Carnival Row

‘Carnival Row’ (Amazon Prime Video) – Primeira Temporada | CRÍTICA

Pedro Marco

Um cruzamento perfeito de Sherlock Holmes em um mundo fantástico à la Harry Potter, engrandecem a nova produção da Amazon Prime Video. Carnival Row, a nova aposta do serviço de streaming da Amazon, dá segmento às roupagens britânicas de suas produções. Algo que já havíamos experimentado na recente “Good Omens”. Aqui, um mundo mesclado entre humanos e criaturas mágicas embarcará numa grande investigação criminal, tendo um clássico romance proibido como pano de fundo.

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Baseada em um roteiro de longa-metragem do cocriador Travis Beacham (intitulado The Killing of Carnival Row), a série foi concebida por ele e René Echeverria logo em 2015. O objetivo era ser uma grande produção televisiva coescrita por Guillermo del Toro. Entretanto, com as constantes adaptações na trama e adiamento do projeto, o diretor acabou abandonando o projeto a fim de dar continuidade em seus longas. Isto, não obstante, ainda é sentido pelo clima de del Toro. Como? Na composição de várias criaturas, bem como na relação humana com estas, em uma estrutura quase shakespeariana.

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A trama

Pecando em beirar o clichê, a história, que traz nosso eterno Legolas, Orlando Bloom como Rycroft Philostrate, o humano, e a modelo Cara Delevingne como Vignette, uma fada, é rodeada apor um universo próprio onde o paralelo da invasão do homem em um mundo novo – e antes imaculado – nos remete imediatamente à fórmula de “Pocahontas” e “Avatar” (o filme de James Cameron, não o anime).

Contudo, além do grande carisma e potencial de atuação da dupla principal, destacando-se notoriamente do restante do elenco, Carnival Row consegue se sustentar na incrível ambientação de Burgue, uma cidade vitoriana em clima de guerra. Além disso, os efeitos especiais de sua magia sutil são precisos.

A investigação criminal, que acaba crescendo como o grande chamariz da trama, ganha na concisa estrutura de oito episódios. Ela é mais direta e usa seu tempo livre para explorar as demais criaturas já conhecidas pelo grande público (sátiros, centauros e fadas) neste universo mítico.

Orlando Bloom in Carnival Row (2019)

Diferenciada

A liberdade dada pela Amazon também destoa bastante, sobretudo, das demais produções infanto-juvenis. Afinal, a série não segura seus momentos de tortura, insinuação sexual ou cenas como o dramático clima de guerra entre humanos e seres mágicos.

Enfim, com um romance sem grandes surpresas, assim como uma investigação que consegue divertir e entreter, Carnival Row é mais um satisfatório acerto da Amazon Prime. Assim, mostra um amadurecimento das ideias de programas similares como “Once Upon a Time”, por exemplo. Com um gancho para novas expansões deste universo, o seriado já garantiu a renovação para uma segunda temporada. Isso antes mesmo de sua estreia. Certamente, numa expectativa de agradar a extensa gama de fãs deste gênero que seguia adormecido nos últimos anos.

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

Título original: Carnival Row
Direção: Renė EchevarriaTravis BeachamMarc Guggenheim
Elenco: Tamzin MerchantDavid GyasiAndrew GowerKarla CromeArty Froushan
Distribuição: Amazon Prime
Data de estreia: sex, 30/08/19
Gênero: ação / ficcção / drama
Ano de produção: 2018 / 2019
Classificação: 14 anos

Pedro Marco

Pedro Px é a prova de que ser loiro do olho azul e com cabelos e barbas longas, não te garantem ser parecido com o Thor. Solteiro, brasiliense e cozinheiro, se destaca como autor de 7 livros, host do Pipocast, membro da Academia de Letras de sua cidade, fundador de Atlética universitária, padrinho da Helena, e nos tempos livres faz 40h semanais como engenheiro civil. Escreve sobre cinema desde que tudo aqui era mato, sendo Titanic seu filme favorito
NAN