CRÍTICA | ‘Cuscuzes Apaixonados’ (Galo Frito)
Julio Mantovani
A web-novela Cuscuzes Apaixonados foi idealizada por Mederi Corumbá, Juliana Martins e Tiago Cadore. A produção reúne 25 criadores brasileiros de conteúdo para o YouTube. Com ares de paródia, o roteiro remete aos velhos clichês das nossas novelas. Gracinha (Mederi Corumbá) é uma pobre órfã que, ao atingir a maioridade, deixa a sua casa no interior e parte para a cidade grande, onde conhece Vanderley (Tiago Cadore). Após ser atropelada por ele, é contratada para ser a nova empregada de sua mansão. Ao chegar, ela conhece a esposa do seu novo chefe, Regina (Bruna Louise). Ela é a nossa típica vilã e, desde o início, nutre um profundo desprezo pela protagonista, prometendo fazer da vida dela um inferno. Não demora muito para que a inocente menina do interior se apaixone pelo patrão que, inicialmente, a rejeita, mas passa a desejá-la intensamente entre uma cena e outra.
Leia mais:
– CRÍTICA | PATRULHA DO DESTINO (1ª TEMPORADA)
– CRÍTICA | ‘THE FLASH’ (5ª TEMPORADA)
– CRÍTICA | ‘ARROW’ (7ª TEMPORADA)
Brincadeiras com clichês que ocorrem em uma novela
A genialidade da coisa toda é justamente identificar esses elementos comuns nas tramas das principais emissoras e tudo é colocado no mesmo roteiro, da forma mais ridícula possível. Boa parte desses clichês realmente não faz muito sentido ou são excessivamente romantizados. A equipe do Galo Frito sabe disso e faz questão de apontar essas falhas, extraindo daí boa parte das suas piadas. Desse modo, cada situação é curiosamente familiar. Cada uma delas lembra ao espectador obras icônicas das grandes emissoras. Além disso, o comportamento dos personagens de uma novela também é satirizado. Assim como o comportamento da mídia e da sociedade brasileira contemporânea.
Decerto, estamos na era dos stories, dos likes e das curtidas. As redes sociais e a internet oferecem um espaço livre, onde todo mundo pode ser (e parecer) o que quiser. Por outro lado, há uma enorme diferença entre quem nós dizemos que somos e quem nós somos na vida real. Isto é, os personagens – interpretados por youtubers e outras celebridades virtuais – parecem cientes de que estão sendo gravados na maior parte do tempo. Ou seja, dão a sensação de que o ator está retratando um personagem interpretando um personagem, num truque extremamente efetivo.
Fatos absurdos de uma novela
Em dado momento, o Mordomo – que aliás, é um dos meus personagens favoritos – questiona a razão pela qual os personagens de novela sempre falam sozinhos. E, em seguida, lembra que ele próprio está fazendo isso, exatamente naquele momento. Em seu esforço óbvio para ser a vilã, Regina, por sua vez, para e reflete sobre como ela pode ser a pior pessoa possível. Uma vez que decidiu qual é a atitude mais amoral a ser tomada (e encontrar uma forma criativa e óbvia de demonstrar a própria vilania), coloca seu plano em prática. Ela olha ainda para a câmera como se estivesse ansiosa pelo reconhecimento do público. O relacionamento entre Vanderley e Gracinha evolui de forma rápida entre uma cena e outra, sem qualquer justificativa para tanto.
Em um intervalo de poucos minutos, Vanderley passa de um homem rico tentando evitar um processo, para um chefe que deseja loucamente sua empregada. Em seguida, sem mais nem menos, ele está perdidamente apaixonado por Gracinha. Então, quer abrir mão de tudo para estar com ela. Só que, na verdade, o casal mal se beijou. Mas essa intimidade toda aparece do mais completo nada. A situação já seria hilária, mas a forma como o próprio Vanderley questiona as incongruências de sua súbita paixão torna tudo ainda mais divertido. O mais engraçado é que tudo isso realmente aconteceu em uma novela. Se você costuma assistir esse tipo de conteúdo, é provável que tenha percebido que a coisa toda era bem absurda. Ainda assim, revirou os olhos e deixado escapar um suspiro. O convite para rir de si mesmo é feito de forma irreverente, mas amistosa.
Formato e possibilidade de polêmica
Talvez a parte mais inteligente da produção esteja na forma como o formato foi pensado e elaborado. Combinando alguns aspectos característicos das novelas, como os planos de enquadramento, a construção do cenário e os ganchos no final do capítulo, com as fórmulas de humor que já foram consagradas nos sketchs do YouTube, como as famosas collab e os vídeos produzidos pelos nossos principais canais de humor. Temos um novo formato de mídia que funciona muito bem para uma grande variedade de pessoas. Não seria de se surpreender se outras pessoas adotassem a ideia de produzir uma web-novela nos próximos tempos. Comercialmente, a fórmula que contou com o apoio da plataforma e foi gravada no Youtube Space, também é uma receita para o sucesso. Juntos, os 25 produtores possuem cerca de 62 milhões de inscritos.
A polêmica fica por conta da citação de algumas marcas, celebridades e algumas críticas sociais que podem não ser bem recebidas por todos os públicos. Quem é fã do politicamente correto, pode se incomodar com uma piada ou outra, embora a maior parte do roteiro funcione muito bem. Os criadores apontam que a sua intenção não é fazer piada com um determinado grupo ou tomar nenhum partido político. Ao invés disso, eles afirmam que a sua intenção era fazer uma paródia da realidade brasileira e do comportamento adotado pelas pessoas. De modo geral, o roteiro foi bem pensado e bem dirigido. Os episódios estão com a duração certa, não sendo muito longos e nem muito curtos. Há espaço para algumas críticas bastante pontuais, piadas escrachadas e outras mais sutis que tiram proveito da continuidade proposta pelas novelas, ao invés de se concentrar em uma única situação, proporcionando boas risadas.
::: TRAILER
::: FICHA TÉCNICA
Título original: Cuscuzes Apaixonados
Temporada: 1
Criação: Mederi Corumbá, Juliana Martins, Tiago Cadore
Direção: Rodrigo Magal
Elenco: Mederi Corumbá, Juliana Martins, Tiago Cadore, Marcelo Madureira, Bruna Louise, Muca Muriçoca, Lucas (canal Inutilismo), Gabi Fernandes e Thalita Meneghim (canal Depois das Onze), Rafa Dias (canal Programa de 1 Cara Só), Camilo Borges e Gabriel Totoro (canal Porta dos Fundos), Cezar Maracujá e Mariana Rebelo (canal Parafernalha), Anderson Gaveta, Rizzih, Julia Jubz, Alan Ribeiro, Isaú Jr. e Leonardo David (Canal IXI), Rody Dio e Mr. Lucky (canal La Fênix), Renan Correa (canal 4FitClub), Edu Primitivo, Henrique Leão, Arnaldo Taveira, Mauricio Ozorio, Matheus Canella.
Produção: Galo Frito
Distribuição: YouTube
Gênero: comédia
Ano: 2019
Classificação: livre