‘Coração Ardente’ falha miseravelmente em seu objetivo
Wilson Spiler
“O Coração de Jesus é o símbolo por excelência da misericórdia de Deus; mas não é um símbolo imaginário, é um símbolo real, representando o centro, a fonte da qual brotou a salvação para toda a humanidade” – Papa Francisco.
A frase do atual pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana dá uma ideia do que representa o filme Coração Ardente (Corazón Ardiente), um docudrama espanhol que chegou nesta quinta-feira (10) aos cinemas brasileiros.
-
‘Laços de Afeto’ é uma carta aberta contra o Estado e o conservadorismo
-
‘Mulheres Mágicas’ traz a figura da bruxa ao longo da história do cinema
A história
O longa conta a história de Lupe Valdés (Karyme Lozano), uma escritora de sucesso que investiga as aparições do Sagrado Coração de Jesus, em busca de inspiração para o seu próximo romance.
Então, guiada por Maria (María Vallejo-Nágera), perita em mistérios, Lupe descobrirá as revelações de Jesus a Santa Margarida Maria de Alacoque. Além disso, encontrará santos, assassinos, exorcistas, papas, presidentes, conspiradores, além de milagres e crimes. Por meio de sua pesquisa, Lupe também descobrirá os segredos do seu próprio coração, afligido por velhas feridas que precisam ser curadas.
Mais documentário, menos drama
Desenvolvido como um docudrama, que entremeia depoimentos com cenas de dramaturgia, Coração Ardente é, certamente, um filme de nicho. Afinal, trabalha em sua totalidade com a fé em Jesus e os milagres que essa crença pode produzir. Ou seja, voltado exclusivamente para um público evangélico.
A ideia de misturar os gêneros documentário e drama, de fato, é interessante. O problema é que o filme traz muito mais depoimentos do que encenação em si, tornando a protagonista de Lozano em quase uma coadjuvante.
Trama desinteressante
Dessa forma, o que poderia ser um filme até interessante, vira pura devoção à Igreja Católica. Nem mesmo a curiosidade de saber o desfecho da “trama” atrai o interesse do espectador, já que a história fica, na maior parte do tempo, em segundo plano.
Mas, se o objetivo de Coração Ardente era atrair um público não-cristão, ainda mais utilizando-se de passagens do Papa Francisco, considerado um pontífice progressista, o filme falha miseravelmente.
Onde assistir ao filme Coração Ardente?
A saber, Coração Ardente estreou nesta quinta-feira (10) exclusivamente nos cinemas brasileiros. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Trailer do filme Coração Ardente
https://youtu.be/d3SC8u4d40o
Coração Ardente: elenco do filme
Karyme Lozano
María Vallejo-Nágera
Carmelo Crespo
Yolanda Ruiz
Ficha Técnica
Título original do filme: Corazón Ardiente
Direção: Andrés Garrigó e Antonio Cuadri
Roteiro: Andrés Garrigó e Pedro Delgado
Duração: 89 minutos
País: Espanha
Gênero: drama, documentário
Classificação: 10 anos