Crítica de Filme | Cada Um Na Sua Casa

Alyson Fonseca

Dos mesmos criadores das excelentes animações Os Croods e Como Treinar o Seu DragãoCada Um Na Sua Casa (Home)que estreia nesta quinta-feira (09/04), é uma produção da DreamWorks. Inspirada no livro The True Meaning of Smekday, escrito por Adam Rex. No Brasil, a obra foi publicada com o título: Cada Um Na Sua Casa pela Editora Gutenberg.
Na animação, a Terra é invadida pelos extraterrestres, os Boov (uma raça alienígena) em busca de um novo lar. Todos os humanos são deslocados, enquanto os Boov se ocupam em organizar o planeta. Porém, uma esperta garota chamada Tip (voz de Rihanna) consegue evitar ser capturada e acidentalmente transforma-se em cúmplice de um Boov exilado chamado Oh (voz de Jim Parsons), uma espécie de inventor cujas experiências sempre causam transtornos, tanto que seus superiores já perderem a paciência. Este ser quase amorfo de cor roxa logo irá interagir com o gatinho da garota, criando cenas enternecedoras. Como fugitivos, eles percebem que há muito mais em risco que um simples dano às relações intergaláticas dos seus povos e embarcam na aventura de suas vidas, tentando salvar a Terra.
Oh é um ser esquisitinho, que não consegue fazer amizades. Também, pudera… Ele é de outro planeta! Ele chega à Terra foragido do seu próprio povo,  sem noção, enviou um convite para participar de sua festa em comemoração por sua chegada na Terra, aos inimigos de sua raça. Faz uma amizade improvável com uma garota aventureira chamada Tip, que também tem seus problemas. Ao longo de uma série de aventuras engraçadas na companhia de Tip, Oh acaba aprendendo que ser diferente e cometer erros faz parte da experiência de ser humano, e juntos eles descobrem o verdadeiro significado da palavra CASA. Oh faz parte de uma raça alienígena que, acostumada com o auto-engano, invade planetas para “benefício de seus nativos”. Isso significa desalojá-los e enviá-los para qualquer lugar que não seja entre eles.
HOME_sq2800_s18_f117_v2.0_CMYK
Oh, Tip e o gatinho da garota, Porquinho embarcam em uma aventura intergaláctica e precisam aprender a confiar um no outro, e é a relação deles que faz o longa ter grande carisma. Os efeitos visuais são belos e as cenas de ação funcionam. Oh é bem engraçado, fala errado, um pouco mentiroso, aos poucos, ele vai conseguir mostrar a Tip, o quanto ele é amigo e transformará a raiva da garota, em ter sua mãe, Lucy (voz de Jennifer Lopez) sequestrada pelos boov, em uma grande amizade.
Os Boovs são liderados pelo extravagante Capitão Semek (voz de Steve Martin), ele é um covarde e demonstra o quanto eles são ingênuos. Ele gosta de preencher o ego do povo e adora muito mais quando preenchem o seu próprio. Smek é plenamente convencido de que os terráqueos são burros , e que ele mesmo é, um grande gênio. Ele chega chamar os humanos de seres não evoluídos.
Muito bem produzido pela DreamWorks, que carrega bastante na publicidade do filme, Cada um na sua Casa mostra como uma invasão alienígena pode ser engraçada. O filme consegue com muito louvor explorar temas educativos como o bullying. Por isso, vale a pena a família toda se reunir no fim de semana e curtir uma sessão de Cada Um Na Sua Casa e se apaixonar pelos personagens.

BEM NA FITA: Mensagem do filme, personagens, canção original interpretada por Jennifer Lopez, visual da animação.

QUEIMOU O FILME: As músicas da Rihanna.

TRAILER 

PÔSTER:
content_id

FICHA TÉCNICA:

Título Original: Home
Gênero: Animação, Aventura, Fantasia, Comédia
Direção: Tim Johnson
Roteiro: Tom J. Astle, Matt Ember
Elenco: Rihanna, Jim Parsons, Steve Martin, Jennifer Lopez, Matt L. Jones
Duração: 94 min
Ano: 2015
País: Estados Unidos
Cor: Colorido
Estreia: 09/04/2015 (Brasil)
Distribuidor: Fox Filme do Brasil
Produtora/Estúdio: DreamWorks Animation

Acesse a fan page oficial da animação, clicando aqui.
Acesse o site oficial da animação, clicando aqui.

Alyson Fonseca

Crítico Cultural e Correspondente do Blah Cultural em Recife / Pernambuco.
NAN