À Queima-Roupa Netflix

CRÍTICA | ‘À Queima-Roupa’ (Netflix)

Jorge Feitosa

Filmes de ação, em sua maioria, tendem a ter impacto logo de início para mostrar que a história será movimentada, com protagonistas bem estabelecidos e alguns coadjuvantes em papéis delimitados ou dúbios. Algumas vezes usando a inteligência, mas quase sempre resolvendo à base da força. Até porque, não fosse por isso, o gênero seria outro.

Leia mais:

CRÍTICA | 4 LATAS (NETFLIX)
CRÍTICA | ‘O MISTÉRIO DAS GAROTAS PERDIDAS’ (NETFLIX)
CRÍTICA | ‘SHAFT’ (NETFLIX)

Ação desde o primeiro minuto

A saber, À Queima-Roupa (Point Blank), do diretor Joe Lynch, é baseado no homônimo francês de Fred Cavayé. A produção não se envergonha dessa premissa e começa o filme com um tiroteio em que o criminoso Abe (Frank Grillo) é perseguido e atropelado, indo parar no turno do enfermeiro Paul (Anthony Mackie) que, por outro lado, acaba entrando contra sua vontade na trama policial para salvar a esposa sequestrada.

Estabelecida a razão da perseguição, o filme de Lynch seria mais uma enfadonha sucessão de clichês não fosse a competência do próprio diretor, que usa ângulos de câmera ousados e uma movimentação incessante para que o ritmo se mantenha do início ao fim com poucos momentos de respiro para que os diálogos, às vezes expositivos demais, expliquem a história, mas sem comprometer.

À Queima-Roupa Netflix (1)

Personagens bem desenvolvidos

Além disso, em se falando de personagens, pontos para Cavayé no desenvolvimento dos mesmos. O enfermeiro de Mackie funciona perfeitamente ao lado do bandido de Grillo, perseguidos pela astuta policial Lewis (Marcia Gay Harden). Paul e Abe, por suas próprias motivações, precisam um do outro e Lewis não se intimida diante de nenhum grandalhão.

Mais do que isso seria exigir demais da produção, que até tenta um ou outro momento cômico, que não funcionam. Com exceção, talvez, do gangster misterioso com a piada embutida no nome. Se o roteiro de À Queima-Roupa tivesse mantido o tom sério, não faltaria nada.

Desperdício com ator

Aliás, faltou um oponente para uma luta decente com Grillo, que já peitou até mesmo o Capitão América. Um desperdício da capacidade do ator, que pouco conseguiu mostrar em uma luta num lava-jato e poderia ser bem melhor utilizado.

Entretanto, um filme que começa com um tiroteio e termina com uma jornada ao pôr do sol ao som do Whitesnake não é pra ser visto com um olhar sisudo. Certamente, À Queima-Roupa vale a sentada pra assistir.

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

Título original: Point Blank
Direção: Joe Lynch
Roteiro: Adam G. Simon, baseado na obra homônima de Fred Cavayé
Produtor (es): Joe Carnahan, Frank Grillo, Johanna Byer
Elenco: Frank Grillo, Anthony Mackie, Marcia Gay Harden, Teyonah Parris, Boris McGiver, Christian Cooke, Markice Moore
Distribuição: Netflix
Data de estreia: sex, 12/07/19
País: Estados Unidos
Gênero: ação
Ano de produção: 2019
Duração: 86 minutos
Classificação: 18 anos

Jorge Feitosa

@jorgefeitosalima
NAN