CRÍTICA | Joaquin Phoenix é a melhor coisa de ‘A Pé Ele Não Vai Longe’
Giselle Costa Rosa
A adaptação do livro homônimo do cartunista John Callahan, A Pé Ele Não Vai Longe (Don’t Worry, He Won’t Get Far on Foot), do diretor Gus Van Sant, é um dos destaques da Mostra Panorama do Cinema Mundial da 20a edição do Festival do Rio.
Emoção resume noite de estreia de ‘Simonal’ no Festival do Rio
Temos uma narrativa fragmentada que mostra em um momento o personagem John Callahan, vivido por Joaquin Phoenix, numa cadeira de rodas. No outro, o acidente que o tornou tetraplégico, em seguida, vemos os desafios de sua vida cotidiana e, então, retornamos ao primeiro encontro no grupo de ajuda após o acidente. Somos levados a viajar nos flashbacks de Callahan misturados com seu tratamento de 12 passos para a sobriedade.
Festival do Rio: CRÍTICA | Cínico e mordaz, ‘Vidas Duplas’ dialoga perfeitamente com a nossa época
Callahan é alcoólatra e atribui isso ao fato de ter sido abandonado pela mãe quando criança. Depois do acidente, ele se obriga tomar uma nova postura. O grupo de ajuda que frequenta acaba o obrigando a repensar sua vida. Lamentar sobre os fatos – ter sido abandonado e sofrer um acidente de carro – já não são mais uma opção. Nada mais de autopiedade.
Deixar o álcool não é tarefa fácil. Callahan acaba encontrando em desenhos em quadrinhos irônicos – que brincam com o racismo, a sexualidade e com sua própria deficiência – uma válvula de escape. Um hobby que vira trabalho ao conseguir publicar em alguns jornais e revistas.
Festival do Rio: CRÍTICA | ‘O Anjo’ é ágil, tenso e até divertido, mas insuficiente para vencer o Oscar
Joaquin Phoenix com sua atuação rica em detalhes e de grande entrega física e emocional é a melhor coisa do filme, que ainda conta com Jonah Hill e Jack Black no elenco. O primeiro como “guru espiritual” e o segundo como amigo de bebedeira. É bem possível que essa atuação lhe renda indicações na próxima temporada de prêmios nos Estados Unidos.
Gus Van Sant, que dirigiu filmes como “Elefante”, “Gênio Indomável” e “Milk – A Voz da Igualdade”, e produziu longas como “Eu Sou Michael” e “Laurence Anyways”, mantém o tom de lição de vida no roteiro desta adaptação. O ponto positivo da direção é ter deixado a cargo do público a decisão do que pensar sobre o humor ácido do cartunista. Vale ressaltar a bela atuação de Jonah Hill, séria e compenetrada, no papel de guru e padrinho do AA.
Festival do Rio: CRÍTICA | ‘Assunto de Família’ é sensível, humano e consciente porque faz o público pensar
A Pé Ele Não Vai Longe quase resvala no piegas, mas, ao final, se sai bem. Equilibra autoajuda com humor e ainda passa uma mensagem para além de “se beber, não dirija”.
*Filme visto no 20º Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro
::: TRAILER
::: FICHA TÉCNICA
Título original: Don’t Worry, He Won’t Get Far on Foot
Direção: Gus Van Sant
Elenco: Joaquin Phoenix, Jonah Hill, Jack Black
Distribuição: Diamond Films
Data de estreia: qui, 27/12/18
País: Estados Unidos
Gênero: comédia
Ano de produção: 2018
Classificação: a definir