CRÍTICA #3 | ‘Trama Fantasma’ merece ser visto pela boa atuação do elenco, figurino e trilha sonora
Juliana Góes
Trama Fantasma, dirigido por Paul Thomas Anderson, é talvez um dos longas mais excêntricos do momento, o que já é uma característica dos filmes do diretor, conhecido por produções bem diferentes. Indicado a seis Oscars, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Diretor, a obra destaca todo o talento do ator Daniel Day-Lewis, que atua de forma primorosa neste último filme de sua carreira nos cinemas.
CRÍTICA | ‘Trama Fantasma’ é puro deslumbre e arrebatamento
O longa conta a história de Reynolds Woodcock (Daniel Day-Lewis), famoso estilista britânico dos anos 50, dotado de estranhezas em seu comportamento. Ele é totalmente focado no trabalho e as mulheres com quem convive servem apenas como inspiração para seus vestidos. e logo são rejeitadas. Mas tudo muda quando Reynolds se encanta por Alma (Vicky Krieps) , uma jovem garçonete, que se torna sua musa, além de não querer ser dispensada como as outras.
CRÍTICA #2 | ‘Trama Fantasma’ tem condução exímia e não oferece respostas fáceis ao público
O tempo vai passando e embora Alma esteja insatisfeita com o desprezo de Woodcock, ela tenta se acostumar com a situação e fazer com que ele a note como no início do relacionamento, pois nada para Woodcock é tão importante quanto o ofício. A atuação de Day-Lewis é surpreendente, ele consegue transmitir sentimento de revolta para o público, com o jeito egocêntrico de seu personagem.
LEIA MAIS CRÍTICAS DE FILMES
Já, a personagem Alma, chama atenção pela atitude, que apesar de estar apaixonada, ao longo da história, ela vai mudando a postura para lidar com o relacionamento estranho que mantém com Reynolds. A atuação de Vicky Krieps é excelente. Outro destaque da trama, é Cyril (Lesley Manville), irmã do protagonista que “autoriza” este tipo de relacionamento doentio do irmão. A ótima performance de Lesley, resultou na indicação ao Oscar deste ano de melhor atriz coadjuvante.
O figurino e a fotografia são belíssimas. A trilha sonora de Jonny Greenwood marca alguns momentos do filme. O roteiro segue um ritmo lento e as cenas variam entre suspense, drama e humor.
Trama Fantasma talvez não seja um filme que chame atenção para ir ao cinema, mas tem o tipo de história que contenta os olhares mais críticos. Quem prefere fugir um pouco dos blockbusters, esta obra de Anderson, é perfeita.
Se merece ou não o Oscar de Melhor Filme, ainda há dúvidas, mas com toda certeza, merece ser visto pela boa atuação do elenco, figurino e trilha sonora.
::: TRAILER
::: FOTOS
::: FICHA TÉCNICA
Direção: Paul Thomas Anderson
Roteiro: Paul Thomas Anderson
Elenco: Daniel Day-Lewis, Vicky Krieps, Lesley Manville
Produção: Paul Thomas Anderson, Megan Ellison, Daniel Lupi, JoAnne Sellar
Fotografia: Paul Thomas Anderson
Distribuição: Universal Pictures
Duração: 130 min.
País: EUA