SAG Award: Confira os vencedores
Vanderlei Tenório
Na noite deste domingo, 27, aconteceu a 28ª edição do SAG Awards 2022 – SAG-AFTRA, uma das mais importantes premiações da indústria cinematográfica de Hollywood, promovida desde 1995 por dois sindicatos: o Screen Actors Guild (SAG) e a Federação Americana de Artistas de Televisão e Rádio (AFTRA).
Pelo fato de a premiação reunir os melhores filmes e séries do ano anterior, é vista como um dos melhores SAG Award é considerado um dos melhores termômetro dos Oscar. Confira a lista completa de vencedorespara o Oscar e Emmy. A transmissão foi ao ar na TNT e TBS do Barker Hangar em Santa Monica. Além disso, este ano, a premiação estará disponível na segunda-feira no HBO Max pela primeira vez.
- ‘Cuphead – A Série’: jogo que encantou milhares vira animação
- O brilho reluzente de The Lumineers em ‘Brightside’
- ‘Sem Saída’ é simples, preciso e surpreendente
Round 6 faz história
Na noite histórica do SAG Award , Round 6 marcou como a primeira série de língua não-inglesa indicada a levar tanto o prémio de Melhor Elenco de Dublês como Melhor Ator e Melhor Atriz em Série Dramática, com a vitória de Lee Jung-Jae e Jung Ho-Yeon. A principal categoria televisiva dramática, no entanto, ficou com Succession, vencedora de Melhor Elenco. Na categoria televisiva de comédia, Ted Lasso ficou com o prêmio principal.
Cinema
Na seção reservada ao cinema, No Ritmo do Coração levou para casa o prêmio de melhor elenco em filme, tornando-se o primeiro filme com um elenco predominantemente surdo a receber o prêmio. Lembramos que, o drama sobre uma das principais dinastias do setor da moda “Casa Gucci” e o western da Netflix “Ataque dos Cães” lideravam as indicações.
O elenco – incluindo a ‘chocada’ Marlee Matlin – expressou sua surpresa com a vitória. Matlin aceitou o prêmio, encerrando seu discurso – interpretado por intérprete de linguagem de sinais – usando o sinal de “eu te amo” para o público e os eleitores do SAG-AFTRA.
Para quem está por fora, o corpo de jurados do SAG-AFTRA é composto por atores membros da fundação SAG-AFTRA, muitos deles, integrantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS), que escolhem os vencedores da disputadíssima estatueta do Oscar. Ou seja, os ganhadores do Oscar em categorias de atuação são escolhidos por atores que também votam no SAG Awards.
Nesse sentido, na maioria das vezes os vencedores coincidem nas duas premiações. Por isso, ressaltamos que, os resultados do SAG Awards devem ser observados com atenção, já que os atores formam o maior grupo de votantes da premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS), organização que apresenta e distribui o prêmio Oscar, que tem cerimónia marcada para 27 de março.
Observe o seguinte:
Na edição deste ano, os nomeados a melhor ator para o SAG Awards foram: Javier Bardem (“Apresentando os Ricardos”), Benedict Cumberbatch (“Ataque dos Cães”), Andrew Garfield (“Tick, Tick… Boom!”), Will Smith (“King Richard”) e Denzel Washington (“A Tragédia de Macbeth”), pontualmente os mesmos que foram nomeados ao Oscar 2022.
O vencedor da noite foi Will Smith. Smith ficou emocionado ao ser anunciado como melhor ator em um papel principal. “Esse pode ter sido um dos meus melhores momentos da minha carreira agora, porque meu nome foi chamado de King Richard enquanto estava sentado ao lado de Venus Williams”, cujo pai Smith interpretou no filme.
Entre as atrizes, que concorreram no SAG Award: Jessica Chastain (“Os Olhos de Tammy Faye”), Olivia Colman (“A Filha Perdida”), Nicole Kidman (“Apresentando os Ricardos”), Lady Gaga (“Casa Gucci”) e Jennifer Hudson (“Respect”). No Oscar, em vez de Lady Gaga e Jennifer Hudson, temos Kristen Stewart (“Spencer”) e Penélope Cruz (“Mães Paralelas”).
A vencedora da noite foi Jessica Chastain que levou o prêmio por seu papel em Os Olhos de Tammy Faye e expressou sua própria surpresa no pódio, observando que ela trabalhou no projeto por 10 anos e esperava ter feito um projeto que Tammy Faye Bakker, a quem Chastain interpretou, ficaria orgulhosa, chamando-a de pioneira.
Categoria de coadjuvantes
Diferente das categorias de Melhor Ator e Melhor Atriz, as de coadjuvantes do SAG Award foram dissonantes ao Oscar. Nesta edição, Ariana DeBose ganhou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por Amor, Sublime Amor, chamando o filme de uma ótima experiência cinematográfica e agradecendo ao diretor Steven Spielberg em seu discurso.
Ela disputava o prêmio com Caitriona Balfe (“Belfast”), Cate Blanchett (“O Beco do Pesadelo”), Kirsten Dunst (“Ataque dos Cães”) e Ruth Negga (“Identidade”). No Oscar, DeBose enfrentará Jessie Buckley (“A filha perdida”), Judi Dench (“Belfast”), Kirsten Dunst (“Ataque dos Cães”) e Aunjanue Ellis (“King Richard”) – Ariana DeBose também fez história no SAG Award, tornando-se a primeira mulher LGBTQIAPN+ não branca a ser premiada pelo sindicato.
“Acho que é apenas indicativo de que as portas estão se abrindo”, ela disse à imprensa. “É uma honra ser vista, é uma honra ser uma afro-latina – uma mulher de cor abertamente queer, dançarina, cantora e atriz. É também indicativo para mim que não serei a última, e essa é a parte importante. Estou focada no fato de que, se eu for a primeira de qualquer coisa, isso significa que não serei a última.”
Troy Kotsur marcando presença
Depois de se tornar o primeiro ator surdo a receber uma indicação individual no início deste ano, Troy Kotsur se tornou o primeiro ator surdo a ganhar um prêmio SAG, levando para casa o troféu de melhor ator coadjuvante por No Ritmo do Coração. Usando um intérprete de linguagem de sinais, ele declarou seu amor à esposa, sentada na plateia, e brincou dizendo que sua filha não pode usar a estatueta para segurar suas joias.
Nesta edição do SAG Award, Kotsur concorria com Kodi Smit-McPhee (“Ataque dos Cães”), Ben Affleck (“Bar, Doce Lar”), Bradley Cooper (“Licorice Pizza”) e Jared Leto (Casa Gucci) – Kotsur e Smit-McPhee eram os favoritos da categoria. A vitória de Kotsur agora o torna o favorito não oficial para um Oscar no próximo mês. No Oscar, Kotsur concorre ao lado de Ciarán Hinds (“Belfast”), J.K. Simmons (“Apresentando os Ricardos”) e a dupla Jesse Plemons e Kodi Smit-McPhee (ambos de “Ataque dos Cães”).
Por fim, Confira a lista completa de categorias e os vencedores:
Melhor Ator em Filme
- Andrew Garfield (Tick, Tick…Boom!)
- Benedict Cumberbatch (Ataque dos Cães)
- Javier Bardem (Apresentando os Ricardos)
- Will Smith (King Richard: Criando Campeãs)
- Denzel Washington (A Tragédia de Macbeth)
Melhor Atriz em Filme
- Jessica Chastain (Os Olhos de Tammy Faye)
- Olivia Colman (A Filha Perdida)
- Lady Gaga (Casa Gucci)
- Jennifer Hudson (Respect: A História de Aretha Franklin)
- Nicole Kidman (Apresentando os Ricardos)
Melhor Elenco em Filme
- Belfast
- Não Olhe para Cima
- No Ritmo do Coração
- Casa Gucci
- King Richard: Criando Campeãs
Melhor Ator Coadjuvante em Filme
- Troy Kotsur (No Ritmo do Coração) – vencedor
- Ben Affleck (Bar, Doce Lar)
- Bradley Cooper (Licorice Pizza)
- Jared Leto (Casa Gucci)
- Kodi Smit-McPhee (Ataque dos Cães)
Melhor Atriz Coadjuvante em Filme
- Ariana DeBose (Amor, Sublime Amor) – vencedora
- Caitríona Balfe (Belfast)
- Cate Blanchett (O Beco do Pesadelo)
- Kirsten Dunst (Ataque dos Cães)
- Ruth Negga (Identidade)
Melhor Elenco de Dublês em Filme
- 007 – Sem Tempo Para Morrer – vencedor
- Viúva Negra
- Duna
- Matrix Resurrections
- Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis
Melhor Ator em Minissérie ou Filme para Televisão
- Michael Keaton (Dopesick) – vencedor
- Oscar Isaac (Cenas de um Casamento)
- Evan Peters (Mare of Easttown)
- Ewan McGregor (Halston)
- Murray Bartlett (White Lotus)
Melhor Atriz em Minissérie ou Filme para Televisão
- Kate Winslet (Mare of Easttown) – vencedora
- Jennifer Coolidge (White Lotus)
- Cynthia Erivo (Genius: Aretha)
- Margaret Qualley (Maid)
- Jean Smart (Mare of Easttown)
Melhor Ator em Série de Comédia
- Jason Sudeikis (Ted Lasso) – vencedor
- Michael Douglas (O Método Kominski)
- Brett Goldstein (Ted Lasso)
- Steve Martin (Only Murders in the Building)
- Martin Short (Only Murders in the Building)
Melhor Atriz em Série de Comédia
- Jean Smart (Hacks) – vencedora
- Elle Fanning (The Great)
- Sandra Oh (The Chair)
- Juno Temple (Ted Lasso)
- Hannah Waddingham (Ted Lasso)
Melhor Elenco em Série de Comédia
- Ted Lasso – vencedor
- The Great
- Hacks
- O Método Kominski
- Only Murders in the Building
Melhor Ator em Série de Drama
- Lee Jung-Jae (Round 6) – vencedor
- Brian Cox (Succession)
- Billy Crudup (The Morning Show)
- Kieran Culkin (Succession)
- Jeremy Strong (Succession)
Melhor Atriz em Série de Drama
- Jung Ho-Yeon (Round 6) – vencedora
- Jennifer Aniston (The Morning Show)
- Elisabeth Moss (The Handmaid’s Tale)
- Sarah Snook (Succession)
- Reese Witherspoon (The Morning Show)
Melhor Elenco em Série de Drama
- Succession – vencedor
- Round 6
- The Morning Show
- The Handmaid’s Tale
- Yellowstone
Melhor Elenco de Dublês em Série de Televisão
- Round 6 – vencedor
- Cobra Kai
- O Falcão e o Soldado Invernal
- Loki
- Mare of Easttown
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.