Criação de Snapchat vai virar série

Stenlånd Leandro

A relação entre a produção de filmes e seriados e as redes sociais já não é nova. Vários exemplos Têm vindo a comprovar que as produções realizadas sobre as plataformas sociais mais emblemáticas da atualidade contam com uma audiência ativa e interessada. Isto explica, em parte, porque é que plataformas como o Facebook, o Instagram e o Snapchat continuam no centro das atenções de muitos dos filmes e seriados lançados ao longo dos últimos anos.

A produção de narrativas sobre a criação e os efeitos destas redes sociais tem, também, prevalecido em documentários e sido alvo de estudos diversos ao longo dos anos.

Assim, depois de chegar ao grande público, com uma boa aceitação, a série realizada sobre o Facebook – “A Rede Social” (em inglês, “[The] Social Network” – uma produção que, em 2011, viria a ganhar três óscares; é natural que esteja também previsto o lançamento de mais um seriado sobre uma das mídias sociais favoritas dos adolescentes e jovens a nível mundial: o snapchat.

Este lançamento foi anunciado por ex-responsáveis de três grandes empresas internacionais, incluindo a Walt Disney Studios, a HP e o eBay. Segundo a informação liberada, esta série deverá trazer até ao grande público a história da criação desta rede social efémera, abordando diversos aspetos referentes à forma como foi estruturada e ao caminho desenvolvido para o sucesso.

Ainda sem muitos pormenores, a ideia da série parece ter agradado às faixas etárias mais jovens que, além de serem o público-alvo desta produção, são também os principais utilizadores da aplicação que se encontrará, no seriado, sob escrutínio.

Durante algum tempo especulou-se que o guião pudesse visar Hollywood e falou-se, inclusivamente, sobre a potencialidade de surgir um filme sobre esta rede social. As fontes oficiais revelam agora, no entanto, que “Frat Boy Genius” nascerá sob a forma de seriado, para falar sobre a criação do Snapchat.

Frat Boy Genious: o que se sabe até ao momento

Quando pensamos na mais efémera e instantânea das mídias sociais, pensamos nos emojis do snapchat, nas mensagens de curta duração e no potencial que esta rede social pode apresentar para quem trabalha com plataformas online e deseja chegar ao público mais jovem.

O seriado Frat Boy Genious irá falar sobre a criação do Snapchat na perspetiva da sua criação, falando, para tal, da vida e obra do responsável pela sua invenção, Evan Spiegel. Esta série foi escrita por Elissa Karasik e o seu guião original tinha sido criado para que, sobre a temática, fosse produzido um filme.

 A plataforma Quibi, no entanto, será a plataforma escolhida para difundir o seriado Frat Boy Genius. Esta informação, liberada por Jeffrey Katzenberg (ex presidente da Walt Disney Studios) e por Meg Whitman (previamente CEO do eBay e da HP) vem confirmar o enredo do seriado, garantindo que a escolha da plataforma de difusão não foi por acaso. Quibi irá, segundo estas fontes, receber diversos seriados de qualidade, entre os quais se incluirá Frat Boy Genius.

Esta série irá focar o percurso perseverante de Evan Spiegel, o criador do Snapchat, no seu percurso pela Universidade de Standford, levando o espetador a acompanhar todo o o processo que levaria ao aparecimento do fantasminha branco que hoje “assombra” todos os smartphones.

Quibi escolhida para exibir Frat Boy Genius

A intenção da plataforma que exibirá Frat Boy Genius – a Quibi – é sempre a de apresentar vídeos de curta duração, adaptados ao formato dos dispositivos móveis (incluindo mobile). Desde a sua criação vários seriados têm sido apresentados nesta plataforma, seguindo sempre a lógica dos vídeos curtos e intensos.

Neste caso, segundo referem as fontes oficiais, a plataforma pretende difundir diversos vídeos – em cerca de mais de uma centena de conteúdos – que poderão ser apresentados a partir de qualquer dispositivo em qualquer local. Quibi demonstrou já o desejo de incluir nestes conteúdos alguns dos sucessos televisivos e também programas musicais, tendo o desejo de atingir os 5 mil conteúdos anuais.

Frat Boy Genious acompanhará a história da criação e da construção de uma das maiores mídias sociais da atualidade – o Snapchat – olhando para a forma como este explora as mensagens instantâneas e os emojis do Snapchat e focando o processo que deu origem a esta rede social.

A esperança dos criadores, guionista e plataforma é que Frat Boy Genious tenha o mesmo sucesso apresentado por [The] Social Network.

Apesar das comparações estabelecidas entre a Quibi, o Youtube e a Netflix, Jeffrey Katzenberg e Meg Whitman não excluem nenhuma opção, esclarecendo, no entanto, que a Quibi não concorre com estas plataformas, limitando-se a complementá-las.

Fica no ar, com estas afirmações, a ideia de que Frat Boy Genious possa ainda chegar a outras plataformas de difusão. Na Quibi, sabemos já que esta começará a ser exibida no próximo ano, 2020.

Stenlånd Leandro

Leandro não é jornalista, não é formado em nada disso, aliás em nada! Seu conhecimento é breve e de forma autodidata. Sim, é complicado entender essa forma abismal e nada formal de se viver. Talvez seja esse estilo BYRON de ser, sem ter medo de ser feliz da forma mais romântica possível! Ser libriano com ascendente em peixes não é nada fácil meus amigos! Nunca foi...nunca será!
NAN