Crítica de Filme | Creed – Nascido Para Lutar

Vitor Oliveira

Parece que 2015 foi o ano de apresentar obras passadas sob uma estética moderna para a nova geração. Enquanto George Miller coloca seu Mad Max conectado com os valores atuais e JJ Abrams exibe Star Wars para uma geração mais nova, Ryan Coogler – e Sylvester Stallone – introduzem Rocky sob uma roupagem moderna entrelaçando os dilemas da geração Y em Creed – Nascido Para Lutar .

Na trama, o filho de Apollo Creed, Adonis Johnson (Michael B. Jordan mais uma vez trabalhando com Clooger) nunca conheceu seu pai, o famoso lutador dos filmes da franquia Rocky. Ainda assim, a luta – ou a necessidade de se encontrar – parece correr em suas veias e ele decide ser lutador. É aí que que entra a figura de Rocky Balboa(Sylvester Stallone) que após ser persuadido, vira o treinador do rapaz.

Porém, se ao olhar pra trás, vê-se Rocky como uma bandeira de esperança em meio à depressão setentista, ao olhar pro agora, tem-se Creed como o dilema da geração Y: ser. Adonis independe da luta, mas vê nela a possibilidade de ser reconhecido, de triunfar e assim por diante. Assim, Rocky de forma direta faz o discurso de: “Yes, you can do it!”.

creed_rep_01

No que se diz respeito à linguagem, Coogler utiliza da mesma estratégia de JJ Abrams para Star Wars Episódio 7. Citando referências aos filmes antigos, Coogler aparenta querer dar a mesma experiência ao espectador que os filmes de Stallone deram na década de 70. Ainda assim, por mais que soe legal e divertido, a experiência não é consumada pelo choque de geração.

A dupla de atores está ótima, e se Michael B. Jordan é mais uma vez exigido enquanto ator, ele corresponde com extrema competência: imprimindo um homem com ambições e deslocado de seu ambeinte rotineiro, o jovem ator aqui entrega uma atuação mais contida, de olhares. Olhares de entusiasmo, olhares de esforço, olhares de tristeza. Olhares. Ainda assim, no ringue, o ator consegue explodir e as lutas são bem verossímeis. Sylvester Stallone por sua vez, faz a voz da experiência com certa habilidade.

Certamente Creed não fará o mesmo barulho que Rocky fez décadas atrás, porém, Coogler consegue recolocar Rocky na memória das pessoas, mesmo que por pouco tempo.

FICHA TÉCNICA

Título Original: Creed

Gênero: Drama

Direção: Ryan Coogler

Roteiro: Ryan Coogler

Elenco: Michael B. Jordan; Sylvester Stallone; Tessa Thompson

Produção: Robert e William Chartoff; David, Irwin e Charles Winkler; Sylvester Stallone

09Ano: 2015

País: Estados Unidos

Vitor Oliveira

Estudante paulistano, torcedor do Manchester United, fã de Crumb, Irmãos Coen e Velvet Underground.
NAN