13 reasons why

13 reasons why

CRÍTICA | ’13 Reasons Why’ (3ª Temporada)

Gilda Nobrega

13 Reasons Why está em sua terceira temporada e ainda consegue ser uma daquelas séries que prende o espectador a cada novo episódio.

Leia mais:

PRIMEIRAS IMPRESSÕES | ‘SESSÃO DE TERAPIA’ – 4ª TEMPORADA
6ª TEMPORADA DE ‘MARVEL’S AGENTS OF S.H.I.E.L.D.’ CHEGA AO CANAL SONY
THE MANDALORIAN | SÉRIE DE STAR WARS LANÇA TRAILER

A série segue abordando os conflitos vividos pelos adolescentes da escola Liberty (drogas, bullying, abuso sexual, suicídio, etc), todavia, apresentando uma alternativa de recuperação dos personagens.

Apesar da narrativa mais sutil e intimista, com uma abordagem menos incisiva e sem cenas tão chocantes quanto as vistas nas temporadas anteriores, esta é, de longe, a melhor temporada da série. A trama é permeada por um emaranhado de evidências, pistas, acusações e hipóteses que, com o desenrolar dos episódios, leva o espectador a eleger um novo suspeito principal.

NOVA PERSONAGEM

Com um apurado olhar crítico, curioso e até desconfiado, Ani (Grace Saif) é quem narra a história. Muito simpática e eventualmente “bisbilhoteira”, Ani destrincha (ou tenta) todo envolvimento dos possíveis suspeitos do desaparecimento de Bryce Walker. Entretanto, ao mesmo tempo em que ela é esperta e sensata, em alguns momentos se vê envolvida em inúmeras muitas mentiras.

SEGREDOS

Frequentemente nos deparamos com novos segredos, mentiras e acusações que basicamente gravitam em torno do real motivo do desaparecimento de Bryce, ocorrido logo após um tumultuado jogo de boas-vindas entre os times de futebol das escolas locais.

Dentro do ambiente escolar, a conivência dos profissionais com a preocupação constante em abafar os casos em nome da reputação da instituição e a negligência dos pais fazem com que os dramas internos e pessoais não sejam definitivamente solucionados.

Montgomery de la Cruz e Jessica

Montgomery de la Cruz e Jessica Davis. Foto: divulgação / Netflix

A TRAMA

Após conseguirem evitar um massacre durante a Festa da Primavera, Clay Jensen, Jessica Davis, Tony Padilla, Alex Standall, Justin Foley e Zach Dempsey elaboram um plano para a reabilitação de Tyler Down. Contudo, precisam cuidar também da própria recuperação. Se para toda ação existe uma consequência, há também uma reação em cadeia. Mas será possível consertar as coisas? Nos importamos realmente com os outros ou agimos apenas em benefício próprio? As amizades e a lealdade serão postas em xeque!

Tyler Down

Tyler Down no corredor da escola. Foto: divulgação / Netflix

RECUPERAÇÃO

Dor, muita dor. A recuperação é dolorosa, tentar ajudar ou apenas se abrir com um amigo já é algo bastante doloroso. As pessoas mostram quem realmente são? Basta prestar atenção! Mas quem presta atenção? Muitas vezes gritamos e ninguém nos ouve, então, como haveria recuperação?

– Usamos uma fantasia o tempo todo, tentando se tornar aquilo que vestimos. Se fosse assim, só usaria capuz há muito tempo!

Certamente usamos máscaras para esconder fraquezas, dissimular e aparentar ser o que não somos. Essa máscara nada mais é do que uma fachada “indiferente” e sofisticada para levar as pessoas a nos enxergar como queremos ser vistos. Portanto, serve como escudo quando a insegurança o medo tomam conta e para amenizar os transtornos emocionais. Contudo ‘13 Razões’ segue uma temática de reflexão sobre e para os jovens, para a sociedade, de como vivemos em comunidade bem como precisamos um dos outros para viver… ou sobreviver…

::: TRAILER

https://www.youtube.com/watch?v=qwIVKuA68Y4

::: FICHA TÉCNICA

Título original: 13 Reasons Why
Direção: Bronwen Hughes Jessica Yu John T. KretchmerKevin Dowling Michael Morris
Roteiro: Brian Yorkey
Elenco: Alisha Boe, Brandon Flynn, Christian Navarro, Devin Druid, Dylan Minnette,
Miles Heizer, Ross Butler, Amy Hargreaves, Anne Winters, Benito Martinez, Bex Taylor-Klaus, Braian Rivera Jimenez, Brenda Strong
Distribuição: Netflix
País: Estados Unidos
Gênero: drama, suspense
Ano de produção: 2019
Duração: 736 minutos
Classificação: 18 anos

Gilda Nobrega

Carioca, apaixonada por música, shows e cinema.
NAN