CRÍTICA | 4 Latas (Netflix)
Jorge Feitosa
Sem perspectivas.
O filme de estrada (ou road movie) é um gênero cinematográfico explorado desde que, bem… desde que existem estradas, carros para percorrê-las e filmes. Nele, personagens geralmente frustrados, estabelecem um convívio tenso em que, alternando conflitos entre si e os coadjuvantes pelo caminho, mudam a forma de ver vida ao final da jornada.
Leia mais:
– CRÍTICA | ‘O MISTÉRIO DAS GAROTAS PERDIDAS’ (NETFLIX)
– CRÍTICA | ‘SHAFT’ (NETFLIX)
– CRÍTICA | ‘ALERTA LOBO’ (NETFLIX)
A trama
A saber, em 4 Latas, do diretor Gerardo Olivares, o tosco Tocho (Hovik Keuchkerian) recebe uma carta da esposa de Joseba (Enrique San Francisco) avisando-lhe que o amigo da juventude está à beira da morte. Relembrando o passado de aventuras pelo deserto africano, o espanhol basco joga o uniforme de trabalho no lixo, cata Jean Pierre (Jean Renault) e a filha de Joseba, Ely (Susana Abaitua), e todos partem a bordo do carro que dá nome ao filme.
Sem muito a que se apegar na vida ou, como no caso de Jean, um sonho que se transformou num fardo, não é tão difícil embarcar em uma jornada de afastamento pontuada por uma trilha sonora melancólica e que evoca, sobretudo, o saudosismo. Uma última chance de reviver a inocência e o descompromisso, seja através das lembranças próprias ou de um singelo diário.
Roteiro, fotografia e atuações chamam a atenção
O roteiro, apesar de um tanto apressado no início, vai atraindo com a direção de Olivares, bem como o elenco de atores principais e coadjuvantes, que ora servem de auxílio, ora de barreira e até mesmo perigo, mostra uma fauna humana do deserto com todas as suas peculiaridades e gerando o humor e conflitos necessários à trama.
Aliás, o deserto aqui é usado magistralmente em toda a sua dimensão estética. Com uma fotografia de início deslumbrante e colorida, se valendo de planos abertos a convidar para uma grande jornada com ares de nostalgia pelas lembranças da juventude. Depois, torna-se cada vez mais sufocante e ameaçador como de fato deve ser, lembrando os limites e forçando a reflexão.
Em suma, 4 Latas, como obra cinematográfica, pode não se sobressair entre os melhores road movies. Mas a sinceridade da história e sua boa execução ainda o fazem relevante. Afinal, a perspectiva, do deserto ou da vida, está nos olhos de quem assiste.
::: TRAILER
::: FICHA TÉCNICA
Título original: 4 Latas
Direção: Gerardo Olivares
Roteiro: Gerardo Olivares, Maria Jesus Petrement, Chema Rodríguez
Produtor (es): Sergio Díaz, Larry Levene, José María Morales
Elenco: Jean Reno, Hovik Keuchkerian, Susana Abaitua, Juan Dos Santos, Arturo Valls
Distribuição: Netflix
Data de estreia: sex, 12/07/19
País: Espanha
Gênero: comédia
Ano de produção: 2019
Duração: 104 minutos
Classificação: 16 anos