CRÍTICA | Apesar de todo o cartaz, ‘A Garota no Trem’ é apenas mediano

Demétrius Carvalho

A Garota no Trem estreia dia 27 de outubro e a propaganda é muito melhor do que ele é vendido de fato. Não é dos piores, mas não figurará na lista de melhores filmes de ninguém. A produção americana é assinada por Tate Taylor de “Histórias Cruzadas”.

Embora tenha-se uma razoável história de Rachel Watson (Emily Blunt), alcoólatra e atormentada pelos fantasmas do passado e a culpa que lhe pesa por ter destruído seu casamento e tudo ao redor. O suspense parece pecar em detalhes como uma trilha já densa quando nada ainda que o valha, pedisse. Algumas tomadas e alguns flashbacks também prejudicam a história de Rachel que pega todo dia o mesmo trem para ir no começo do dia e voltar no início da noite para casa. Geralmente solitária, ela adentra o vagão com bebida escondida, sofre ao passar por sua casa todo dia e ver seu ex-marido já com outra mulher e seu pequeno rebento. Essa casa – ou essa vista do trem – tem a força de um imã da qual ela não consegue passar despercebida, mas algumas poucas casas depois, um outro casal começa a lhe chamar a atenção. Esse casal remete-lhe aos momentos felizes que viveu em seu casamento, assim como uma própria projeção do que lhe é ou seria seu futuro. Um toque de voyeurismo? Angústia? Inveja? Talvez nem Rachel tenha resposta para uma mente falha por lapsos temporais provenientes da bebida.

mv5bzdu0mdk1mzetntk2zc00m2m3lwe0ymitodfhogfmotnlnza4xkeyxkfqcgdeqxvymji1ntg2otq-_v1_sy1000_cr0015331000_al_

Um dia Rachel percebe na sacada da casa dessa mulher, outro homem, um beijo, uma traição. Para piorar as coisas, a tal mulher some e ela resolve entrar no caso falando o que viu à polícia e ao companheiro da desaparecida e passa a ser uma das suspeitas do sumiço. Esses lapsos mentais vão complicando sua vida com acusações de que liga toda a hora para o ex-marido, no entanto, a vida dessas três mulheres vão se cruzar e ela vai precisar encontrar as respostas para poder continuar seguir sua vida.

Existe sim algumas mudanças de percepções dos personagens durante a trama, mas A Garota no Trem acaba pecando por uma certa previsibilidade. É apenas um filme mediano, ainda mais se levarmos em conta todo esse cartaz que lhe está sendo dado.

TRAILER:

FICHA TÉCNICA:
Título original: The girl on the train
Direção: Tate Taylor
Elenco: Haley Bennett, Emily Blunt, Rebecca Ferguson
Distribuição: Universal
Data de estreia: qui, 27/10/16
País: Estados Unidos
Ano de produção: 2016
Classificação: 14 anos

Demétrius Carvalho

Demétrius Carvalho é músico, multi-instrumentista e produtor musical de origem, mas anda com frequência em outras artes passando pela literatura, fotografia. Blogueiro, da suas impressões ainda sobre cinema, artes plásticas e definitivamente é multimídia adorando sobrepor arte sobre arte.
NAN