Creed 3 crítica do filme 2023 (1)

Foto: Warner Bros. Pictures / Divulgação

‘Creed III’: melhor filme blockbuster do ano mostra o talento de Michael B. Jordan em todas as frentes

Cadu Costa

Pegue todos os filmes de boxe de todos os tempos e não há uma alma viva na Terra que não cite “Rocky Balboa” como o maior de todos. Porém, se Sylvester Stallone criou um ícone do nada, podemos dizer que seu legado está mais do que garantido para as novas gerações com o Adonis Creed de Michael B. Jordan.

Estreia nesta quinta-feira (2) nos cinemas o filme Creed 3, o terceiro capítulo da saga spin-off de Rocky onde seguimos os passos do filho de seu maior adversário e amigo, Apollo Creed.

E se podemos dizer algo bem contundente como um gancho de direita: É O MELHOR FILME BLOCKBUSTER DO ANO ATÉ AQUI, E UM DOS MELHORES DO UNIVERSO BALBOA!

Leia também:

Segunda temporada de ‘Cidade Invisível’ e novo filme de Adam Sandler são os destaques entre as estreias de março da Netflix

Oscar 2023: 10 músicas inesquecíveis de ‘Aftersun’

‘Entre Mulheres’ traz discussão pesada e atual

Estreia de Michael B. Jordan na direção

Estreando na direção e ainda protagonizando o filme – tal qual fez Stallone em quase todos os filmes da saga -, Michael B. Jordan parece mostrar o quão enorme é o talento do ator estadunidense de 36 anos.

Ao continuar a história de Adonis Creed, Jordan usa elementos que vão desde narrativas altamente verossímeis a cenas de lutas espetaculares com referências ao universo dos animes, em especial Naruto e Dragon Ball. Sendo o ator/diretor um otaku declarado, nada mais justo que ele leve o que mais ama para o seu primeiro trabalho por trás das câmeras.

Mais do que uma briga

Em Creed 3, Adonis Creed se consolida como um dos maiores boxeadores de todos os tempos junto ao seu pai e Rocky Balboa – que não está no filme – e isso traz uma vida tranquila para ele seja no seio familiar quanto no profissional.

Ao abandonar os ringues para se dedicar a outras atividades, como a de promover lutas, Adonis encara uma volta ao passado quando um amigo de infância e ex-prodígio do boxe, Damian ‘Dame’ Anderson (Jonathan Majors), ressurge após cumprir uma longa sentença na prisão e querendo a sua chance de também ditar o próprio destino.

Assim sendo, o confronto entre os ex-amigos é mais do que apenas uma briga e todo o futuro de Adonis está em risco contra um adversário que não tem nada mais a perder.

E por mais que a fórmula seja familiar e o enredo previsível, em Creed 3, há uma autêntica subcorrente entre as estrelas peso-pesado Michael B. Jordan e Jonathan Majors interpretando amigos de infância que se tornaram rivais profissionais.

Gigante Jonathan Majors

Sobre o segundo, é preciso dizer algo: estamos apenas no terceiro mês do ano de 2023 e o cinema já transmitiu com sucesso uma mensagem que não desaparecerá tão cedo do pensamento: Jonathan Majors é um ator fenomenal.

Seu Damian entrega doses corretas de tensão, de inveja, de raiva do mundo e é disparado o melhor vilão que já surgiu nesse universo. Majors, aliás, tem tudo para ser um dos grandes nomes de Hollywood pelos próximos anos, haja vista que o ator ainda interpreta Kang, o grande vilão do Universo Cinematográfico Marvel no momento, em “Homem-Formiga e A Vespa 3: Quantumania”.

Outro destaque positivo vai para Zach Baylin, indicado ao Oscar de melhor roteiro original por “King Richard: Criando Campeãs” (2021); e Keenan Coogler, um dos roteiristas de “Space Jam 2” (2021) e irmão de Ryan Coogler, diretor do primeiro “Creed” (2015) e coautor do argumento deste terceiro filme.

Obra à parte

Tudo nessa trama é factível, detalhado e explicado. Até mais do que deveria e o filme que busca ser uma obra à parte de um universo consolidado dá sua amostra final que sobrevive muito bem sozinho.

Sim, vamos relembrar que Rocky Balboa não está aqui e faz nenhuma falta. Sylvester Stallone precisa dar um final feliz para o seu personagem e o que acontece no capítulo anterior parece perfeito para isso.

Na verdade, a série “Creed” nada mais é que um exame mais interessante de classe, casta e meritocracia estaduninense do que os filmes de Rocky jamais foram. E tudo dentro dos limites do cinema de pipoca crocante e amanteigado.

Necessário, mais uma vez enaltecer as câmeras, as sequências de golpes alucinantes e a emoção do embate final que dava vontade de chorar junto ao ver tanta entrega dos atores principais em seus personagens.

Por fim, Michael B. Jordan e Jonathan Majors se enfrentam em uma história de boxe contada com estilo, bom gosto e respeito pelo público. Creed III funciona tão bem quanto precisa, e para o enésimo filme de uma franquia de sucesso, isso é mais do que suficiente. É brilhante.

Onde assistir ao filme Creed 3?

A saber, Creed 3 estreia exclusivamente nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 2 de março de 2023.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe também de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

https://app.orelo.cc/uA26
https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme Creed 3

Creed 3: elenco do filme

Jonathan Majors

Michael B. Jordan

Tessa Thompson

Ficha Técnica do filme Creed 3

Título original do filme: Creed 3

Direção: Michael B. Jordan

Roteiro: Keenan Coogler, Zach Baylin

Duração: 116 minutos

País: Estados Unidos

Gênero: drama

Ano: 2023

Classificação: 12 anos

Cadu Costa

Cadu Costa era um camisa 10 campeão do Vasco da Gama nos anos 80 até ser picado por uma aranha radioativa e assumir o manto do Homem-Aranha. Pra manter sua identidade secreta, resolveu ser um astro do rock e rodar o mundo. Hoje prefere ser somente um jornalista bêbado amante de animais que ouve Paulinho da Viola e chora pelos amores vividos. Até porque está ficando velho e esse mundo nem merece mais ser salvo.
0

Créditos Galáticos: