CRÍTICA | ‘A Esposa’

Demétrius Carvalho

*Foto: Pandora Filmes / Divulgação

Sabe aquele dito que a história é a versão dos vencedores? Pois imagine a história de um escritor. Melhor… o melhor escritor. O prêmio Nobel de Literatura. Imaginemos o processo literário de vida de um escritor. Os anos até se chegar ao Nobel. O escritor em questão é Joe Castleman (Jonathan Pryce), que vive 40 anos com Joan Castleman (Glenn Close), que abdica se seu talento literário para dar suporte à carreira do marido.

Leia mais: NÓS | NOVO FILME DO DIRETOR DE ‘CORRA!’ GANHA TRAILER: ASSISTA!

Como a maioria dos casais que vivem por tanto tempo juntos, com dois filhos, alguns problemas precisam ser ajustados. O marido, que, além de escritor é professor de literatura, é ainda um galanteador de marca maior entre suas alunas. Esses problemas chegam à tona no noite de entrega do Nobel, sendo espreitada por um jornalista (Christian Slater) que sabe de histórias não contadas durante esses anos.

A Esposa (The Wife), em seus 100 minutos de duração, possui trilha sonora, fotografia e figurino coerentes ao proposto. Em um primeiro momento, imaginamos um roteiro previsível, mas as surpresas vão aparecendo sutilmente e Glenn Close vai crescendo conforme chegamos ao desfecho da película. A atriz, não por acaso, concorre ao Globo de Ouro em 2019, e não seria surpresa nenhuma ao menos uma indicação ao Oscar para a sua brilhante atuação.

Foto: Pandora Filmes / Divulgação

Com um final surpreendente, fica a sensação de Glenn Close merece mais do que “apenas” o título do filme. A Esposa estreia nesta quinta-feira, 10, no Brasil. Não perca.

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

Título original: The Wife
Direção: Björn Runge
Roteiro: Jane Anderson
Elenco: Glenn Close, Jonathan Pryce, Christian Slater
Distribuição: Alpha Filmes / Pandora Filmes
Data de estreia: qui, 10/01/19
País: Reino Unido, Suécia, Estados Unidos
Gênero: drama
Ano de produção: 2017
Duração: 100 minutos
Classificação: 12 anos

Demétrius Carvalho

Demétrius Carvalho é músico, multi-instrumentista e produtor musical de origem, mas anda com frequência em outras artes passando pela literatura, fotografia. Blogueiro, da suas impressões ainda sobre cinema, artes plásticas e definitivamente é multimídia adorando sobrepor arte sobre arte.
NAN