CRÍTICA | ‘As Ineses’
Demétrius Carvalho
O longa argentino As Ineses (Las Ineses) retrata dois casais vizinhos em que as mães vão juntas ao hospital para dar a luz. Lá, descobrem que mais uma amiga está também tendo um filho no mesmo dia. Os casais vizinhos dão a luz a uma menina, enquanto Valério é o terceiro a nascer no dia. Até aí, apenas grandes coincidências quanto as datas, mas na hora em que cada casal recebe seu filho, uma suspeita de que as duas meninas foram trocadas é levantada. Eles resolvem esperar o final de semana passar para se certificar com o médico que fez o parto de ambas para confirmar se tal mudança foi feita ou não, afinal, a criança loira vai para o casal moreno e a menina morena para o casal loiro, que, junto com a avó e as duas filhas loiras, ficam no meio desse impasse.
Leia mais:
– CRÍTICA | ‘UMA AVENTURA LEGO 2’
– EXPOSIÇÃO DA DREAMWORKS TRAZ A MAGIA DO ESTÚDIO AO RIO DE JANEIRO
Como na vida real, algumas coisas fogem ao nosso controle. No caso específico dessa questão, o médico se envolve em um acidente de carro e falece, não tendo como elucidar tal questão.
Mais uma coincidência que ajuda a deixar a dúvida no ar é que na pulseira com o nome da família que vai junto ao bebê, consta o mesmo nome. Garcia que é o sobrenome das famílias vizinhas. As mães tendem a querer ficar com as filhas entregues enquanto os pais querem trocar as crianças, mesmo sem a comprovação do médico. Acabam se decidindo pela troca, mas com a dúvida de que seus filhos são seus mesmos ou não, e tomam uma decisão no mínimo inusitada. Ambas se chamam Ines Garcia e as duas famílias com o mesmo nome e sobrenome caso percebam que se equivocaram e, posteriormente, necessitem trocar novamente as filhas.
Vizinhas, mesma idade, mesmo nome e as duas Ines Garcia se tornam “unha e carne”. Elas e Valério acabam, inclusive, estudando na mesma classe quando começam a crescer. A dúvida sobre As Ineses, de vez em quando, surge na cabeça de um ou de outro, mas, no final das contas, as famílias se dão bem mas alguns fatos começam a traçar alternativas improváveis na vida dessas famílias.
Pablo José Meza dirige o filme ambientado entre 1985 e 1995, quando não se era tão fácil assim um teste de DNA que facilmente resolveria a questão. Daí para frente, é curtir esse drama com pitadas bem dosadas de comédia e as várias nuances da vida de dois casais.
::: TRAILER
::: FICHA TÉCNICA
Título original: Las Ineses
Direção: Pablo José Meza
Roteiro: Pablo José Meza, Victoria Mammolitti
Elenco: Luciano Cáceres, Brenda Gandini, María Leal
Distribuição: Okna
Data de estreia: qui, 14/02/19
País: Argentina, Brasil
Gênero: comédia
Ano de produção: 2016
Duração: 72 minutos
Classificação: 10 anos