A História de um Sonho - Todas as Casas do Timão

CRÍTICA | A História de um Sonho: Todas as Casas do Timão

Amanda Firmino

Que o esporte move paixões todo mundo sabe. Até quem não gosta muito é acostumado a ouvir histórias sobre como os vizinhos, amigos ou parentes fizeram sacrifícios pelo time do coração. Principalmente quando se trata de futebol. Mas alguns times grandes, com as torcidas mais fiéis, são capazes de motivar até as maiores loucuras em sua torcida.

Leia mais:

VAZAM PRIMEIRAS FOTOS DA PRODUÇÃO DE ‘VIÚVA NEGRA’
NOVO TRAILER DE ‘ANNABELLE 3: DE VOLTA PRA CASA’ MOSTRA ESPÍRITOS SATÂNICOS ATERRORIZANDO: VEJA!
FILME SOBRE PROTESTOS CONTRA CRISE NA UERJ É LANÇADO EM PLATAFORMA ON-LINE

É o caso do Corinthians, considerada a maior torcida do estado de São Paulo e uma das maiores do Brasil. E, pros torcedores mais emocionados, a maior torcida do mundo.

História do Corinthians

Originários de um time de operários iniciado no Bom Retiro, em São Paulo, em 1910, o Corinthians não demorou a reunir uma legião de apreciadores. Além disso, conseguiu ter uma das torcidas mais apaixonadas do esporte. Desde já, sua aproximação com o povo numa época em que o futebol era um esporte extremamente elitista foi capaz de criar um grande grupo de fãs que acompanhava o time em todas as situações. Cobrando quando deveria e apoiando mesmo nos momentos mais difíceis.

A História de um Sonho: Todas as Casas do Timão vem, em síntese, mostrar um pouquinho da história desse grandioso clube paulista. Com os depoimentos de jornalistas esportivos ligados ao clube, corintianos de coração e ex-jogadores, dirigentes e torcedores apaixonados e grandes acompanhadores do time, o documentário se propõe a mostrar trajetória que culminou no planejamento e criação do “Itaquerão”, a Arena Corinthians, o estádio oficial do Corinthians que conta, inclusive, com um museu em homenagem ao clube.

A História de um Sonho: Todas as Casas do Timão

Foto: Reprodução de Internet

Depoimentos de ídolos do passado e do presente

Primeiramente, o filme mostra do início dos dias do clube, treinando num campo de várzea, passando pela “Fazendinha”, o primeiro complexo esportivo do time, ao Pacaembu. Local onde o Corinthians ganhou inúmeros títulos. E se despediu como se estivesse deixando pra trás uma casa de verdade. O grandioso time paulistano chegou, inclusive, a ser mandante no Morumbi. O estádio é a casa de um de seus maiores rivais, o São Paulo. Depois de várias análises de terrenos, mudanças de local e 17 maquetes para, finalmente, a construção do Itaquerão. O novo lar contou com vigílias dos torcedores que acompanharam as obras dia e noite, acampamentos improvisados para “inspeção” da construção e até transmissões on-line fornecidas por torcedores.

Da mesma forma, ídolos recentes como Cássio e antigos como Rivellino, Rincón e Marcelinho Carioca também estão presentes pra demonstrar seu amor pelo time, e contar histórias do passado. Enfim, mostrando a relevância da nova casa do Corinthians pros torcedores.

Em suma, mais importante que a nova casa oficial do time, a mensagem que A História de um Sonho: Todas as Casas do Timão deixa é a de que, independente das zoações dos torcedores rivais sobre ser um time sem casa, todos os estádios nos quais o Timão já jogou foram capazes de virar sua casa, tamanha a presença e “loucura” da torcida que acompanha o clube em todo lugar que ele vai, do Maracanã até o Japão.

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

Distribuição: Elo Company
Data de estreia: qui, 06/06/19
País: Brasil
Gênero: documentário
Ano de produção: 2019
Classificação: a definir

Amanda Firmino

NAN