CRÍTICA | 5ª temporada de ‘The 100’ abre possibilidade para mais alguns bons anos no ar

Everton Duarte

O final da 4ª temporada de “The 100” se encerrou de uma maneira magnífica, enfim pudemos conhecer o tão temido Praimfaya, o apocalipse na Terra. Até então, as histórias sobre essa catástrofe eram consideradas como lenda para o povo Skaikru, mas não para os Grounders. O povo da Terra sempre esteve atento ao que poderia levá-los a tal destruição, até mesmo porque a ascensão do líder traz consigo as memórias e dados de Becca. Essas memórias fazem com que os grounders já conheça essa tragédia, antes mesmo da chegada dos 100 à Terra.

Outro ponto muito positivo no final da temporada passada é que ela apresentou o que poderíamos aguardar para a trama da próxima aventura de Bellamy, Clarke e Octavia. O mais interessante nisso é que, ainda assim, há um mistério pairando no ar. Não tínhamos a menor ideia de qual seria a tripulação daquela nave, se o grupo de Bellamy sobreviveria, se o Wonkru se manteria unido dentro do Bunker. E afinal, quem diabos seria aquela garota com a Clarke? Na linha do tempo atual, já se passaram 6 anos, e é exatamente esse gap temporal que faz a trama da quinta temporada ser excelente.

CRÍTICA | ‘Vai Anitta’ aborda vida pessoal e ascensão da cantora com drama e humor

Fique tranquilo, pois a maioria dos mistérios serão explicados nos primeiros episódios. E, para alguns, até pode parecer que a série virá com ar de “mais do mesmo”. E de fato veio. Mas não se engane, pois este é mais um ponto positivo. Ainda que a quinta temporada repita a receita em alguns pontos, a trama continua carregada de plots que foram bem desenvolvidos. Já era de se esperar que os personagens principais se consolidassem em suas crenças e personalidades, mas ainda houveram espaços para muitas mudanças.

Saiba mais sobre The 100

As decisões tomadas no passado trarão consequências que irão assombrar a todos. E digo isso destacando principalmente a Octavia, a Indra e o Wonkru. A trama do grupo é desvendada aos poucos no decorrer dos episódios e isso poderá afetar a sua opinião sobre quem está certo ou errado. Algumas revelações só irão aparecer muito próximas ao final da série. Além disso,  relações serão colocadas à prova durante quase todos os episódios, e isso independente do nível de proximidade e/ou familiaridade dos personagens. A vantagem é que a série continua amarrando  trama e sub-trama entre todos os núcleos, mas os flashbacks do Wonkru são os mais reveladores, para não dizer perturbadores.

The CW / Warner Bros. / Reprodução

A chegada de um novo e misterioso grupo vindo do espaço adicionou a carga de ação necessária para essa temporada. Além de renovar parte do elenco, a história de “The 100” também se renova com a adição desses personagens. A disputa pelo último local habitável da terra trouxe consigo um teor interessante a essa nova guerra: vilões não são tão vilões assim. Heróis terão seu caráter colocados à prova, e tudo isso faz com que antigos personagens fiquem marcados na história. Nessa nova guerra, Clarke não é o foco das atenções da mesma forma com que foi na quarta temporada, e sua nova sidekick, a Madi, é quem mantém a nossa querida Lexa presente. Ainda que a participação de Madi não tenha sido aproveitada de forma satisfatória no presente, Madi e alguns bons novos personagens fizeram essa temporada ser tão interessante quanto a anterior.

Em novo teaser, HBO anuncia data de estreia da última temporada de ‘Game of Thrones’

Ainda se tratando de personagens do passado, alguns sentimentos talvez tenham ficado de fato para trás. Novos relacionamentos amorosos e muito bem-vindos aqueceram os corações de alguns personagens. Traições ainda fazem parte dos plots, além, claro, do instinto de sobrevivência. E é nesse instinto que Jaha, Kane e Abby melhor se encaixam a essa temporada. E por falar em sobrevivência, ou na descrença dela na série, Jasper traz de volta o seu ponto de vista, mesmo não estando mais presente diretamente nessa temporada, mas sim na carta que ele deixou para o Monty. Nosso querido Monty é um dos personagens-chave para o incrível e surpreendente final, ainda que a hombridade de Bellamy seja um dos pontos fortes até aqui, é no final que, novamente, você ficará boquiaberto, meu caro leitor. Mas ainda não quero antecipar o final do meu texto, pois é preciso citar o restante do grupo que ficou isolado no espaço durante esses seis anos.

PRIMEIRAS IMPRESSÕES | ‘Narcos México’ mescla dramas pessoais com robustas cenas de ação

Como mostrado no último episódio da quarta temporada, já era de se esperar que Bellamy e seu grupo sobreviveria no espaço. No entanto, infelizmente esse é um dos pontos fracos para a quinta temporada. Mas calma, não digo isso pelo fato do grupo conseguir manter-se vivo durante os seis derradeiros anos, mas sim pela pouca exploração da história durante esse período. O grupo como um todo é peça fundamental na disputa pela parte habitável da Terra. E como de costume, Murphy, Emory, Luna, Bellamy, Monty, Harper e Raven se destacam em suas peculiaridades e caráter. O problema aqui é que o grupo tem uma união tão forte quanto a do Wonkru, e como citei acima, ela é demonstrada ao longo da temporada. O detalhe é que isso não ocorre da mesma forma com o time de Bellamy. A trama de como o grupo ficou tão unido até que é contada, mas deixou uma impressão de que não era tão importante. E claro que gostaríamos de saber mais detalhes do que houve entre eles durante esse período.

CCXP 2018 | Warner anuncia presença no evento com grandes novidades

Criminal Minds estreia a 14ª temporada com episódio de número 300

Em suma, a quinta temporada de “The 100″ traz muito mais pontos positivos do que negativos. Toda e qualquer obra contém pequenos problemas que podem ou não incomodar os seus fãs. Ainda assim, vale ressaltar que já são cinco anos no ar dessa excelente série. O tom de mais do mesmo do início se perde rapidamente no decorrer dos episódios. E no final, meus amigos, abrem-se todas as possibilidades da série manter-se por mais alguns bons anos no ar. Se por acaso você já jogou Mass Effect: Andrômeda, saberá o que estou dizendo.

“Ou você é Wonkru, ou você é inimigo do Wonkru. Escolha!”

Aprecie sem moderação!

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

Temporada: 5
Elenco: Eliza Taylor, Paige Turco, Bob Morley, Marie Avgeropoulos, Christopher Larkin, Isaiah Washington, Henry Ian Cusick, Lindsey Morgan, Richard Harmon, Luisa D’Oliveira, Tasya Teles, Adina Porter
Produção: The CW
Ano: 2018
Classificação: 14 anos

Everton Duarte

Paulista, jornalista em desenvolvimento, amante do mundo geek, co-fundador e editor-chefe do Ultraverso. Busco sempre o melhor em tudo o que me proponho a fazer.
NAN