Crítica de Filme | Festa no Céu
Anna Cecilia Fontoura
Estreia na próxima quinta-feira (16/10) a animação Festa no Céu . Produzida por Guillermo Del Toro e dirigida por Jorge Gutierrez, a versão dublada do longa conta ainda com a participação do Thiago Lacerda (voz de Joaquim) e Marisa Orth (La Muerte).
Maria, Joaquim e Manolo são amigos de infância, mas o pai da menina a envia para estudar longe por ser tão rebelde. Mesmo com a distância e com o passar dos anos, os dois amigos continuam apaixonados por Maria. Enquanto Joaquim (valentão, convencido e bonitão) – de bom grado – seguiu os passos de seu pai, o herói da cidade, o sensível Manolo – que queria ser músico – resistiu muito até aceitar dar continuidade a dinastia de toureiros em que nasceu. Adulta, Maria retorna a cidade e acaba sendo cortejada e disputada por seus velhos amigos Cientes desse triângulo amoroso, La Muerte e seu amante fazem uma aposta sobre quem irá conquistar o amor da rebelde jovem. Percebendo que apostou no homem errado, o parceiro de La Muerte decide intervir e acaba matando Manolo e lá no mundo dos mortos, o jovem toureiro descobre muitas coisas sobre sua família que foi omitido por seu pai e avó e precisa vencer uma fantástica jornada para retornar a vida.
Com uma estética peculiar, Festa no Céu traz temas pesados como a morte, escolhas, pressões familiares e até o sofrimento animal com as touradas, mas tudo de uma forma leve e divertida. Se trata de uma bem-sucedida aventura cômica e que traz belas mensagens de conscientização. O universo da tradicional cultura mexicana com temas sombrio aliado a ótima trilha sonora e em alguns momentos com aquele ritmo frenético ( que até me lembrou Tyne Tunes – um atropelando o outro, sendo esmagado, amputado e por aí vai..) revezando com momentos românticos e sentimentais.
Vale a pena conferir Festa no Céu!
BEM NA FITA: Estética peculiar da animação, ótima trilha sonora, ótimo roteiro que serve de conscientização . Pegar temas sombrios, fazer uma comédia leve e divertida , e ainda com uma bela lição de moral, não é para qualquer um…
QUEIMOU O FILME: Amputação, trombadas e esmagamentos achei um pouco de exagero, mas nada que tenha comprometido a qualidade da obra não… Afinal pior do que Tyne Tunes nesse quesito não é mesmo…
FICHA TÉCNICA:
Diretor: Jorge R. Gutierrez
Elenco: Diego Luna, Zoe Saldana, Channing Tatum e Christina Applegate.
Duração: 95 min.
Gênero: Animação
Classificação: Livre
Ano: 2014
País: EUA