries nostálgicas, e que, pouca gente lembra realmente deles. Sendo assim, nesse caso, na verdade eram alguns animes – só que ninguém chamava assim na época; era no máximo “desenho japonês”.

A saber, gostava muito desses desenhos, e lembrava-me bem melhor deles, talvez por ter assistido com um pouco mais de idade, já em meados dos anos 80. Além disso, alguns tiveram reprises esporádicas nos canais da TV aberta, a maioria na saudosa Rede Manchete, mas também na Bandeirantes e na OM, que viria a se tornar a CNT.

‘Marte, o Menino Biônico’

Marte (ou Marty), o Menino Biônico. Assim, para muitos, a maior lembrança é de que ele estampava a embalagem de uma marca de pipocas doces (daquelas que vêem em saco plástico vermelho/rosa). Além disso, muitos o confundem com o ‘Astroboy’, e com razão, pois Marte inicialmente seria o remake (em cores) da série original (P&B) do ‘Astroboy’.

A saber, por questões financeiras e de direitos autorais, o próprio criador Osamu Tezuka “transformou” seu Astroboy no novo personagem Marte (‘Jetter Mars’, no original), com diversas adaptações e/ou alterações, lançando como uma nova série, e daí tantas similaridades. Segundo alguns, teria sido devido a essa série que Osamu Tezuka conseguiu posteriormente recuperar os direitos sobre ‘Astroboy’. Até onde sei, é o único dos desenhos da lista que não teve reprises na TV aberta após os anos 80, infelizmente.

‘Pirata do Espaço’

Pirata do Espaço (Groiser X para os novatos). Primeiro desenho que assisti onde jovens pilotavam uma nave que se transformava num robô gigante. Naquela época, algo incrível. Curioso que esse desenho tinha uma abordagem mais adulta e violenta (ainda que não tão explícita). Primeira história que lembro com um final não tão feliz… Mas não vou entrar em detalhes para não entregar spoilers para os novatos que quiserem conferir.

Leia mais:

NETFLIX | CONFIRA OS LANÇAMENTOS DE MARÇO DE 2020
– Confira também o BAÚ DO BLAH

‘O Gênio Maluco’

Diferente dos demais, me lembro de assistir esse na Rede Bandeirantes. De todos, é o que mais encontro quem lembre. Um garoto chamado Zeca encontra uma garrafa no porão de casa. Ao espirrar, um gênio gordo, guloso, preguiçoso e trapalhão passa a servi-lo, sempre arrumando confusão. Depois ainda aparecia a filha do gênio, para ajudar a atrapalhar a vida do pobre Zeca.

Desenhos animados

‘Don Drácula’

Drácula tem uma filha, a Vampirinha, e vai morar no Japão. Longe da filha (que tenta “humanizá-lo” um pouco), o Drácula meio malandro e mulherengo corre atrás de belas garotas para morder o pescoço, o que geralmente o leva a grandes confusões. Acaba sendo encontrado por um ‘Van Helsing’ anão e que tem dor de barriga quando fica nervoso demais. Destaque para o inesquecível (e triste) episódio do “O Panda e o Filhotinho de Tigre”.

E aí, curtiu a lista de desenhos animados? Não deixe do comentar quais desenhos fizeram parte da sua infância. Nos vemos na próxima lista!

Fernando Coutinho

Profissional e professor de TI, é nerd desde antes do termo virar moda e da Internet ganhar o mundo. Antenado em tecnologia, literatura, filosofia, quadrinhos, filmes, séries, fotografia e boa música. Acredita que A Verdade Está Lá Fora e ao mesmo tempo dentro de cada um.
NAN