Crítica de Filme | As Memórias de Marnie

Juliana Góes

Baseado no livro homônimo da escritora britânica, Joan G. Robinson, As Memórias de Marnie estreou no Festival do Rio na mostra do Studio Ghibli – A loucura e os sonhos. A mostra é uma homenagem ao estúdio de animação, um dos mais importantes do mundo, e que este ano completa 30 anos. Desde a triste saída de Hayao Miyazaki, especula-se sobre o possível término do estúdio, e que As Memórias de Marnie seria a despedida. A casa de animação japonesa, mais uma vez criou um mundo onde a magia e imaginação são transformadoras.

A história comovente retrata a vida de Anna, uma jovem tímida e com problemas de interação social, que foi levada pela mãe adotiva a passar o verão em uma casa de parentes à beira mar, onde vivem o bem humorado casal, Setsu e Kiyomasa Oiwa. Esses detalhes se destacam especialmente porque Anna experimenta profundamente um lugar novo.

As Memórias de Marnie 2

Por ser asmática, ela busca ar puro na natureza local e descobre uma mansão no meio pântano, onde conhece uma linda garota misteriosa chamada Marnie. Sua imaginação é capturada pela casa mal-assombrada e amizade com a nova amiga. O enredo se desenvolve em Anna descobrir o mistério de Marnie, apesar do longa não focar exatamente nisso. Ao assistir o filme, me perdia em separar o que era passado e presente, e o que era real e imaginário.  Pelo fato da maior parte da história se desenvolver na relação entre Anna e Marnie, o desfecho no final ficou corrido, dando a impressão de não haver mais tempo pra história no filme, mas isso não quebrou a magia do conto.

Impossível não observar e admirar a beleza dos traços, como sempre maravilhosos das produções do Studio. A apresentação visual é fantástica, uma combinação colorida, exuberante e simples. A trilha sonora, a música e os sons do ambiente, criam uma atmosfera fascinante.

As Memórias de Marnie é um conto de amizade, lembrança e autodescoberta, com um pouco de mistério. É feito para crianças e adolescentes, mas os adultos também irão gostar. Uma típica produção do Studio Ghibli, desenvolvida no seu estilo reflexivo. Uma história ingênua, mas tocante, rica em detalhes e repleta de animação.

As Memórias de Marnie estreia nos cinemas brasileiros no dia 19 de novembro de 2015.

FICHA TÉCNICA:

Título original: Omoide no Marnie

Gênero: Animação

Direção: Hiromasa Yonebayashi

Roteiro: Hiromasa Yonebayashi

Elenco: Bob Bergen, Eric Bauza, Hailee Steinfeld, Kathy Bates, Taylor Autumn Bertman

Produção: Yoshiaki Nishimura

Trilha Sonora: Takatsugu Muramatsu

Ano: 2014

País: Japão

Cor: Colorido

Juliana Góes

Leonina, carioca, adora filmes e séries, apaixonada pelos animais, e não vive sem chocolate...
NAN