Crítica de Filme | Chef

Stenlånd Leandro

Estreia nesta quinta-feira (14) o filme Chef, que conta a história de Carl Casper (o excelente Jon Favreau) um experiente chef de cozinha, com ideias para pratos inovadores, mas que sempre é frustrado por Riva (Dustin Hoffman), dono do restaurante que trabalha e que prefere que ele faça sempre o famoso “feijão com arroz” para não perder a clientela. O problema é que o chef não aguenta mais ser repreendido toda vez que tenta fazer algo diferente e resolve abandonar o restaurante. A fase que se encontra Carl Casper não podia ser pior, ele está recém divorciado e ainda arrumando o atual apartamento, o relacionamento com seu filho não vai bem e recebeu uma crítica negativa de um dos maiores críticos gastronômicos da sua cidade. Seguindo o conselho de Inez (Sofía Vergara), sua ex-mulher, ele abre seu próprio negócio e começa uma jornada de autoconhecimento sobre o que é importante na sua vida.

A impressão que dá nos primeiros 20 minutos é que você já viu dezenas de outros filmes parecidos e sabe exatamente tudo que vai acontecer. É verdade… mas em parte. Tudo que vai acontecer e a infalível fórmula de “final feliz” realmente existe, mas a forma como isso acontece e os atores envolvidos é que faz toda a diferença. Praticamente a cada 15 minutos é mostrado uma receita de um prato, sanduíche, ou sobremesa, que vão fazer você salivar, mas a grande sacada de Jon Favreau (que além de estrelar é o diretor, produtor e roteirista!) é mostrar como qualquer negócio, por menor que seja, pode ter uma visibilidade fora do comum nas redes sociais. Esse é o tema, redes sociais. Só que ele vem disfarçado na relação pai/filho, marido/mulher e patrão/empregado. Além dos já conhecidíssimos Facebook e Twitter, que são quase personagens coadjuvantes, somos “apresentados” a aplicativos como Instagram, Vino, 1 Second Everyday e ao que cada um pode fazer. Tudo isso através do olhar de Percy (Emjay Anthony), seu filho de 10 anos.

Foto 02

De forma bem sutil e divertida é mostrado como que as crianças estão cada vez mais conectadas, a dificuldade dos mais velhos em entrar nesse mundo e, depois que entram, como é que conseguiram viver sem todas essas ”ferramentas”! Mas o maior mérito de Jon Favreau não é fazer um filme de baixo orçamento, isso qualquer um pode fazer, agora, fazer um filme de baixo orçamento que tem John Leguizamo, Scarlett Johansson, Dustin Hoffman, Oliver Platt e Robert Downey Jr. no elenco é um verdadeiro desafio. Se cada um fosse cobrar o que seria pago normalmente, só de salário passaria (fácil!) dos US$ 50 milhões. O que mostra a boa relação do ator com as estrelas de Hollywood.

John Leguizamo (E), Jon Favreau (C) e o chef Roy Choi (D) nos bastidores do filme.

John Leguizamo (E), Jon Favreau (C) e o chef Roy Choi (D) nos bastidores do filme.

Os 114 minutos de projeção é como uma receita delicada, os astros e estrelas são salpicados de forma leve como finos temperos que deixam um gostinho de “quero mais” e todos muito bem distribuídos, tanto que nem se misturam. Ao final, saímos com aquela sensação agradável de ter apreciado tudo na medida certa, ou seja, um pouquinho de comédia, um pouquinho de road trip, uma pitada de drama e um tempero latino na trilha sonora, incluindo uma versão do clássico “Oye Como Vá” imortalizado por Carlos Santana. Antes que você saia correndo para um restaurante assim que acabar, espere mais alguns minutos e fique para as cenas pós-créditos de Jon Favreau e o chef Roy Choi nos bastidores do filme.

BEM NA FITA: Sintonia de todo elenco

QUEIMOU O FILME: Depois de tanto cuidado com o filme, o final chegou rápido demais! Sabe aquele prato que você retira às pressas do forno com medo de queimar?

FICHA TÉCNICA:

Nome original: Chef
Gênero: Comédia
Direção: Jon Favreau
Roteiro: Jon Favreau
Elenco: Amy Sedaris, Bobby Cannavale, Dustin Hoffman, Emjay Anthony, Garry Shandling, Gary Teague, Gustavo I. Ortiz, John Leguizamo, Jon Favreau, Joseph Fischer, Kristin Miller White, Maria F. Blanco, Meghan Aruffo, Noa Lindberg, Oliver Platt, Rigo Obezo, Robert Downey Jr., Scarlett Johansson, Sofía Vergara
Produção: Jon Favreau, Karen Gilchrist, Sergei Bespalov
Fotografia: Kramer Morgenthau
Montador: Robert Leighton
Duração: 114 min.
Ano: 2014
País: Estados Unidos
Cor: Colorido
Estreia: 14/08/2014 (Brasil)
Distribuidora: Imagem Filmes
Estúdio: Aldamisa Entertainment
Classificação: 12 anos

Stenlånd Leandro

Leandro não é jornalista, não é formado em nada disso, aliás em nada! Seu conhecimento é breve e de forma autodidata. Sim, é complicado entender essa forma abismal e nada formal de se viver. Talvez seja esse estilo BYRON de ser, sem ter medo de ser feliz da forma mais romântica possível! Ser libriano com ascendente em peixes não é nada fácil meus amigos! Nunca foi...nunca será!
NAN