Crítica de Filme | Amizade Desfeita
Bruno Cavalcante
Em um tempo onde as coisas parecem estar mais virtuais do que nunca, onde as conversas foram transferidas para os celulares, tablets, redes sociais, Snapchats, entre outros, agora também temos um modo diferente de compreender um filme de terror, uma forma, digamos, um pouco mais atual.
Amizade Desfeita segue a linha dos longas de terror de baixo orçamento que alguns estúdios nos colocam garganta abaixo. Mas com uma curiosa diferença: ele faz isso a partir de uma narrativa totalmente inovadora. É uma forma de fazer cinema que veio acompanhar o mundo em que estamos inseridos, o online.
Depois de um vídeo constrangedor de Laura Barns (Heather Sossaman) ter caído na internet, a jovem, totalmente transtornada com a situação, acaba decidindo se suicidar. Um ano depois, um grupo composto por seis ex-amigos de Laura (Courtney Halverson, Shelley Hennig, Renee Olstead, William Peltz, Moses Jacob Storm e Jacob Wysocki) decidem realizar uma conversa via Skype. O problema é que durante o papo eles percebem a presença de um sétimo integrante totalmente desconhecido. Este anônimo, começa a se mostrar um ser perigoso, usando a imagem de Laura para disseminar o pânico entre o grupo. É a partir deste instante que um jogo sinistro de “verdade ou consequência” começa a se desenrolar.
A produção de Amizade Desfeita é claramente bem barata, de um nível talvez inferior a outros como “Atividade Paranormal” (2007) ou longas de produtoras independentes, mas não podemos negar que também tem o seu valor. Um grande ponto a favor do filme foi certamente a capacidade que o diretor Levan Gabriadze teve de acompanhar as tendências do momento, não só em relação às tecnologias como o uso do Facebook, Skype, Gmail e outras peculiaridades cibernéticas, mas também se apropriando de certos vocabulários bem atuais, que muitos jovens utilizam hoje em dia para se comunicar na internet.
Não podemos negar que esse tipo de história de terror adolescente é de fato muito fraco, mas algumas atuações conseguiram driblar um pouco essa falta de criatividade do roteirista. Outra verdade é que o longa em momento algum passa qualquer sensação de medo, aflição ou até susto. Então se você vai ao cinema com essa intenção, por favor pare! A ideia é você poder entender todo esse conteúdo a partir de uma nova tentativa, talvez um pouco frustrada admito, mas ainda sim contemporânea de se fazer cinema. Alguns elementos de humor negro também foram inseridos dentro da história para elevar a simpatia da obra, mas ainda sim não chega a ser um destaque da película.
Resumo da obra: Amizade Desfeita é uma produção ousada, mas sem nenhuma força de impacto relevante. É aquele caso de uma boa ideia, porém não muito bem executada por tantos motivos. No mais, talvez mereça uma espiada para matar a curiosidade.
FICHA TÉCNICA:
Título original: Unfriended
Gênero: Terror
Direção: Levan Gabriadze
Roteiro: Nelson Greaves
Elenco: Courtney Halverson, Shelley Hennig, Renee Olstead, William Peltz, Moses Jacob Storm, Heather Sossaman e Jacob Wysocki.
País: Estados Unidos e Rússia
Duração: 1h23min
Ano: 2014
Estreia: 12/11/2015 (Brasil)
Distribuição: Universal Pictures