CRÍTICA | ‘Creed II’ empolga nas lutas e atinge níveis mais profundos que seu antecessor
Pedro Marco
As tendências de estilos de filmes e roteiros, sem dúvida é uma das maiores constantes da história do cinema. O surgimento e a saturação dos filmes de monstros universais, western, adaptações literárias e, atualmente, super-heróis, agem como ondas momentâneas que reflitam a geração de cinéfilos. A bola da vez são os falsos remakes.
Anunciados como simples sequências, estes falsos remakes apostam na nostalgia por base no resgate de obras antigas, trazendo de volta o elenco e repetindo a trama de forma maquiada. Tivemos isso em Star Wars, Jurassic World… Mas não é de ficção científica que falaremos hoje. Calce suas luvas e aguarde soar o gongo, pois hoje falaremos de Creed II.
Sendo uma sequência bastante direta do primeiro filme, acompanhamos novamente Adonis Creed (Michael B. Jordan) seis lutas após a derrota na sua primeira disputa pelo título. Com poucos minutos de longa, temos o filho de Apollo Doutrinador seguindo os passos do pai e se tornando oficialmente o campeão dos pesos pesados, o que cria bastante interesses em olhos além do oceano.
Não apenas uma sequência do filme de 2014, mas Creed II é a revanche definitiva do clássico “Rocky IV”. Na trama, no auge da Guerra Fria, o combate EUA x URSS vai aos ringues e acaba levando a vida de Apollo Creed pelas mãos do terrível Ivan Drago (Dolph Lundgren). Para honrar a memória do amigo, Rocky Balboa (Sylvester Stallone) vai até a União Soviética e vence o russo de forma esmagadora. Aqui, Drago e seu filho Viktor (Florian Munteanu) surgem para tentar recuperar sua honra e respeito no país, que acabou sendo esmagada após a derrota de 30 anos atrás.
O filme, apesar de nostálgico, acaba sofrendo bastante com o apego ao passado da franquia. Por ser o oitavo longa desta saga do nosso garanhão italiano, ele repete algumas situações principalmente da terceira e quarta películas. No entanto, o carisma dos personagens, aliado às excelentes direção e coreografia, fazem Creed II se manter de pé mesmo após flertar com o clichê e parecer saturado.
Com ares mistos de final definitivo e gancho para sequências, a produção deixa clara a já esperada passagem de bastão para que Creed siga seus passos independentes do passado. O filme empolga em seus momentos de luta, atinge níveis mais sérios e profundos que o seu antecessor e cumpre seu papel como mais um grande momento do maior universo de boxe do cinema.
*Filme visto na CCXP 2018
::: TRAILER
::: FICHA TÉCNICA
Título original: Creed II
Direção: Steven Caple Jr.
Elenco: Sylvester Stallone, Michael B. Jordan, Dolph Lundgren
Distribuição: Warner
Data de estreia: qui, 24/01/19
País: Estados Unidos
Gênero: drama
Ano de produção: 2018
Classificação: a definir