CRÍTICA | ‘Alerta Lobo’ (Netflix)
Jorge Feitosa
“Invisível e silencioso, eu trago a morte.”
Costa Síria. Um grupo de elite militar francês se esgueira por entre a guarda nacional aguardando o resgate por seus colegas. Em alto mar, o submarino do comandante Grandchamp (Reda Kateb), conta com seu subordinado imediato D’Orsi (Omar Sy, de “Os Intocáveis”), assim como o ouvido absoluto de Chanteraide (François Civil).
Leia mais:
– CRÍTICA | ‘BOB LAZAR: ÁREA 51 E DISCOS VOADORES’ (NETFLIX)
– CRÍTICA | ‘UM TRAPACEIRO DO BEM’ (NETFLIX)
A trama
Com roteiro e direção bem amarrados de Abel Lanzac (usando o pseudônimo Antonin Baudry), Alerta Lobo (Le Chant du Loup) é um thriller que remete aos tempos da Guerra Fria, quando a ameaça nuclear pairava com as constantes manipulações entre os Estados Unidos e a então União Soviética a permear o medo e a desinformação para manter sua hegemonia.
Porém, aqui, a trama se concentra não em estabelecer conflitos entre nações, mas em como as simples notícias do mundo globalizado poderiam, em tese, provocar um conflito devastador. De fato, o ponto é bem explicado pela fala de D’Orsi: “Três mil anos de civilização não trouxeram paz, apenas dissuasão”.
Diálogos certeiros e elenco centrado
Aliás, os diálogos certeiros e o elenco centrado do filme são seus verdadeiros trunfos. Pontuando a ação com reviravoltas bem colocadas, o diretor e roteirista exalta a disciplina como fundamento essencial de uma máquina de combate, sem esquecer o elemento humano (este a identificar os fantasmas que nos assombram) e os sistemas digitais para destrinchar arquivos de papel, mesmo que ponha em risco sua posição e seu dom mais precioso.
Em suma, Alerta Lobo é um drama de guerra contemporâneo que deixa de lado a grandiloquência pela eloquência, mantendo o espectador atento com uma história tensa e um roteiro inteligente, sem apelar para o dramalhão e a patriotada. Afinal, não há espaço pra isso em uma guerra real.
::: TRAILER
::: FICHA TÉCNICA
Título original: Le Chant du Loup
Direção: Abel Lanzac
Roteiro: Abel Lanzac
Produtor: Ashvini Yardi
Elenco: François Civil, Omar Sy, Mathieu Kassovitz
Distribuição: Netflix
Data de estreia: qui, 20/06/19
País: França
Gênero: ação, suspense
Ano de produção: 2019
Duração: 115 minutos
Classificação: 14 anos