Crítica da série Iluminadas, da Apple TV Plus (2022) Shining Girls onde assistir

Foto: Apple TV Plus / Divulgação

‘Iluminadas’ é mais um grande acerto da Apple TV Plus

Wilson Spiler

Lançada já há algum tempo no catálogo da Apple TV Plus, a série Iluminadas (Shining Girls) chegou sem muito alarde por aqui. Talvez porque o streaming da empresa da maçã ainda não seja tão popular no país, mas, de fato, merecia mais atenção do espectador brasileiro, ainda mais sendo estrelada por ninguém menos que Wagner Moura.

Baseada no livro homônimo de Lauren Beukes, Iluminadas conta a história de KirbyMazrachi, interpretada por Elisabeth Moss, a eterna June da excepcional série The Handmaid’s Tale, em mais um papel que lhe confere um peso dramático acentuado.

Na trama – que se passa na década de 1990 -, Moss é uma jornalista que acaba trabalhando como arquivista do jornal Sun-Times. Anos depois de ter sofrido um ataque brutal que a deixou em uma realidade de mudanças constantes, a protagonista descobre que um assassinato recente está ligado ao atentado que sofreu. Por isso, ela se une ao repórter Dan Velazquez  (Wagner Moura) para entender seu presente continuamente mutável e confrontar seu passado.

Leia também:

‘Uncoupled’ diverte e emociona nas doses certas

Veja as novidades da Prime Video para Agosto de 2022

‘Respire!’ e suspire com a nova série da Netflix

Embora seja classificado como suspense e drama, por causa de seu contexto, Iluminadas poderia tranquilamente se passar como uma ficção científica. Entretanto, rotular a série como tal poderia frustrar os fãs do gênero, já que não estamos diante de algo futurista ou com invasões alienígenas. O seriado trata de viagem no tempo e, sim, multiverso, algo tão propagado em produções nos dias de hoje.

É bem verdade que Iluminadas demora um pouco a pegar no tranco e contextualizar a situação com a qual estamos lidando. Os três primeiros episódios são basicamente para apresentar os personagens e de pura investigação, algo como Zodíaco, por exemplo, que permeia basicamente pelos bastidores do caso.

Engrenando

A partir do quarto capítulo, no entanto, nos damos conta que a história vai bem além disso. Como dito anteriormente, Iluminadas trata de viagem no tempo e múltiplos universos. Nesse quesito, é impossível não remeter à trilogia De Volta para o Futuro, onde qualquer mudança no passado transforma a situação no presente. Entretanto, diferentemente da franquia clássica de Robert Zemeckis, aqui há mais brutalidade e, em vez de divertir, o espectador é atormentado.

E para ajudar na tensão, a trilha sonora de Claudia Sarne é um grande acerto, algo que o mestre Hans Zimmer assinaria agraciado. Não obstante, as atuações de Elisabeth Moss – que também dirige dois episódios da série – e Wagner Moura ajudam a abrilhantar ainda mais o caos provocado pelo assassino Harper, também excepcionalmente interpretado por Jamie Bell.

Wagner Moura brilhante e referências ao Brasil

Embora tenha algumas pequenas incongruências no roteiro – principalmente no que tange ao termo que dá nome à série -, bem como no ritmo inicial, estes não são defeitos que depreciam a qualidade de Iluminadas. Não desista da série antes de chegar ao quarto episódio, pois só assim vai perceber que está diante de uma obra extremamente qualificada. Além disso, para nós brasileiros, é um orgulho gigantesco ver Wagner Moura brilhando em um papel de extrema importância, atuando de forma naturalista, com direito a referências ao país, como no uso da camisa da banda Os Mutantes e nos diálogos em português com seu filho.

Iluminadas não é a melhor série da Apple TV Plus, mas isso não é demérito para um catálogo que conta com obras como Ruptura, Ted Lasso e The Morning Show. Ainda assim, é uma produção que vale ser apreciada com muito carinho e ainda deixa um final relativamente aberto, que pode indicar uma segunda temporada – ou não. Ao meu ver, não há necessidade alguma, mas se vier, que seja com a mesma qualidade.

Onde assistir à série Iluminadas (2022)?

A saber, a primeira temporada da série Iluminadas estreou em 29 de abril de 2022 no catálogo da Apple TV PlusAliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer da série Iluminadas (2022), da Apple TV Plus

Iluminadas (2022): trailer da série da Apple TV Plus

  • Elisabeth Moss
  • Wagner Moura
  • Phillipa Soo
  • Chris Chalk
  • Amy Brenneman
  • Jamie Bell

Ficha Técnica: série Iluminadas (2022), da Apple TV Plus

  • Título original da série: Shining Girls
  • Temporada: 1
  • Episódios: 8
  • Duração: de 41 a 59 minutos
  • Criação: Silka Luisa
  • Direção: Daina Reid, Michelle MacLaren, Elisabeth Moss
  • Roteiro: Katrina Albright, Silka Luisa, Naledi Jackson, Alan Page, Kirsa Rein, baseado no livro de Lauren Beukes
  • País: Estados Unidos
  • Gênero: suspense, drama
  • Ano: 2022
  • Classificação: 16 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
0

Créditos Galáticos: