CRÍTICA | 3ª Temporada | Prepare-se para as (ótimas) surpresas de ‘Demolidor’
Giovanna Landucci
Já fizemos um texto de primeiras impressões da terceira temporada de Demolidor após receber seis episódios gentilmente cedidos pela Netflix. Agora, a série já foi disponibilizada do catálogo de streaming e eu garanto: você vai querer maratonar! Essa nova saga vem com muitos eventos sombrios. Apesar de já haver cancelamentos dos seriados “Punho de Ferro” e “Luke Cage”, “Daredevil” (no original) e “Jessica Jones” ainda sobreviveram (por enquanto). Desta vez, veremos um dos maiores rivais do “demônio” de Hell’s Kitchen, o Mercenário. Toda a trama foi baseada em um de seus arcos mais famosos: A Queda de Murdock.
Criado em 1969 por Gary Friedrich e Herb Trimple, Mercenário apareceu pela primeira vez uma revista de Nick Fury. Com o nome original de Bullseye, pouco se sabe sobre sua origem, apenas que ele tinha um pai abusivo e vivia com seu irmão em um bairro de Nova Iorque. Depois de se mudar para um lar adotivo, desenvolveu a capacidade de arremessar objetos como bolas de baseball e uma força incrível. Não vou contar quem é esse personagem na série, porque somente será revelado após alguns episódios e Wilson Fisk irá se utilizar de suas habilidades como aliado em busca de vingança. O personagem é um assassino altamente perigoso porque não carrega emoções desde pequeno, uma espécie de psicopata. Vocês se lembram de Mary, apresentada em “Punho de Ferro”? O nível de atuação do ator é tão bom quanto. Inclusive, nessa temporada, temos a presença do Rei do Crime mais poderoso que nunca (para a alegria da galera!). Como em “Punho de Ferro”, teremos, então, dois vilões, um mais perigoso que o outro, sendo um articulado e estratégico, e o outro completamente impulsivo e movido por um ódio sem tamanho.
Essas junções de personagens que os produtores fazem em Demolidor formam perfeitos crossovers e dão muita abrangência para se trabalhar, o que pode ser visto nessa temporada e esperado para a próxima (que esperamos que seja renovada). Até o sexto episódio, a série caminha de um jeito. Depois, ela prossegue com várias surpresas (mesmo para quem leu a HQ) e alguns plot twists bem interessantes.
Nesses novos capítulos veremos a queda de muitos personagens. Matt Murdock se encontra em seus devaneios, psicodramas e uma mente conturbada. Distante dos amigos, ele começa a criar umas paranoias e elaborar dentro de si um desejo de vingança contra Fisk. Karen Paige passa por situações conturbadas e se iguala à personagem dos quadrinhos, passando por um momento de transição difícil, sendo este o único ponto fraco da trama.
CRÍTICA | 2ª Temporada | Mais sombrio, ‘Punho de Ferro’ apresenta dois novos vilões
E por falar em Karen, Foggie está mais isolado, mora junto com a namorada, está bem de vida e é apresentada toda a sua família, mais precisamente seu irmão, que entra como seu grande conselheiro. Nenhum dos dois tem mais contato com Matt, que se distanciou, e, a partir daí, a imagem do herói será distorcida propositadamente na mídia para a população, deixando Murdock num grande dilema sobre seu papel na sociedade.
Há algumas partes neste terceiro ano de Demolidor que são bem fiéis à HQ adaptada, o que vai deixar os fãs em êxtase. Os planos de câmera, as cores utilizadas, efeitos de luz e sombra trazem todas as sensações de um misto de suspense e drama à trama, mesmo com toda a ação que ela propõe. Da mesma forma como nos quadrinhos, Matt deixa seu uniforme um pouco de lado até se reencontrar em seu desejo ou de vingança ou de redenção. Será essa a queda de Murdock ou ele conseguirá finalmente quebrar seu inimigo? Com um novo inimigo pela frente, esse trabalho será mais árduo, o que fará ele duvidar de si mesmo. A nova temporada resolve algumas questões, mas deixa com gostinho de quero mais.
::: TRAILER
::: FICHA TÉCNICA
Título original: Daredevil
Temporada: 3
Criação: Kati Johnston
Elenco: Amy Rutberg, Marci Stahl, Charlie Cox, Deborah Ann Woll, Elden Henson, Joanne Whalley, Vincent D’Onofrio, Wilson Bethel
Produção: Netflix, Marvel Television, ABC Studios, DeKnight Productions, Goddard Textiles
Distribuição: Netflix
Gênero: Thriller, Ação
Ano: 2018
Classificação: 18 anos